Como higienizar os itens e ambientes da sua casa

Em meio a pandemia, saiba como higienizar seu lar da forma correta e dar um fim ao risco de contaminação dentro de casa

Com o aumento do número de casos do coronavírus por todo o mundo, diversos países adotaram o isolamento social como prevenção do contágio. Além disso, muitas pessoas viram o hábito de estocar produtos e de refrigerar alimentos como uma solução, aumentando sua duração e evitando, assim, a saída de casa.

Mas essa não é o recurso sugerido. Na verdade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma atenção redobrada quanto a higienização do que consumimos, de nossas mãos, objetos e, até mesmo, de casa.

Sendo assim, você sabe qual a maneira correta de higienizar os cômodos e móveis do seu lar? Confira, agora, nossas dicas de como deixar a casa livre não só do COVID-19, mas, também, de diversos tipos de vírus e bactérias.

Atente-se a frequência da limpeza

Não é necessário higienizar sua casa todos os dias, mas é importante ter em mente que esse é o ambiente onde mais terá circulação de pessoas durante esse momento de pandemia.

Por conta disso, não há uma frequência exata recomendada para limpar a casa. É preciso analisar se existe alguém que está, ou já foi infectado, e se há riscos de exposição ao vírus.

Se existe alguém em casa que faça parte do grupo de risco, a necessidade de higienização deve ser grande, a partir do momento que há contato com o externo.

Intensifique locais específicos, onde o convívio é maior, como sala, cozinha e banheiro. Esses cômodos, sim, necessitam de atenção e limpeza todos os dias.

Lembre-se dos detalhes

Acabamos esquecendo de higienizar lugares muito importantes no nosso dia a dia. Portanto, lembre-se de limpar as maçanetas, interruptores, corrimãos, aparelhos eletrônicos muito manuseáveis, como computadores, controles remotos, etc.

O álcool 70% é uma ótima opção para essa tarefa, mas tome cuidado em relação à quantidade utilizada. Esse produto pode chegar a estragar alguns aparelhos e superfícies. Por isso, atente-se antes de usá-lo.

Utilize produtos específicos

Como falamos anteriormente, algumas superfícies e aparelhos podem estragar dependendo da quantidade e do produto utilizado para higienizá-los. Sempre dê preferência para produtos específicos para a limpeza daquele local. Um exemplo são os produtos para limpeza do chão, como ceras com cor, desinfetantes para pisos laminados, tacos, etc.

A água sanitária é um dos produtos recomendados para serem utilizados na limpeza de pisos em geral, eliminando vírus e bactérias. Segundo recomendações do Ministério da Saúde, dilua uma medida de água sanitária em nove de água pura. Dessa forma, seu piso não será estragado e o risco de doença será eliminado.

Já para higienização de louças e roupas, não é recomendado o uso deste produto. O certo é utilizar, também, itens específicos, como sabão em pó, alvejantes, detergentes e outros produtos feitos para a limpeza correta de cada uma delas.

Deixe as janelas abertas

A circulação de ar pode te ajudar muito na higienização do seu lar. Ela evita a criação de vírus, bactérias e, principalmente, de mofo. O recomendado é que todos os ambientes tenham uma boa circulação de ar, em especial, locais úmidos, como banheiro e cozinha.

Separe panos e luvas para cada cômodo

Para evitar que outros ambientes da casa sejam contaminados, é indicado que se separe panos e luvas específicos para cada um dos cômodos. Utilizar itens com tecidos e materiais de cores diferentes pode te auxiliar nessa organização.

Higienize os itens de limpeza

Os itens que você utiliza para limpar a casa também precisam ser limpos! Higienize-os da mesma forma que as mãos: com água, sabão e, se necessário, álcool. Em caso de tecidos, panos e esponjas, lembre-se de secá-los. Do contrário, podem criar bactérias. Faça essa limpeza logo após a higienização da casa.

Com essas dicas, você estará livre não só do coronavírus, mas de diversos outros problemas de saúde. Lembre-se que a higienização em geral previne doenças e mantém o bem-estar de quem vive na casa, além de deixar seu lar muito mais aconchegante.

Instagram