Entenda como os aditivos contribuem para a reciclagem de plástico
Em 2015, a ONU criou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em um projeto chamado Agente 2030, visando avanços sociais, econômicos e ambientais em 15 anos. Desde então, muitas empresas começaram a procurar alternativas que alinhem suas atitudes às ODS.
Pensando nos objetivos sustentáveis, como Consumo e Produção Responsável (12) e Indústria, Inovação e Infraestrutura (9), nós trouxemos esse artigo para mostrar como é possível reciclar o plástico e torná-lo um recurso cíclico. Veja a seguir:
Aditivos
Hoje em dia, existem empresas com tecnologia inovadora que desenvolvem aditivos que ao serem incorporados a aparas e refugos de materiais com composição plástica, possibilitam que ele volte a ser uma matéria-prima.
Como funcionam?
Dentre os diversos tipos de aditivos, existem os aditivos compatibilizantes, que quando são incorporados aos plásticos, são capazes de unir ligações quebradas e melhorar propriedades mecânicas dos polímeros.
Dessa forma, grande parte da resina virgem do material é substituída por uma resina reciclada, que possui com maior valor agregado e que aumenta a proficiência da matéria-prima para a criação de novos produtos.
São diferentes tipos de aditivos químicos, com funções diferentes, mas os agentes compatibilizantes de polímeros são sempre responsáveis por realizar a reciclagem do plástico, assim como o aditivo regenerativo recicla a borracha.
Como ele se insere nas práticas das ODS?
Como citamos no início do texto, reciclar resíduos industriais com formulação plástica por meio da aplicação de aditivos, permitirá que a sua empresa se alinhe com as ODS de Consumo e Produção Responsável (12) e Indústria, Inovação e Infraestrutura (9) da seguinte maneira:
Economia Circular
A partir do momento que a sua empresa desenvolve um produto, que ao em vez de descartar seus resíduos prejudicando o meio ambiente, dá um novo significado a ele, essa atitude se torna consciente e responsável.
Ao reaproveitar os resíduos finais de um produto, tornando-o uma matéria-prima para um novo uso, você está consumindo e produzindo de forma sustentável, seguindo os padrões do Objetivo Sustentável 12 e da mesma maneira, participando da Economia circular, já que você está criando um recurso cíclico.
Inovação
Ao utilizar aditivos nos seus materiais, você também se alinha com a ODS 9, já que, além de encontrar um meio sustentável de reaproveitar o seu material, você estará inovando o modo como a sua indústria trabalha, como uma nova infraestrutura.
Imagem de EKM-Mittelsachsen por Pixabay