Economia

Conta bancária global: entenda como funciona

Uma conta bancária global é essencial nos dias de hoje, principalmente para quem viaja bastante para fora do país e ainda mais para lugares onde a moeda oficial é o dólar ou o euro.

Com uma conta bancária global – ou conta internacional, como também podemos chamá-la – é possível abrir uma conta que tenha moedas estrangeiras sem que seja preciso sair do país e nem mesmo da sua própria casa para isso.

E elas servem tanto para pessoas jurídicas quanto físicas, ou seja, desde uma engenharia elétrica empresa até mesmo um jovem estudante consegue abrir a sua conta de maneira simples e rápida apenas pelo celular.

A conta internacional mantém um saldo em caixa de seu banco em moeda estrangeira e os depósitos ficam alocados nos Estados Unidos ou em outros países que contam com diferentes moedas, como Portugal com o euro, por exemplo.

É uma ótima opção para quem deseja poupar um dinheiro que já será convertido para outra moeda e ainda mais para quem deseja fazer uma viagem para o exterior e está com medo de que o valor da moeda estrangeira oscile bastante.

Por essas e outras características, a conta internacional pode ser a melhor opção para quem costuma fazer muitas viagens internacionais, receber dinheiro em dólar ou gosta de fazer algumas compras em sites internacionais.

Independente se você é o dono de uma empresa que vende conserto de sacada de vidro ou alguém que planeja viajar para fora do Brasil, a conta bancária global irá te ajudar muito. Por isso, preparamos um material exclusivo para que você entenda ainda mais sobre o assunto.

Conheça a conta bancária global e como ela funciona

Diferente da conta corrente comum, que já conhecemos muito bem, o destaque da conta bancária global está no fato do saldo dela ser em moeda estrangeira, sendo as mais comuns o dólar e o euro.

Isso traz diversos benefícios para o correntista, que ao usar o dinheiro, não precisa se preocupar com as incidências de impostos nas transações, seja para encontrar um aluguel de máquina escavadeira fora do país ou até apenas para guardar o seu dinheiro.

Além disso, para quem costuma viajar constantemente para fora do país ou possui esse sonho é uma opção bem mais acessível do que o cartão de crédito internacional e mais segura do que o dinheiro em espécie.

Afinal de contas, ninguém merece perder um longo tempo da sua tão sonhada viagem para o exterior em casas de câmbio para trocar as moedas, e isso sem falar das taxas absurdas cobradas durante esse processo.

A conta internacional nada mais é do que uma conta digital em moeda estrangeira. Ela ajuda nas transações financeiras internacionais e pode até mesmo oferecer um cartão de débito internacional que você consegue usar em diversos países que possuem aquela moeda.

Entre as vantagens que auxiliam os donos dessas contas estão a possibilidade de sacar o dinheiro no exterior, mas isso apenas em determinados caixas eletrônicos, pois fora do país nem todos conseguem sacar dinheiro que foi desistente prioritariamente em uma moeda diferente.

Isso auxilia bastante durante a estadia de uma pessoa no país, pois caso você precise pagar por um conserto de elevador de carga, consegue sacar o dinheiro em espécie para entregar a empresa ou profissional.

Além disso, esse processo também ajuda a evitar taxas em excesso, que são sempre cobradas quando se trata de movimentações financeiras em moeda estrangeira, ainda mais em outro país.

O diferencial da conta internacional é a disponibilidade do dinheiro já convertido em dólar ou euro no saldo do banco a qualquer momento e para qualquer pessoa. Entretanto, é preciso prestar atenção a alguns limites para não entrar em problemas.

Em grande parte das vezes, a conta internacional é uma conta de débito que, nesse caso, não é possível, por exemplo, ficar com saldo negativo. Isso significa que esse tipo de conta requer um maior planejamento da sua parte, já que não poderá contar com a opção de crédito.

E isso pode parecer uma tortura para algumas pessoas, afinal de contas a maioria está acostumado a usar a opção de crédito para pagar quase tudo, principalmente os brasileiros, já que sabemos muito bem o apego que temos a essa opção de pagamento.

Isso se aplica não apenas a pessoas comuns, mas também aos negócios, como uma empresa de levantamento topográfico, é comum ver marcas adquirindo diversas ferramentas e investindo em campanhas com a opção de crédito.

