Como Planejar Uma Viagem Para 2022: Dicas Essenciais

Para não errar! Confira no artigo de hoje dicas essenciais para você planejar uma viagem para 2022 e, assim, conseguir aproveitá-la ao máximo!

Por causa do avanço da vacinação e da consequente diminuição dos casos de Covid-19, inúmeros brasileiros já estão pensando na tão sonhada viagem para 2022.

Agora, antes de comprar as passagens ou de reservar uma hospedagem, é importante se organizar, afinal, uma viagem bem-sucedida requer um planejamento adequado!

Sendo assim, no artigo de hoje nós iremos apresentar algumas dicas para você, de modo que possa se planejar para viajar ano que vem. Vamos lá?

Dicas essenciais para planejar uma viagem para 2022

Pesquisas

Ao planejar uma viagem para 2022 (ou qualquer outro ano), é fundamental que você comece fazendo pesquisas.

Isso porque, uma viagem envolve diversos aspectos (passagens, hospedagem, documentos, vacinas, etc.), fora que, dependendo do destino, da época e duração da sua viagem, você pode ter gastos bem expressivos.

Portanto, enquanto 2022 não chega, aproveite para pesquisar ao máximo na internet sobre destinos, valores, dicas, recomendações, etc.

Nesse início, é importante fazer um levantamento e verificar quais lugares podem ser incluídos ou excluídos como seu destino de viagem.

E já que falamos sobre destinos…

Destino e orçamento

Muitos brasileiros têm o sonho de conhecer outros países. Contudo, com o real desvalorizado e a situação econômica não muito favorável para diversas pessoas, fica bem mais difícil viajar para o exterior.

Portanto, ao planejar a sua viagem para 2022, você precisa analisar com bastante atenção quanto dinheiro você poderá investir. Ou seja, qual o orçamento que você tem disponível para viajar.

E não tem nada de errado escolher um destino nacional para a sua viagem do ano que vem. Há muito coisa legal, divertida e interessante para fazer, conhecer e aproveitar em nosso país!

Por exemplo, Porto Seguro, Porto de Galinhas, Ilhéus, Jericoacoara, Maragogi, Fernando de Noronha, Gramado, Campos do Jordão, Balneário Camboriú, Foz do Iguaçu e Caldas Novas, são destinos bastante procurados turistas todos os anos, inclusive, por turistas estrangeiros.

Então, se você não tem um orçamento muito elevado para poder viajar em 2022, não se preocupe, há muitos lugares incríveis (e mais em conta) para desfrutar por aqui.

Fator Covid-19

Apesar da recente retomada do turismo e de um cenário mais positivo para viagens, a pandemia não acabou completamente. Nem aqui no Brasil e nem na maior parte dos países.

Por isso, ao planejar a sua viagem para 2022, você não pode deixar de considerar o fator Covid-19.

Primeiro, porque viajar atualmente não é a mesma coisa que em 2019 (antes da pandemia). Hoje, existem novas regras, condições e restrições que você deve se atentar.

E segundo, porque você não vai querer viajar para um lugar arriscado, que ainda está tendo muito casos de Covid-19, certo?

Seguro viagem

O seguro viagem, principalmente para viagens ao exterior, é extremamente importante. E pegando gancho com o que foi dito anteriormente, ele é ainda mais necessário por causa da Covid-19.

Portanto, ao se organizar para viajar ano que vem, não deixe de contratar um bom seguro viagem.

Dessa forma, se houver algum imprevisto ou problema, você terá coberturas do seguro e evitará maiores transtornos.

Roteiro

Qualquer que seja o seu destino de viagem, você precisa montar um roteiro.

Isso porque, você terá alguns dias (ou algumas semanas) para aproveitar o destino, e se você não tiver um mínimo de controle e organização, será mais difícil para usufruir de cada atração, passeio, ponto turístico, etc.

Portanto, ao planejar a sua viagem, faça pesquisas na internet, veja dicas e recomendações de pessoas que já foram para o destino e, a partir disso, monte o seu roteiro.

Coloque nele lugares, atrações, pontos turísticos e passeios que você não pode perder.

Só tenha cuidado para não exagerar e colocar muita coisa por dia. Mais do que pensar na quantidade de atividades, você deve pensar na qualidade, no tempo e nos momentos que você irá aproveitar cada lugar.

Baixa temporada

Todo destino de viagem, no Brasil e no exterior, possui dois períodos bem definidos: o de alta temporada e o de baixa temporada.

E se você quiser economizar e ter mais tranquilidade para aproveitar o destino, vale a pena considerar esse segundo período.

Isso porque, a baixa temporada é caracterizada por preços mais em conta e menos procura por parte dos turistas.

Então, além de pagar mais barato, no geral, você não terá que se preocupar com filas, longos períodos de espera, algazarras, etc.

Agora, é claro que para isso, você precisará de uma certa flexibilidade com datas, pois a baixa temporada normalmente é em meses como março, abril, maio, setembro e outubro.

Estacionamento (dica bônus)

Para finalizar o artigo, nós separamos para você uma dica bônus, caso você pretenda viajar para outro país ano que vem.

Se você for com seu carro até o aeroporto no dia da sua viagem, é interessante que antes, algumas semanas antes, você reserve uma vaga em algum estacionamento para deixá-lo em segurança.

Portanto, se você for embarcar em São Paulo, por exemplo, não deixe procurar por um bom estacionamento aeroporto Guarulhos para deixar o seu veículo, ok?

Instagram