Twitch é uma das plataformas que mais cresce no mercado brasileiro
Não é novidade que a evolução tecnológica alterou a maneira de relacionamento com o mundo e as formas de entretenimento usadas, prova disso é o crescimento constante do “streaming” e de profissões que no passado apenas existiam na imaginação, como o “streamer”.
Os acontecimentos globais foram responsáveis por alavancar o crescimento das plataformas digitais e algumas delas, como a Twitch, observaram os seus números duplicarem nos últimos dois anos. No entanto, a tendência do mercado já se mostrava em ascensão, sendo este um resultado esperado pela indústria.
O que é a Twitch e por que a plataforma tem tanto sucesso?
A Twitch é uma plataforma de streaming focada em games relativamente recente. Ela foi fundada em 2011 e permite que qualquer usuário possa transmitir vídeos online. Foi posteriormente relançada em 2007, permitindo que os seus usuários criassem os seus próprios canais e transmitissem conteúdo próprio.
Nesta plataforma é possível encontrar conteúdo super diverso já que este depende do que os usuários desejam informar para a sua audiência em vídeos com uma duração que vai desde 1 minuto a 8 horas.
Sempre que um streamer passar um conteúdo com o qual o internauta se identifica, este pode segui-lo e receber atualizações da sua atividade, sendo que alguns criadores se tornam verdadeiros sucessos mundiais com milhões de pessoas seguindo os seus canais.
A Twitch é atualmente uma das referências entre as plataformas que oferecem transmissão de games e eSports ao vivo e é uma das que mais cresce no mercado brasileiro, com mais de 15 milhões de usuários ativos diariamente.
Tanto sucesso mostra como a empresa pode servir de janela paras se comunicar com a sua audiência, mas mostra também que as marcas têm aqui um ótimo canal de comunicação para alavancar os seus negócios criando parcerias com os streamers.
Para quem está começando a navegar pela Twitch, basta encontrar os canais com os assuntos que mais gosta e aproveitar o entretenimento online. E tem para todos os gostos, já que existem criadores de conteúdo que falam de diversos assuntos, abastecendo assim os mais variados nichos do mercado.
São vários os exemplos que se destacam como o mais recente fenômeno da ‘web’, Casimiro Miguel, que quebra verdadeiros recordes com o seu estilo divertido e irreverente, reagindo a temas variados como futebol, ou o seu último feito, a live da pré-estreia global da série Neymar — O Caos Perfeito, com a presença do astro.
Também o jogador Keith Becker, um profissional do poker que transmite os seus jogos enquanto fala de filmes e seriados de TV, ou Mariane Carolina Rossi, conhecida pela comunidade como Sweet Carol, que faz vídeos de ASMR e promove respostas de relaxamento através de estímulos visuais, auditivos e cognitivos.
O sucesso da Twitch são os streamers
Os exemplos dados acima mostram que o sucesso da plataforma se deve principalmente aos streamers que oferecem conteúdo que é do interesse de milhões de usuários e conseguem criar uma comunidade suficientemente engajada para se tornar fiel ao seu canal e permitir, para além do sucesso, monetizar os seus vídeos.
A monetização pode ocorrer de diferentes formas, mas uma das mais comuns é a doação espontânea dos internautas, que contribuem para demonstrar o seu desejo de se sentir parte daquela comunidade.
A doação ocorre em troca, por exemplo, do streamer comunicar uma mensagem do usuário, ou em troca de nada, apenas porque a pessoa quer apoiar o dono do canal. Como a Twitch é uma plataforma da Amazon é igualmente possível possuir um serviço de assinatura com parte do serviço pago ao streamer pela Amazon mensalmente.
O sucesso não se constrói apenas na Twitch
Apesar da Twitch ser uma plataforma em crescimento que alberga grandes fenômenos digitais, a relação sólida com os usuários não é construída apenas dentro desse canal e não basta fazer apenas transmissões.
Construir uma audiência fiel e numerosa passa por trabalho de bastidores em elaborar uma estratégia de comunicação nas redes sociais, transmissões frequentes e, primeiro, é necessário tempo para se destacar neste mundo do streaming.