Espanhol é o segundo idioma mais falado do mundo em relação aos nativos
Língua tem riqueza cultural e é fundamental nas relações intergovernamentais
Com o passar dos anos, uma necessidade foi gerada para a maioria das pessoas em todo o mundo: falar, ao menos, uma segunda língua. Existem diversas opções para você escolher, mas, se você está em dúvida de qual escolher, podemos te dar uma dica: espanhol.
De acordo com a Ethnologue, instituição linguística que cataloga os idiomas desde 1950, o espanhol é a segunda língua mais falada do mundo, em relação ao número de falantes nativos. Ao todo, são cerca de 500 milhões de falantes. Para se ter uma ideia, ela fica atrás apenas do mandarim, muito em conta da China ter uma das maiores populações do mundo, com 1,4 bilhão de pessoas.
Também conhecido como castelhano (castellano), o espanhol é uma língua românica do grupo ibero-românica, que evoluiu a partir de vários dialetos na região centro-norte da Península Ibérica por volta do século IX. Rapidamente, ela se espalhou com a expansão do Reino de Castela.
Ela é o segundo idioma escolhido pelos americanos, devido ao aumento na demografia e presença cultural dos Estados Unidos. A língua espanhola está presente em terceiro lugar como uma das mais usadas na internet, o segundo idioma mais estudado e a segunda língua da comunicação internacional.
Atualmente, o México é o país com mais falantes do idioma. A língua espanhola é importante para a cultura, os negócios e a política. É uma das seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, ela ocupa uma posição determinante no cenário mundial, e cada vez mais desperta o interesse de ser a segunda língua das pessoas.
Também é usada como idioma oficial da União Europeia, União das Nações Sul-Americanas e Mercosul. Aqui, no Brasil, por exemplo, esse aumento tem muita relação com o crescimento nos negócios entre empresas brasileiras e países que têm o espanhol como primeiro idioma.
Além de ter uma integração comercial e profissional grande com os países vizinhos, a língua espanhola pode ser fundamental para ter um bom desenvolvimento acadêmico. Isso porque, em diversos cursos de pós-graduação, há extensas bibliografias em espanhol, como nas áreas de Direito, Medicina, Engenharia e Economia.
Então, se você deseja aprender o idioma, comece já suas aulas de espanhol. Ter o domínio dessa língua também pode gerar diversas oportunidades culturais. Isso porque existe uma riqueza e diversidade cultural que se estende pelo mundo das artes, literatura, cinema e esportes.
Imagem de Gino Crescoli por Pixabay