Dicas de roupas para usar no verão

Você sabe o que usar em ambientes formais, casuais e informais? Veja dicas práticas para não passar calor e manter a elegância em todas as situações.

O Brasil é um país com dimensões continentais, portanto, as cinco regiões apresentam climas diferentes. Entretanto, quando o verão chega, os dias quentes tomam conta do território nacional  — do Sul ao Norte, do Leste ao Oeste.

Nessa época do ano, é comum buscar por roupas mais leves e respiráveis: camisetas de algodão, shorts jeans feminino, vestidos e bermudas de linho são algumas opções para quem quer evitar calor e suor excessivo.

Ao contrário do que muitos pensam, é possível se vestir bem no verão, inclusive, em compromissos formais e dias com muitas reuniões. A seguir, confira algumas dicas de quais roupas usar de acordo com os compromissos da sua rotina.

Formais

A chegada do verão marca o fim do ano. Não à toa, muitos associam a estação à diversão e às férias. Entretanto, uma grande parcela da população continua trabalhando nos dias de sol escaldante, por isso, é importante saber quais peças são ideais nessa ocasião.

Quem trabalha em um ambiente formal ou costuma comparecer a eventos que solicitam um visual requintado precisa estar atento à escolha das roupas. Para as mulheres, o vestido é um grande aliado, pois existem diversas modelagens e tecidos que podem ser usados em ocasiões diferentes.

Além dele, a pantacourt, a saia midi e o macacão são excelentes peças. Com elas, é possível manter a sofisticação sem ficar desconfortável ou com um look quente e pouco respirável. Também vale a pena optar por estampas e tons mais vibrantes, saindo da cartela de cores sóbria.

Para os homens, ainda existem poucas opções de roupas no que se refere aos ambientes formais. Entretanto, é possível optar por camisas mais finas, com um número maior de fios e que sejam 100% algodão, aumentando o conforto e a respirabilidade durante todo o dia.

Casuais

O verão coincide com a época festiva do ano. Por isso, é comum que a quantidade de eventos e compromissos aumente consideravelmente nesse período. Portanto, é importante saber quais roupas são adequadas para cada situação, além de como usá-las de maneira estilosa e confortável.

Os eventos casuais estão no meio do caminho entre o formal e o informal, abrindo um leque de possibilidades na escolha do visual. O vestido é uma peça curinga para todas as situações, mas outra roupa que merece destaque é a saia midi. Existem diversas modelagens. As opções fluidas e com babados são elegantes e confortáveis.

Os macaquinhos também são bons aliados: o comprimento curto garante que a mulher não sofra com a temperatura alta, além de ser altamente confortável. Ele pode ser combinado com sandálias, flats e rasteirinhas. Além dessas peças, o shorts de alfaiataria e os bodies também são itens essenciais para compor o look de eventos casuais.

No caso dos homens, o linho é um ótimo tecido para garantir a elegância, sem abrir mão do conforto. Por isso, tenha camisas, calças e shorts de linho para facilitar as composições de verão. Além disso, o público masculino pode apostar em tons mais claros, como branco, bege, azul e verde, deixando o visual mais leve.

Informais

Encontro com as amigas e almoço em família são alguns exemplos de situações informais bastante comuns nessa época do ano. Ao contrário das dicas anteriores, nesse caso, é possível apostar em peças mais despojadas sem preocupações.

A combinação de shorts jeans e camiseta é um bom exemplo de look para essas situações. A saia jeans e os croppeds também são bons aliados, assim como o vestido, que não fica de fora em nenhuma ocasião.

Os calçados podem variar bastante, mas as rasteirinhas costumam ser as preferidas da estação. Quem não abre mão do salto alto, pode optar por uma sandália anabela. Além disso, brincos, colares e pulseiras são sempre bem-vindos, desde que façam sentido com as roupas que foram escolhidas.

Para os homens, esse é o momento em que a bermuda e a camiseta de time estão liberados. Entretanto, quem prefere uma composição mais arrumada pode optar por uma camiseta básica ou polo. Além disso, o short de sarja é um modelo curinga para quem busca um visual estiloso, prático e rápido.

Instagram