Big Data: entenda o que é e como aplicar em seu negócio
Os resultados possíveis de serem visualizados dentro do mercado estão diretamente associados ao uso de diferentes conceitos disponibilizados pelas novas tecnologias, tal como a relação de uma empresa com o seu público a partir do trabalho com o Big Data.
Uma conexão possível de ser estabelecida por meio das diferentes informações que uma companhia pode acessar em relação ao seu público almejado, trabalhando para responder a qualquer tipo de expectativa observada dentro desse estudo de dados alcançados.
Conceito que já era praticado desde o mercado tradicional, através dos estudos de marketing realizados pelas empresas, que a partir de entrevistas e outros tipos de análises podiam ter uma melhor convicção sobre a recepção da sua companhia pelo seu público.
Observando os resultados desses estudos para oferecer as melhores soluções possíveis a partir dos seus produtos e serviços, como ao trabalhar com modelo reciclável de dispenser de papel higiênico interfolhado após perceber a demanda do público por tais materiais.
Isso além de muitas outras estratégias a serem adotadas por uma companhia, visando estabelecer a melhor relação possível com a sua audiência de preferência, causando um aumento em seus resultados tanto a curto como a longo prazo.
O que vem mudando nos últimos anos é a forma como essas informações vêm sendo acessadas pelas empresas, já que o público atual apresenta um comportamento muito diferente em relação a forma como se pronuncia acerca de seus desejos na internet.
Pois a mesma plataforma que permite alguém pesquisar porcortadores de grama e roçadeiras, possibilita com que esse consumidor em potencial possa pesquisar pela recepção de antigos compradores em relação ao produto ou serviço que lhe chama atenção.
E logo após essa aquisição é possível também contribuir a essa rede de informações com suas opiniões acerca do produto recém-comprado, aumentando ou diminuindo as expectativas de outros possíveis clientes a fecharem ou não algum tipo de negócio.
Tudo a alimentar um grande conjunto de dados que tornam-se possíveis de se observar na internet, chegando assim ao citado Big Data, um conceito a se ter atenção por parte de quem busca se destacar dentro do mercado digital, diante da importância desses dados.
As características do Big Data
O termo Big Data já circulava no meio acadêmico desde 1997, mas foi somente em 2005, ao ser citado em artigo do diretor de marketing Roger Mougalas, que tal conceito passou a contar com uma evidência maior no mercado, associado a uma ideia em crescimento.
O Big Data se refere a um grande conjunto de informações que é possível de se reunir na internet, criando assim um extenso bloco de dados que pode ser analisado para se descobrir informações diversas sobre diferentes assuntos de importância para um negócio.
Como um serviço de terceirização de limpeza industrial, que para oferecer as melhores soluções ao seu mercado pode estudar as expectativas dos seus clientes em potencial, tudo de acordo com o tipo de pesquisa realizada por essa audiência na internet.
Afinal, a cada combinação de termos em relação a uma busca sobre tal tipo de serviço é possível chegar a uma conclusão distinta sobre um público em particular, indicando também certas características que podem indicar quais são as necessidades de uma audiência.
Por meio do Big Data existe a chance de não só estudar sobre as expectativas de um grupo de consumidores em relação a uma marca, já que baseado em cima desses resultados é possível fazer análises que levem as melhores decisões a serem tomadas em uma gestão.
Sendo essa uma explicação clara sobre o motivo pelo qual o conceito de Big Data está sendo aplicado de maneira cada vez maior dentro do mercado, atualmente já sendo possível encontrá-lo dentro de diversos setores, entre eles:
- Medicina;
- Finanças;
- Venda;
- Marketing;
- Indicação de conteúdos.
Uma variedade de conceitos que podem ter seus resultados ampliados a partir da análise de um número específico de informações, abrindo assim a possibilidade de tomar melhores decisões acerca de uma grande diversidade de empresas e de setores de uma companhia.
Conceito esse que se mostra similar ao que faz um serviço de análise de consumo de energia elétrica, que por meio das informações coletadas dentro de uma rede elétrica torna-se possível chegar a resultados específicos sobre a realidade dos gastos nessa área.
