Adestramento on-line funciona?

Opção pode ser uma boa forma de educar o seu cão em tempos de isolamento social.

É comum que muitos donos de cachorros encontrem alguns problemas na hora de educar e disciplinar os pets. Adestrar o seu cão é algo importante não só para que ele te obedeça e não faça nada errado, como avançar em outras pessoas ou evacuar fora do local apropriado, como também por permitir ensinar alguns truques para ele.

Porém, o momento de isolamento social causado pela pandemia do coronavírus tem impedido que as aulas de adestramento do animal ocorram presencialmente. Esse cenário fez com que muitos proprietários ficassem o dia inteiro em casa, ao lado do bichinho de estimação, mas sem conseguir resolver os problemas de desobediência.

Assim, as aulas de adestramento on-line ganharam força no Brasil. Essa foi a maneira encontrada por adestradores profissionais para ajudar os donos de cães a adestrar os animais. A grande dúvida que pode surgir é se esse tipo de aula virtual compensa o investimento e traz os resultados esperados. Então, conheça algumas informações sobre o método abaixo.

Funcionamento

Geralmente, as aulas de adestramento on-line funcionam da seguinte forma: em um primeiro momento, o adestrador conhece o dono e o cachorro, identifica os comportamentos que devem ser melhorados e apresenta o método de adestramento adequado que será utilizado.

Dono e adestrador, então, agendam os próximos encontros e quais serão os exercícios a serem realizados para atingir os objetivos traçados. Assim, por meio de encontros on-line, o profissional dá o treino, orientando, auxiliando e adequando cada etapa de evolução do treinamento do cachorro.

Entre uma aula e outra, é de responsabilidade do proprietário realizar exercícios que irão reforçar o aprendizado do cachorro. Nesse meio tempo, ele conta com suporte e feedback do orientador para ver se o desenvolvimento das técnicas está apropriado.

Tempo para treinar

Para que o adestramento conquiste seus objetivos, é necessário que o dono do cachorro tenha tempo para se dedicar ao treinamento. Isso inclui não apenas o período que deve ser separado para as aulas agendadas, mas a realização dos exercícios passados pelo adestrador, que deve ser feita como lição de casa entre os treinos.

Portanto, o adestramento on-line não é uma opção indicada para os donos que têm uma agenda cheia de compromissos. Contudo, uma vez que o processo é feito de casa, sem a necessidade de se locomover até outro local, ganha-se tempo e comodidade para ensinar o cão.

Escolha do adestrador

O investimento no adestramento on-line só será justificado se você tiver a certeza de que o cão está aprendendo com as lições. Para isso ser alcançado, a escolha de um bom adestrador é fundamental, uma vez que a qualidade dos ensinamentos dele irão garantir o aprendizado do cachorro.

Vale, portanto, pesquisar bastante sobre o assunto na internet. Procure saber a opinião de outros donos que fizeram o adestramento e veja se eles ficaram satisfeitos com os resultados conquistados. Se encontrar um depoimento de quem fez o adestramento on-line, melhor ainda, pois aprendizado terá ocorrido em uma situação semelhante a sua.

Histórico do curso

Se você vai contratar o serviço de um adestrador ou um curso on-line para adestramento, vale a pena tomar algumas precauções para garantir que este investimento será positivo.

Primeiro, você pode pesquisar a opinião de outras pessoas sobre o curso. Ler as experiências de terceiros nas redes sociais é uma boa maneira de ter uma ideia da qualidade do serviço prestado e saber se o investimento naquele curso/adestrador será produtivo.

Você também pode pedir para que o próprio curso envie feedbacks e comentários recebidos por eles sobre o serviço. Caso se recusem a fazer isso ou evitem o assunto, pode ser um bom indicativo de que não vale o investimento.

Por fim, não se esqueça de pedir o certificado do curso on-line ou presencial de adestramento de cães para o adestrador. Essa é uma das formas de garantir que o profissional é apto para dar os treinos, com formação e conhecimento sobre o assunto.

Instagram