Caixote e pallet de madeira: como incluí-los nas decorações?

Veja seis ideias para incrementar ambientes internos e externos com itens rústicos e modernos

Uma das tendências que não para de crescer é a produção de itens decorativos com as próprias mãos e a combinação de artigos rústicos com o restante da decoração de casa, escritório e lojas. Um dos objetos mais fáceis de transformar em móveis e adereços são os pallets e caixotes, normalmente encontrados em feiras e depósitos de construção. 

Com o material que pode ser feito de madeira, metal ou plástico, é possível criar mesas de centro, estantes, minijardins, fruteiras, pés de mesas, cabeceiras, entre tantos outros objetos, de acordo com seu gosto e sua criatividade. Além da versatilidade dos caixotes, que pode ser adaptado de diferentes formas com tinta, verniz e tamanhos, outras vantagens são o baixo custo e a facilidade de encontrar. 

Se você quer repaginar algum ambiente gastando pouco, veja dicas de como inserir e preservar os caixotes nas decorações. Confira!

  1. Estante

Para montar a estante, a dica é empilhar os pallets apoiando ou parafusando na parede ou entre bancadas e prateleiras fixas, para não cair. Você pode montar da altura e largura que preferir, mantendo um padrão, ou ainda intercalando as unidades entre vertical e horizontal, para dar dinamismo. Pode ser usada para colocar livros, vasos e outros enfeites. 

  1. Organizador de itens

Outra dica é montar um organizador com os caixotes. Para dar mais estabilidade, devem ser fixados uns aos outros confeccionando uma única estrutura ou ficando recostado em superfícies fixas, como em paredes. Você também pode pintar para combinar com as cores do ambiente e outros objetos. O organizador ajuda, principalmente, quem mora em lugares com cozinhas pequenas e serve para guardar pratos, temperos, bebidas e frutas, por exemplo. 

Além disso, para quem tem crianças e cachorros, os caixotes são grandes aliados para manter a organização da casa, pois servem para guardar os brinquedos, sem interferir na decoração. 

  1. Festas e casamentos

Os pallets e caixotes de madeira crua se tornaram os ”queridinhos” em casamentos rústicos. Podem ser utilizados para colocar flores na entrada da cerimônia e no caminho para o altar, decorar o salão de festa, montar puffs com estofados em cima, formando um lounge descontraído e elegante, ou ainda inserir os pallets com objetos próximos à mesa principal.

  1. Plantas

Os materiais podem ser usados como suporte para colocar vasos, construir um minijardim e até uma pequena horta em casa. Funcionam bem como apoio, tanto para hortas verticais, como para as convencionais. 

  1. DIY: Escrivaninha 

É possível montar, de forma simples e barata, uma escrivaninha para uso diário. Basta empilhar quatro caixotes, sendo dois de cada lado, parafusar e colocar uma tábua de madeira em cima. Para deixar o projeto ainda mais com a sua cara, você pode pintar. 

  1. Sofás e puffs

Para economizar e ainda conseguir montar um lounge ou tornar a sala da sua casa um ambiente moderno, a dica é montar sofás e puffs com pallets. Para isso, é só parafusar e empilhar de acordo com as dimensões desejadas e colocar estofados em cima. 

Saiba mais

Vale ressaltar que móveis feitos com caixotes e pallets precisam de reparos de tempos em tempos, e, quando usados para funções mais leves, como guardar brinquedos e organizar plantas, duram mais. Para garantir a conservação, é importante se atentar a alguns detalhes. Prefira as unidades mais novas, firmes e de tons claros – uma boa dica é usar caixas que transportaram laranjas, pois aguentam peso –, e, se for comprar, opte por escolher todos os caixotes do mesmo estabelecimento. 

As madeiras desses materias costumam ter farpas. Para não se machucar e não comprometer a qualidade dos acabamentos, use uma lixadeira para removê-las em toda a superfície, vãos e entre as ripas. Antes de customizá-las, pintá-las ou envernizá-las, também é recomendado usar um produto anticupim, comercializado pela internet ou em estabelecimentos de material de construção.

Foto:Divulgação

Instagram