A diferença é que o Big Data trabalha de maneira particular com os dados disponíveis na internet, uma rede de informações que acaba por crescer exponencialmente na mesma medida em que o público passa a recorrer à internet de maneira muito mais frequente.
Usando esses canais digitais para se comunicar, realizar atividade comerciais, utilizar de tal rede como um instrumento de trabalho, além de muitas outras ações capazes de fornecer um número amplo de informações para dentro dos sistemas digitais.
E na mesma maneira em que o Big Data passa a contar com um número cada vez maior de informações, a utilidade desse conceito também passa a se expandir, levando então um negócio a ter acesso a um grande nível de possibilidades ao seu negócio.
Seja ele uma loja que atua diretamente na internet ou até mesmo um empreendimento de perfil mais tradicional, como um fornecedor de elevador residencial para cadeira de rodas, ambos a usarem o Big Data para otimizarem a sua relação com o público.
Aplicando o Big Data ao seu negócio
Assim como o Big Data vem crescendo em relação ao número de informações disponíveis para se realizar qualquer tipo de análise, cresce também o índice de possibilidades que podem ser alcançadas ao se trabalhar com esse tipo de conceito.
Expandindo-se na mesma medida a quantidade de negócios que trabalham com esse tipo de estratégia, visando um número amplo de benefícios a serem acessados por meio desse tipo de tática, como um conhecimento maior do seu mercado e do seu público.
Mas para se acessar tais vantagens para um negócio é importante saber como trabalhar com esse tipo de aplicação, algo que pode ser conquistado a partir das seguintes estratégias:
Personalização de experiência do consumidor
Para permitir que as suas informações sejam acessadas, é preciso que o próprio público conte com certos benefícios dentro dessa liberação, sendo importante para as empresas oferecerem um serviço personalizado aos seus clientes.
Permitindo assim com que um usuário entre em contato com uma empresa que fornece equipamento controlador de acesso para condomínio e receba um tratamento específico de acordo com as suas expectativas amplamente expostas na internet.
Tomada de decisões
Além da relação externa com o público, o Big Data possui função também de maneira interna, facilitando a uma empresa tomar as melhores decisões possíveis ao seu negócio, tudo de acordo com características que vão se mostrando disponíveis na rede.
Facilitando dessa forma a definição de uma chapa perfurada alumínio preço de acordo com as expectativas do seu público, a situação do mercado, além de outros dados que podem ter algum tipo de função na definição dos preços a serem praticados por uma empresa.
Atenuação de riscos
Ao se ter acesso a tantas informações é possível não só ser direcionado a melhores decisões a serem tomadas, mas também garantir com que essas deliberações sejam as menos arriscadas possíveis de acordo com a realidade do mercado em que se encontra.
Observando principalmente o cenário de possibilidades de cada setor comercial a ponto de reduzir os riscos que podem ser sofridos por uma companhia durante o seu processo de gestão.
Aferição da satisfação do cliente
Conforme citado anteriormente, a experiência do cliente é capaz de ser otimizada a partir do uso do conceito de Big Data, mas junto a isso é possível também fazer uma medição específica sobre as expectativas desse público em relação a um produto ou serviço.
Facilitando a um empreendimento compreender a sua performance dentro do mercado, tudo de acordo com a satisfação apresentada por uma audiência dentro da internet.
Permitindo a uma equipe de topografianão só a observar melhor certas características da sua área de atuação, mas também ter acesso a dados que indiquem as experiências dos seus clientes em relação a contratação dos seus serviços.
Integração dos canais de comunicação
Da mesma forma com que o Big Data trabalha com um número amplo de informações que podem ser acessadas através dos diferentes canais disponíveis na internet, esse conceito trabalha também com a possibilidade de integrar esses canais digitais.
Alinhando todo tipo de dado possível de se acessar na internet para criar uma estratégia de comunicação ampla, facilitando dessa forma a empresa até mesmo a garantir uma melhor experiência ao seu público a partir da observação de todos os dados disponíveis na rede.
Todas essas são aplicações capazes de otimizar diversas estratégias de uma empresa, a fazendo ter acesso a melhores oportunidades comerciais, tudo com base na amplitude de dados disponíveis na internet, canal que reflete cada vez mais as expectativas do público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay