Qual é o objetivo do Treinamento NR 6?

A NR 6, que prevê o Treinamento de NR6 obrigatório para os colaboradores que utilizam qualquer tipo de EPI, com o objetivo de educar e orientar os colaboradores sobre a necessidade e o uso correto dos equipamentos para sua segurança e a segurança física para garantir sua integridade.

É responsabilidade do empregador: instruir e treinar o empregado no uso correto, armazenamento e manutenção dos EPIs.

O que é?

Definimos a NR 6 como sendo uma norma regulamentadora que será específica para as medidas que deverão ser tomadas dentro da compra, distribuição e do uso de equipamentos de proteção individual dentro de uma empresa.

Este equipamento se destina à proteção de funcionários e a conter riscos e ameaças à saúde no local de trabalho.

 A exemplo das demais NRs, essa norma também foi aprovada em 8 de junho de 1978 com a Portaria MTb n. 3.214 e faz parte das diretrizes da CLT (Consolidação da Lei do Trabalho). Portanto, é obrigação das empresas e funcionários segui-los.

Quais os Principais Objetivos da NR 6?

O objetivo desta norma é prevenir acidentes e garantir a segurança de todos os trabalhadores no ambiente de trabalho. Também há dicas dentro de Cursos Online com Certificado sobre como usar o EPI corretamente e definir responsabilidades para empregadores e funcionários.

Além disso, também define critérios para fabricantes e importadores, orienta sobre os aspectos técnicos dos artigos e relaciona os dispositivos a serem utilizados.

O que são os EPIs e quais são os seus tipos?

EPI será todo aquele equipamento de uso individual que visa garantir a integridade, saúde e segurança dos trabalhadores no desempenho de suas funções.

  • proteção auditiva
  • proteção respiratória
  • proteção visual e facial
  • proteção da cabeça
  • proteção de pernas e pés
  • proteção contra quedas

Quais as responsabilidades e as obrigações da NR 6?

A NR 6 busca descrever as responsabilidades de empregadores, empregados e também fornecedores dos devidos equipamentos de proteção individual. Veja a seguir o papel de cada uma das partes:

Da empresa

De acordo com a Norma Legal 6, é obrigação da empresa:

Adquirir equipamentos adequados ao risco de qualquer atividade no ambiente de trabalho. Um mapa de risco é crucial para isso, a empresa deverá treinar e instruir todos os seus trabalhadores sobre a forma correta de uso dos seus equipamentos de proteção individual, a empresa deve fornecer apenas equipamento de proteção certificado; substitui dispositivos danificados ou inutilizados ​​imediatamente, exigir e supervisionar o uso de EPI’s para os trabalhadores que realizem atividades de risco, estabelecer os devidos procedimentos para a manutenção e a limpeza regular de equipamentos.

Funcionários

Para funcionários que realizam atividades de risco, a norma específica:

Usar os objetos fornecidos apenas para o fim a que se destinam; ser responsável pelo armazenamento e manutenção dos devidos e EPI’s notificar sempre o empregador se existir alguma alteração que torne o meio de trabalho inutilizável, relatar a perda do dispositivo, manter sempre o equipamento de proteção individual em boas condições.

Por fabricante

Os fabricantes desses itens também devem seguir o disposto na norma 6. São eles:

Registro no órgão competente, notificação de alterações nos dados cadastrais fornecidos, responsabilizar-se pela manutenção dos itens que serão fornecidos, fornecer as devidas instruções técnicas para uso na língua materna local, comercializar sempre os produtos com Certificado de Aprovação (CA), solicitar a emissão e a renovação do CA sempre dentro do prazo, fornecer as devidas informações sobre os processos de limpeza e da desinfecção do devidos produtos e quando eles devem ser restaurado ou até substituídos, promovendo assim a adaptação de EPIs para pessoas com deficiência.

Curso

O curso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) NR 6 é voltado tanto para trabalhadores quanto para organizações de diferentes áreas. O PPE não impede a ocorrência de acidentes, porém, caso ocorra algum acidedente ele pode ser minimizado sua ação, como, por exemplo, prevenindo lesões.

Dentro desse conteúdo entenderemos que o uso de EPIs é fundamental para o cuidado com a vida e a saúde de todos os trabalhadores. Essa equipe é responsável por garantir a qualidade do trabalho produzido por uma empresa, para que quando usado e usado corretamente, todos ganham. O curso NR 6 Equipamentos de Proteção Individual (EPI) tem a finalidade de apresentar os diferentes tipos de equipamentos de proteção individual, de esclarecer as diferentes aplicações e usos dos EPIs, demonstrando assim os direitos e todos os deveres dos empregadores e trabalhadores em relação aos DPI, apresentando asism as formas de cuidado e a conservação dos itens.

O curso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) NR 6 tem carga horária de 4 horas.

A Norma NR 6 * do Ministério do Trabalho e Emprego visa regulamentar as atribuições legais dos fornecimento de EPI para o empregador e ao trabalhador e que especifica os equipamentos obrigatórios para atividades insalubres. Tudo isso com o objetivo de garantir sempre a saúde dos profissionais, evitando assim o absenteísmo. Além disso, todas as empresas devem buscar cada vez mais a redução da exposição de seus funcionários a ruídos de alta intensidade, bem como o uso correto de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Este curso foi desenvolvido seguindo os fundamentos estruturais da norma NR 6, por ser autodidata; Ele detalha as responsabilidades de cada parte, seja ela o fabricante, o empregador ou o empregado. O uso e a importância de cada EPI também são explicados detalhadamente, incluindo vídeos que demonstram seu uso correto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Instagram