Entretenimento

Como comprar um conjunto de panelas?

Não tem nada como cozinhar com um conjunto de panelas novinho em folha, não é mesmo? Melhor ainda quando eles são de qualidade, feitos para deixar sua comida ainda mais saborosa e acompanhar suas aventuras na cozinha por anos e anos bem servidos. No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o melhor conjunto de panelas tem se tornado um desafio cada vez maior. Afinal, como saber quando o material é bom? E quantas panelas são necessárias? Como comparar o custo com o benefício? Se essas também são suas dúvidas, esse artigo foi feito especialmente para você. Aqui apresentamos 3 dicas essenciais para escolher seu jogo de panelas. Confira a seguir!

Conheça os materiais

Se você está buscando por um conjunto de qualidade que seja resistente e dure por um bom tempo em sua cozinha, conhecer o material das panelas é um verdadeiro divisor de águas. Por isso, selecionamos os materiais mais populares com as principais características a se levar em consideração sobre cada um:

Ferro Fundido

Sendo um material puro, umas das maiores vantagens das panelas de ferro fundido é o fato de ela não liberar substâncias tóxicas na comida. Na verdade, ela passa parte das suas propriedades de ferro para a comida sem deixar gosto, o que colabora para uma alimentação mais saudável.

É importante considerar também que se trata de um material muito resistente que pode durar muitos anos se cuidado da maneira correta. Mas também se trata de um material um pouco mais pesado e é necessário um pouco de prática para pegar o jeito de cozinhar com esse tipo de panela.

Aço

Sendo a opção mais popular do mercado e não é à toa: além de elegantes, elas são inoxidáveis, ou seja, não enferrujam; o que conta muito no que se diz respeito a durabilidade. Elas também não interferem no sabor da comida e são fáceis de limpar.

Alumínio

Por sua vez, a panela de alumínio é a de menor custo do mercado, o que é uma vantagem para quem prefere um grande número de panelas. No entanto, elas não são muito resistentes, bem como são pouco duráveis. Inclusive, transferem certas propriedades do alumínio para comida que não fazem bem à saúde.

Considere os modelos e quantidade

Outros dois aspectos essenciais que merecem atenção são os modelos e a quantidade de panelas do conjunto. Para quem mora sozinho e não recebe muitas visitas, um jogo pequeno com as panelas mais básicas é suficiente. Mas para uma grande família, panelas grandes e a maior quantidade de modelos são essenciais, afinal, quanto mais pessoas, mais oportunidades de cozinhar.

Compare o custo benefício

A fim de não passar por uma daquelas típicas situações em que o barato sai caro, ao comprar um jogo de panelas, não busque apenas a economia. Afinal, fazer um bom negócio nem sempre é sobre pagar mais barato. Considere que o conjunto de panelas é um investimento e, quando bem escolhido, ele pode ser de muito longo prazo. Portanto, sempre que puder, opte pela qualidade, durabilidade, resistência e praticidade.

Imagem de Foto-RaBe por Pixabay 

Instagram