Marketing de afiliados, como funciona e como começar?
O marketing de afiliados é uma das formas mais faladas e pesquisadas para se ganhar dinheiro na internet.
Segundo o Business Insider, desde 2015, o marketing de afiliados vem crescendo cerca de 10% ao ano. Entretanto, muitas pessoas não entendem muito bem como ele funciona ou não sabem como começar a trabalhar com isso.
Se você tem interesse em trabalhar com o marketing de afiliados, acompanhe essa leitura para entender como começar essa profissão totalmente digital.
O que é marketing de afiliados?
O marketing ou programa de afiliados, é quando uma pessoa divulga os produtos de uma empresa ou realiza uma venda em troca de uma comissão.
Por exemplo, muitas pessoas podem pesquisar “aço para construção preço“no Google e acabar encontrando alguma loja que venda esse produto.
Entretanto, não necessariamente você precisa ser o fornecedor desse produto ou ser o responsável por essa transação, seu site pode apenas fornecer um link para essa pessoa realizar a compra.
Como funciona o marketing de afiliados?
O marketing de afiliados funciona quando uma empresa ou infoprodutor disponibiliza seus produtos digitalmente, através da internet.
Com o intuito de aumentar o seu alcance, lucro e número de vendas, ele oferece o produto para afiliação. Dessa forma, todas as pessoas que se cadastrarem como vendedores afiliados, recebem um link personalizado.
Esse link dá acesso aos produtos da empresa afiliada, entretanto todas as vendas realizadas através desse URL, proporcionam uma comissão ao dono da página, ou seja, a pessoa afiliada.
Assim a pessoa comissionada se torna uma representante comercial dos produtos a serem oferecidos e obtêm dinheiro através de produtos de outra loja.
Por exemplo, você pode se associar a uma empresa que fornece a elaboração de projeto de terraplenageme adquirir uma URL personalizada dessa empresa.
Assim, toda a vez que alguém realizar uma compra desses serviços através do seu link, você recebe uma comissão sobre essa venda.
Se afiliar a uma empresa é extremamente fácil, entretanto, converter as visitas nos sites em vendas é um pouco mais difícil. É necessário muita dedicação, estudo e esforço para conquistar possíveis clientes,
Entenda como começar no marketing de afiliados e efetuar as suas vendas para que esse seja uma complementação de sua renda ou até a sua renda principal.
Como começar no marketing de afiliados?
O marketing de afiliados não funciona de forma rápida e instantânea. O processo de ganho pode demorar um pouco e existem alguns passos a serem seguidos para conseguir transformar essa possibilidade em uma real fonte de renda.
Esses passos podem te ajudar em sua jornada no marketing de afiliados. E eles são:
- Escolha um programa para afiliados;
- Selecione bem os produtos a serem afiliados;
- Construa uma audiência qualificada;
- Eduque a sua audiência com conteúdo de valor;
- Aprenda técnicas e estratégias de venda.
Essas são apenas algumas das etapas que podem ser realizadas para um melhor desenvolvimento do seu negócio em afiliação e, consequentemente, aumentar o número de vendas no seu link.
Escolha um programa para afiliados
Para conseguir um link personalizado, é preciso se filiar a alguma loja que ofereça esse serviço através da venda de produtos físicos ou infoprodutos e fazer parte do programa de afiliados dessa empresa.
Atualmente, existem muitas opções no mercado de empresas que oferecem o programa de afiliação. Elas possuem diferentes exigências, modelos de negócio e porcentagens de comissão.
É necessário escolher um produto que se enquadre no seu perfil e que seja próximo a você, dessa forma, você irá vender mais facilmente. Assim, é possível escolher a empresa que melhor se encaixa na venda desse produto em específico e que ofereça o serviço de afiliado.
Sempre confira a lista de produtos que a empresa oferece na venda com o programa de afiliados. Com isso, você consegue encontrar o produto que procura vender para o nicho que melhor se adequa a você.
A plataforma a qual você irá se associar precisa ser de qualidade também. Com uma marca reconhecida no mercado, torna-se mais fácil a venda de produtos. Escolha uma empresa com diferencial e qualidade para que o seu produto também o seja.
