4 apps que podem contribuir para a saúde íntima feminina

Aplicativos específicos para dar suporte às necessidades femininas colaboram para quem está planejando uma gestação ou já está grávida, além de trazer informações para controlar o ciclo menstrual

Os cuidados com a saúde íntima feminina são diferentes quando comparados a dos homens e mais complexos do que muitos imaginam. Isto porque envolve fatores diversos, que vão desde a alimentação seguida e a prática de exercícios físicos, que equilibram o corpo, até a escolha e higienização correta da calcinha e demais peças íntimas, por exemplo. 

Esses detalhes são recorrentes preocupações delas, que, de acordo com o Ministério da Saúde, se cuidam muito mais do que o sexo oposto. Um levantamento de 2017 mostrou que, em apenas um ano, houve 80 milhões de mulheres a mais do que homens indo aos consultórios médicos.

Unindo essa atenção maior aos cuidados com os avanços tecnológicos, diversos desenvolvedores lançaram aplicativos para facilitar e organizar a vida feminina, trazendo mais informação e conhecimento sobre o corpo. As ferramentas disponíveis têm diferentes funções, como monitorar o ciclo menstrual, identificar possíveis enfermidades e apontar informações importantes sobre o bebê, no caso de gestantes.

Separamos abaixo quatro apps voltados à saúde feminina disponíveis para iPhone e Android. Confira: 

Clue

A função favorita das usuárias do Clue é a capacidade do aplicativo de lembrar sobre a próxima data da menstruação, ajudando no planejamento para o dia a dia ou as viagens. Pode observar também a previsão de TPM e janela fértil. Além disso, é possível tomar nota de aspectos diários e descobrir padrões do ciclo, como dor, humor, temperatura corporal, cólicas, emoções, peso, pele e cabelo.

Gravidez +

Um dos indicados para as mamães: com o Gravidez +, é possível ver a partir de modelos 3D o desenvolvimento do bebê, registrar a quantidade de chutes diários, controlar o peso durante a gravidez, customizar um plano de parto exclusivo e marcar em um diário todas as próximas consultas. Além disso, dá para compartilhar todas as informações que desejar com a família e os amigos.

Natural Cycles

Este app é mais uma plataforma que oferece formas de autoconhecimento relacionadas ao ciclo menstrual. Com tecnologia avançada com precisão de 93% a 98%, traz previsões sobre menstruação, TPM e janela de fertilidade. O Natural Cycles também oferece informações acerca de contracepção inteligente e notificações sobre exame de mamas. Essas informações podem ser selecionadas e compartilhadas com o parceiro da usuária.

Sai cólica

O aplicativo Sai Cólica conta com o monitoramento da menstruação, assim como os outros, porém seu diferencial está na abordagem bem humorada e leve. Ele apresenta, além de outras funções, uma plataforma com jogos, para distrair quem está de TPM ou tendo cólicas fortes.

Foto:Divulgação

Instagram