Facilidade: Rotina prática e eficiente para cuidar da pele

Cuidar da pele não é mais sinônimo de rotinas difíceis de cumprir – a skincare minimalista é algo que vem ganhando cada vez mais adeptos – veja como funciona

Rotinas direcionadas ao cuidado da pele costumam chegar em até 12 passos diferentes, sem falar nos gastos financeiros com produtos difíceis de encontrar e o desafio para quem não tem muito tempo para se dedicar.

Todavia, esse cenário vem mudando justamente para se adaptar às novas necessidades: cuidar da pele deve ser algo que possa se encaixar em uma rotina simples, com produtos específicos e acessíveis a todos!

Processo de cuidado com a pele

Cuidar da pele antes se resumia a uma série de camadas de cremes – entre hidratantes, óleos, máscaras e outros que, por vezes, dificultavam até decorar a ordem – tornando o processo quase impossível. Hoje esse processo leva em consideração dados mais direcionados a cada situação.

Antes de começar, é preciso entender qual o seu tipo de pele – a partir de um recorte mais generalista – seca, oleosa ou mista? Depois disso, sugere-se produtos específicos, mas sempre com uma lista em mente: gel/sabonete de limpeza, hidratante e protetor solar.

Como descobrir qual a melhor rotina para cuidar de cada tipo de pele

A classificação da pele já facilita o processo de cuidados. Sendo assim:

Peles secas

Para quem possui a pela seca, a primeira dica é evitar em seu skincare produtos à base de álcool, além disso, a combinação entre hidratação e limpeza deve ser feita com o objetivo de balancear: sabonete hipoalergênico e hidratantes com vitamina E.

A água micelar para a limpeza também não pode faltar, além disso a aplicação de um creme à base de pantenol vai cuidar da hidratação. Nesse caso, o protetor solar necessita de reforço constante, justamente pela sensibilidade da pele.

Peles oleosas

Cuidar da pele oleosa significa atenção redobrada, por isso a utilização de um sabonete específico é tão importante. Os tônicos com vitamina C e adstringentes também são muito indicados.

A finalização dessa rotina se dá com o protetor solar de toque seco, evitando, assim, que a pele fique ainda mais oleosa.

Peles mistas

No caso das peles mistas, a aposta acontece em sabonetes líquidos ou em gel com fórmula neutra, já que ajudam a desobstruir os poros. O investimento em um creme com ácido hialurônico deve ajudar a equilibrar as características mistas da pele.

Aqui, a finalização também acontece com a aplicação de um protetor solar que ajuda a proteger contra os raios solares e, também, contra a própria poluição.

Instagram