Cultura

Qual o objetivo do Livro dos Médiuns? Conheça mais sobre o livros

O Livro dos Médiuns é um dos pilares do espiritismo, junto de outros quatro livros. No entanto, muitas pessoas acabam por não ler esse livro e optam por leituras mais leves, como o livro Laços Eternos, pois pensam se tratar de uma leitura que deve ser feita somente por médiuns do centro ou por se tratar de uma leitura muito densa.

Vejamos algumas informações sobre esse livro, do que ele realmente trata, o que ele visa informar, e por que todo espírita kardecista deveria ter e ler o chamado “pentateuco” do espiritismo. Confira!

O que é o livro dos médiuns?

Também chamado de Guia dos Evocadores e Médiuns, o Livro dos Mediuns foi publicado em 1861 por Allan Kardec, como parte dos cinco livros que compunham o corpo teórico do espiritismo.

O livro foi desenvolvido a partir das investigações de Kardec acerca dos fenômenos espiritualistas que ocorriam na Europa de seu tempo, como as mesas girantes e as aparições fantasmagóricas.

Qual o objetivo do livro dos médiuns?

O livro visa ser, de fato, um manual para médiuns e pessoas que desejem se aprofundar na própria mediunidade. Uma vez que, em maior ou menor grau, somos todos médiuns, segundo a doutrina espírita.

O livro introduz muitos dos conceitos que hoje são vitais ao espiritismo, como o perispírito, além de explicar fenômenos como poltergeists, casas assombradas e explicar o funcionamento do mundo espiritual.

Como é dividido o livro dos médiuns?

Ele está dividido em duas partes. Na primeira, abordam-se tópicos tidos como básicos e de compreensão essencial antes do início da segunda parte, como a existência dos espíritos, mentiras acerca do espiritismo, e a diferença entre fenômenos naturais e sobrenaturais.

Na segunda parte, Kardec passa a explicar os fenômenos sobrenaturais de fato, explicando o porquê de sua ocorrência segundo a doutrina espírita. Além disso, ele também dá conselhos para os médiuns acerca do contato com os espíritos, e os cuidados necessários para isso.

Quais são os tipos de mediunidade?

São cinco os principais tipos de mediunidade. Elas são conhecidas como mediunidade psicofônica, mediunidade clarividência, mediunidade física, mediunidade de cura e mediunidade psicográfica.

Na psicofonia, o médium é capaz de “ouvir os pensamentos” dos espíritos, por assim dizer, sabendo o que eles desejam e sentem. Na clarividente, o médium é capaz de efetivamente enxergar os espíritos. Na mediunidade física, o médium é capaz de mover objetos e produzir efeitos físicos como barulhos e afins.

Na mediunidade de cura, o médium é capaz de, por meio da imposição de mãos ou do toque, curar pessoas e, por fim, na mediunidade psicográfica, o médium é capaz de servir como veículo para que o espírito transcreva sua história ou suas mensagens.

Onde comprar o livro dos médiuns?

O Livro dos Médiuns, bem como muitos outros livros espíritas de Allan Kardec, além outros livros de grande importância, como o livro Laços Eternos, podem ser adquiridos no site da loja virtual da Editora Dufaux.

A Editora Dufaux é especializada na produção, comercialização e disseminação da doutrina espírita em todas as suas formas por meio dos livros. Lá você encontra diversos livros, tanto do espiritismo clássico quanto do espiritismo moderno, tanto em formato físico quanto em formato digital. Não deixe de conferir!

Como pudemos ver, a leitura do Guia dos Evocadores e Médiuns é essencial não apenas para quem possui uma mediunidade mais ativa, mas para todos aqueles que desejam compreender mais sobre o mundo espiritual de maneira geral. Então, não deixe para depois, adquira o livro e entenda mais sobre a religião espírita.

Imagem de Kerttu por Pixabay

Instagram