As 8 bebidas mais consumidas no mundo

Saiba quais são as bebidas mais amadas no planeta

Além da água, que é um líquido vital para a sobrevivência do ser humano, existem várias bebidas que são consumidas tanto aqui, no Brasil, quanto no exterior.

Você já parou para pensar, por exemplo, que os refrigerantes mais populares estão presentes em vários países diferentes? Ou que o café é a segunda bebida mais consumida no mundo? E qual é a primeira?

O mais interessante disso tudo é perceber que, mesmo em lugares com culturas e hábitos alimentares completamente diferentes, é possível achar bebidas que são comuns no seu cotidiano.

Matando a sede

Uma das principais formas de manter o corpo hidratado é bebendo água. No entanto, mesmo esta sendo a principal fonte de hidratação, existem outros produtos capazes de ajudar nesse processo — lembrando que nada substitui uma ingestão adequada e diária do líquido!

As bebidas, de uma forma geral, nada mais são do que uma mistura de substâncias e água. Cada uma possui teor calórico, consistência, modo de preparo e de armazenamento distintos. Além, é claro, de serem indicadas para diferentes situações.

Café

Como já foi dito, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, e não é para menos. Além de um sabor único, ele fornece energia e eleva a disposição, sendo muito consumido nas manhãs do mundo inteiro.

O pó de café é extraído a partir de grãos torrados da planta. Existe uma variedade de tipos que fornecem um sabor único. Sua origem remonta de regiões da África, tendo sido trazido para o Brasil a partir de 1720, pelos portugueses.

Cerveja

Bebida produzida a partir da fermentação de grãos e cereais, principalmente, os maltados, a cerveja é uma das favoritas do brasileiro, sem sombra de dúvida. Contudo, o gosto se perpetua por vários outros países, como Alemanha e Bélgica, onde a cerveja é muito tradicional.

Chá

Pode parecer estranho para alguns, mas, sim, o chá é a bebida mais consumida no mundo. O que o diferencia é o sabor e o elemento utilizado na infusão. Ele é amplamente utilizado no Oriente, a exemplo de Índia, China, Turquia, Paquistão e Marrocos, mas também é comum na Europa, como no Reino Unido.

A maioria dos chás possui propriedades terapêuticas por isso, são muito usados no tratamento de algumas doenças e problemas de saúde.

Leite

O leite faz parte da alimentação do ser humano desde os primeiros dias de vida, como alimento materno, até a fase adulta. Uma curiosidade é que nós, humanos, somos os únicos mamíferos que continuam a beber leite mesmo depois do desmame.

Após a primeira infância, passamos a beber leite de outras origens, como de vaca e cabra. Uma das maiores fontes de cálcio, o leite também é uma bebida rica em nutrientes e proteínas que complementam uma boa dieta alimentar.

Limonada

“Se a vida te der limões, faça deles uma limonada”: além de verdadeiro, esse ditado popular é bem saboroso, já que o suco de limão é uma bebida deliciosa, ainda mais se estiver geladinho e com açúcar na medida certa.

Refrigerante

De vários sabores e cores, o refrigerante também entra no leque de bebidas mais consumidas no mundo inteiro. Cola, uva, laranja, limão e guaraná: a variedade é grande e tem para todos os gostos, inclusive, para quem prefere as versões com menos calorias e açúcar (zero e light).

Suco de laranja

Outra bebida muito presente no café da manhã é o suco de laranja. Esse sumo cítrico, delicioso, é apreciado em escala global, sendo uma das principais fontes de vitamina C para muita gente. Seu principal consumidor são os Estados Unidos.

Vinho

Nessa lista, não podia faltar o bom e velho vinho. Seja tinto ou branco, suave ou seco, esse drink alcoólico também é muito consumida em todo o planeta. Produzida a partir do sumo da uva, o vinho é uma das bebidas mais antigas presentes na história da humanidade. Por tudo isso, um brinde!

Instagram