Como fazer uma reforma sem ter problemas no processo
Diversas são as motivações por trás de uma reforma a ser feita na sua casa, no entanto, por melhores que sejam as intenções por trás desse projeto, todos os seus planos podem ser prejudicados diante de todas as preocupações que podem surgir durante essa obra.
Estamos falando desde o furo errado feito na parede, causando um impacto na tubulação e levando a um possível vazamento, quando seu plano era apenas de instalar novos quadros na parede, até mesmo a necessidade de refazer todo um projeto pela falta de materiais.
Tudo isso faz muitas vezes com que as pessoas acabem se acomodando, mantendo sua casa da mesma forma durante muitos anos, o que também pode acabar sendo um problema, já que a falta de manutenção pode acabar levando a necessidade de uma obra.
Essas questões precisam então ser levadas em conta tanto por alguém em sua casa, como também por quem comanda algum tipo de negócio, pois para que uma empresa de terraplanagem ou qualquer outra esteja apta a receber clientes, é preciso certo destaque.
É justamente por isso que vemos muitas marcas sendo reformuladas de tempos em tempos, com o seu novo visual se expandindo para além do logo da companhia, chegando também à estrutura do prédio dessa empresa, adotando diferentes mudanças decorativas.
Seja qual for o motivo por trás dessa reforma, é importante que ela seja da melhor forma possível, até mesmo para evitar possíveis dores de cabeça no futuro, onde um serviço de má qualidade pode acabar levando à necessidade de se fazer outras reformas no local.
Tais questões precisam ser levadas em conta para qualquer tipo de mudança que possa vir a ser feita em um imóvel, o que inclui desde a derrubada de uma parede, para aumentar o tamanho da sala, até a instalação de um aquecedor de água a gás 72 em seu banheiro.
A partir do momento em que existe um bom planejamento por trás dos seus projetos, a chance de problemas surgirem em relação às suas reformas podem acabar se tornando menores, garantindo assim a eficácia dessa obra, além de uma maior qualidade.
Agora, para que seja possível contar com o melhor serviço possível em relação a qualquer tipo de reforma a ser feita, primeiro é preciso entender qual é a motivação que existe por trás desse projeto para assim garantir que ele possa ser aplicado da melhor maneira.
Tudo que existe por trás de uma reforma
Dependendo da reforma a ser feita em um imóvel, é possível para o proprietário se ver em uma missão muito mais complicada até mesmo do que foi a obra de construção do espaço, o que faz com que todo esse processo tenha que ser visto com sua devida importância.
Nesse sentido, é importante entender o que está por trás desse desejo de mudanças para que então seja possível reconhecer o trabalho que ali está sendo aplicado, de forma a garantir que todas as complicações de uma reforma não atrapalhem seus objetivos.
Quando falamos sobre tudo aquilo que pode estar por trás de um projeto de reforma, é possível fazer uma grande lista com todas essas possibilidades, o que pode incluir o simples desejo de renovação, garantindo uma nova vida a esse imóvel.
Em outros casos podem existir razões mais práticas, como a necessidade de trocar as telhas da casa para dar fim aos vazamentos em dias de chuva, junto então da aplicação de um rufo galvanizado para assim trazer uma maior segurança ao teto em uma tempestade.
Mudanças na família também podem servir de razão para a realização de uma obra de reforma, o que implica tanto na mudança de um morador para outro imóvel, assim como a necessidade de reformular os espaços da casa, sendo preciso um quarto para o bebê.
O mesmo tipo de atenção também deve ser dado ao setor comercial, com uma fábrica tendo que reformular suas dependências, seja por algum motivo estético ou então para garantir a segurança e conforto dos funcionários, à medida em que seus números crescem.
Ou seja, o que não faltam são motivos para a realização de uma reforma, no entanto é preciso que um certo cuidado seja tomado durante esses projetos, com isso valendo para qualquer que seja o motivo por trás dessa obra ou então do lugar a ser mexido.
Diante disso, seja para quem pensa em colocar um chapéu de muro em sua fachada ou quem precisa reestruturar um imóvel quase do zero, é necessário ter atenção a uma série de dicas que podem ser responsáveis para garantir o melhor sucesso dessa sua reforma.
Evitando problemas em uma reforma
Para garantir que uma obra saia justamente como o planejado antes, é preciso que exista um planejamento, nesse sentido então é possível citar alguns passos para que a mais simples das atividades, como pintar as paredes, ocorra da melhor forma em sua reforma.
Planejamento da obra
Antes de colocar a mão no martelo ou qualquer outro equipamento, é preciso saber exatamente o que será feito, o que inclui também quais serão as ferramentas necessárias. Nesse sentido é importante colocar no papel tudo o que se espera com esse projeto.
A partir disso se torna mais fácil seguir com sua reforma, o que pode incluir desde a necessidade de encomendar tela soldada para cerca até a contratação dos profissionais, conforme pode ser visto melhor no tópico a seguir.
Profissionais especializados
Muitas vezes uma pessoa acha que é capaz de cuidar de tudo na reforma da sua casa, no entanto, basta surgir o primeiro problema para saber que tais questões podem precisar de mãos mais habilidosas, sendo possível uma grande lista de profissionais, entre eles:
- Pintores;
- Engenheiros;
- Arquitetos;
- Marceneiros;
- Mestres de obra;
- Eletricistas;
- Encanadores.
Um grande número de especialistas podem ser úteis não apenas para reformas grandiosas, mas também para mudanças rápidas em casa, permitindo assim com que uma raspagem de pisos de madeira seja feita adequadamente, sem problemas no futuro.
Segurança da obra
Além da proteção em contar com essas mãos especializadas, é importante que esse pessoal esteja também seguro para realizar tais funções. O mesmo vale para quem pensa em agir sozinho na reforma do seu imóvel, sendo preciso investir em sua segurança.
Nesse ponto é possível citar o uso de equipamentos adequados, como capacetes ou máscara de proteção, dependendo da atividade a ser feita, de forma a garantir com que um processo de renovação não acabe resultando em pontos negativos a longo prazo.
Imagens de referência
Da mesma forma que alguém pode chegar no salão de beleza e apresentar a foto de um artista, indicando ali a inspiração para o seu visual almejado, o mesmo pode ser feito para quem pensa em reformar sua casa, diante das influências que você procura.
Além de recortes de revistas de decoração, é possível contar hoje também com o uso de programas modernos, onde a tecnologia pode ser aplicada na criação de uma simulação do que espera, tal como os projetos visuais apresentados por um shopping em construção.
Capital suficiente
Planejar a fundo a sua obra de reforma é algo que pode ajudar até mesmo na sua organização financeira, sendo possível prever o orçamento necessário para tal projeto, indo da contratação de profissionais até as encomendas em uma loja de móveis planejados.
Se planejar nesse sentido é importante para que você não tenha que abandonar uma reforma no meio diante da falta de recursos para dar continuidade à essa obra.
Estar aberto a mudanças
Mesmo com toda a preparação, é possível que mudanças de última hora possam ocorrer, sendo importante então estar pronto para elas, seja contando com um limite maior de tempo para uma obra ou até com um cofre de emergência para arcar com qualquer despesa extra.
A partir disso é possível evitar que sua reforma seja ameaçada pelo surgimento de uma semana chuvosa ou qualquer atividade que possa prejudicar a realização desse seu projeto de reformulação de um imóvel.
Limpeza adequada
Terminada a reforma, é preciso partir para os detalhes finais, com isso começando pela limpeza a ser feita no local. Até mesmo coisas simples, como a instalação de uma nova porta vai e vem em um restaurante pode causar certa bagunça nesse lugar.
Frente a isso é importante garantir que seja feita uma limpeza de qualidade, muitas vezes podendo ser recomendado até mesmo a contratação de uma empresa especializada no assunto, para assim se certificar de que essa reforma seja arrumada da melhor forma.
Para quem já gastou demais com a reforma em si, é sempre possível recorrer aos parentes e amigos para te ajudar nesse momento, sendo possível até mesmo comemorar no fim do projeto após ver que sua obra ocorreu da melhor maneira possível.
Diante disso, antes de colocar suas mãos à obra, é importante estar atento a todas essas etapas, para assim garantir que os processos da sua reforma ocorram da melhor forma.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Imagem de pvproductions no Freepik