Por exemplo, se você deseja efetuar a venda de um CFTV para condomínio,é necessário encontrar uma plataforma que ofereça um bom produto, algo que se destaque no mercado de forma positiva e ofereça o programa de afiliados.
No caso do CFTV, uma empresa que transmite segurança é extremamente essencial para que o consumidor efetue a compra e acredite nos benefícios do seu produto.
Selecione bem os produtos a sem afiliados
Agora que você já se associou a uma plataforma de destaque no mercado, não cometa um dos erros mais comuns dos iniciantes nesse serviço. Ao se filiar a uma empresa, não escolha o produto que será divulgado por você única e exclusivamente pelo seu preço e comissão oferecido.
Caso você escolha um produto apenas pelo seu preço e porcentagem de comissão, existe grande possibilidade de você não conseguir transmitir confiança e a construção de autoridade. Qualidades essas essências para se vender tanto produtos quanto infoprodutos.
Ao escolher um produto para divulgar e efetuar vendas, é essencial que você escolha possuindo como embasamentos os seus gostos, afinidades e interesses.
Escolha um nicho do seu interesse e com o qual você se identifique, pois dessa forma as vendas fluem com mais facilidade.
Após selecionar o nicho, encontre os produtos desse segmento. É necessário analisar o material em que o produto escolhido é feito e se ele cumpre com o que promete. Um produto de qualidade é muito importante para que ocorram vendas seguras e que visam a qualidade em si.
Por exemplo, se você trabalha com serviços de manutenção, pintura ou limpeza de fachadas, pode se identificar e conhecer muito o nicho de ancoragem predial.
Dessa forma, você terá muito mais credibilidade e conseguirá ter o conhecimento necessário para saber se o produto é de qualidade e cumpre com todas as suas obrigações.
Nesse caso em específico, a qualidade do material faz toda a diferença na compra do produto e isso deve ser levado em consideração ao escolher o seu produto de venda.
Construa uma audiência qualificada
Para conseguir vender, são necessárias pessoas interessadas no seu produto e em efetuar a compra dele. Por exemplo, se você vende produtos de impermeabilização com manta asfáltica SP,é preciso focar nas pessoas que moram em São Paulo.
Se torna fundamental que você entenda como os seus consumidores utilizam as redes sociais e quais elas mais utilizam, além disso saber seus sonhos, medos e problemas para entender como se comunicar e qual é a melhor forma para isso.
É necessário abordar pessoas que se interessem e possam realmente comprar o seu produto.
Eduque a sua audiência com conteúdos de valor
Crie conteúdos de valor e relevância para se tornar referência no mercado e criar uma relação com o cliente além da compra.
Por exemplo, se você vender plugues e tomadas industriais,crie assuntos relacionados ao seu produto, como formas fáceis de instalar o produto, cuidados a serem tomados com redes elétricas, entre outros assuntos pertinentes.
Desse modo você mantém o seu público engajado e eles vão até você sempre que precisarem saber algo relacionado ao seu produto.
Aprenda técnicas e estratégias de venda
Aprenda técnicas e estratégias de venda para quebrar as objeções dos seus clientes e efetuar as suas vendas.
Por exemplo, o seu cliente pode desejar comprar piso de borrachapara a sua indústria, entretanto, não sabe se o seu produto é de qualidade ou se vale a pena. É necessário quebrar essas objeções para que o seu cliente finalmente efetue a compra.
Ferramentas e técnicas de venda
Algumas ferramentas que podem ser utilizadas por você para alcançar o seu público-alvo e o converter em vendas são:
- SEO;
- ADS;
- E-mail marketing;
- Storytelling;
- Copywriting;
- Criação de conteúdo;
- Entre outros.
Todas essas ferramentas utilizam estratégias de escrita e divulgação para conquistar o cliente, o informar sobre o tema que ele procura e o levar até a etapa de venda.
Por exemplo, é possível criar uma postagem nas redes sociais a respeito de como um porta paletespode ser útil na organização da sua área logística.
Todos os produtos e serviços possuem assunto a ser abordado e formas de manter o seu público engajado com a sua marca. Basta agora o aplicar na sua empresa.
Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha conseguido entender como funciona e por onde começar uma estratégia de marketing de afiliados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.