Trata-se de algo completamente normal e que, na maioria das vezes, ajuda e muito a pessoa a adquirir aquilo que quer ou precisa sem se preocupar em pagar naquele mesmo momento ou então o valor todo de uma vez.

Outra diferença que a conta bancária global possui é que a quantia de dinheiro que é transferida para uma conta internacional, pois dependendo do valor ele não fica disponível para aplicações automáticas em alguns investimentos no mercado financeiro brasileiro.

Isso significa que o dinheiro que se encontra na conta internacional não rende enquanto permanece parado, diferente do que acontece com muitas contas digitais brasileiras, que mesmo com o dinheiro parado, ele rende diariamente em algumas instituições.

Vantagens da conta bancária global

Tirando algumas das vantagens da conta internacional que você verificou acima, existe um leque que benefícios que ela traz tanto para a sua fábrica de escada rolante, por exemplo, e também para o seu planejamento quando o assunto é a troca de moedas.

A principal vantagem de uma conta bancária global é que você não pagará a tarifa de transações internacionais cada vez que precisar usá-la. Caso você não saiba, essas tarifas são muito altas e acabam pegando uma grande parte do dinheiro de estrangeiros.

Com uma conta bancária global você precisará apenas pagar pela tarifa de conversão, que é uma pequena taxa já estabelecida para que você faça o seu real virar dólar ou euro, e isso apenas no momento em que for transferir o dinheiro de sua conta nacional para a conta internacional.

Sem contar que essa taxa é fixa tanto para pessoas físicas quanto para quem abre a conta para sua fabrica de cabo de força. Mesmo sendo uma empresa, a taxa já é estabelecida, o que torna o processo ainda mais acessível para a maioria das pessoas.

Além disso, as conversões, na maioria das vezes, são realizadas usando como referência a cotação do dólar comercial, e não a do dólar turístico, pois a segunda opção sempre costuma ser mais cara justamente para obter mais dinheiro dos turistas.

Como o dólar comercial é mais barato, essa diferença no valor acaba sendo bem mais vantajosa para você, que conseguirá ter o seu dinheiro na moeda do país sem gastar muito para isso e sem burocracia para utilizá-lo.

Trata-se, portanto, de uma ótima alternativa para pessoas que viajam com frequência para fora do Brasil, para aqueles que adoram fazer compras em plataformas de venda internacionais ou até mesmo para uma empresa de manutenção e recarga de extintores que deseja levar o seu negócio para fora do país.

Isso porque o uso recorrente de uma conta nacional, nesse tipo de situação, pode acarretar em uma quantia muito grande de despesas, que serão gastas com o pagamento de diversos impostos, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Passo a passo para abrir sua conta internacional

Agora que você já conhece bem sobre o que é a conta bancária global, para o que ela serve e as suas vantagens tanto para pessoas que desejam viajar para fora do país quanto para empresas, chegou o momento de colocar a mão na massa.

Preparamos um passo a passo para que você saiba exatamente o que fazer para abrir a sua conta internacional. Confira:

1.   Escolha o banco

O primeiro passo é escolher o banco ideal, e o mais recomendado é que seja um banco digital, pois você consegue resolver qualquer problema apenas pelo seu celular e de qualquer lugar do mundo. Os bancos que possuem essa opção são:

  • C6 Bank;
  • Banco Inter;
  • Banco Next;
  • Nubank;
  • Neon.

Os bancos convencionais também possuem essa opção, mas não são todos, por isso, se decidir abrir por lá, consulte o gerente antes para saber como funciona o processo.

2.   Tenha os documentos necessários

Para abrir uma conta internacional é preciso que você tenha os documentos necessários para tal. Os mais comuns são RG, comprovante de endereço e dados pessoais. Fora isso, é preciso ter o passaporte válido.

Por isso, se você deseja abrir uma conta internacional, corra já atrás do seu passaporte e tenha ele em mãos, caso contrário não será possível abrir a sua conta bancária global em nenhuma instituição.

Prontinho! Com isso, você já consegue abrir a sua conta internacional, seja por um banco convencional ou digital, e começar a guardar o seu dinheiro em moeda estrangeira e se preparar para a grande aventura de visitar um país diferente.

E, é claro, contando com a segurança e tranquilidade de saber que está bem preparado financeiramente para viver essa experiência ao máximo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de Tumisu, please consider ☕ Thank you! 🤗 por Pixabay

Instagram