Brasil

Como é viver em Granja Viana, bairro de Cotia- SP?

Região mais nobre da Zona Oeste paulista, distrito faz divisa com Carapicuíba, Jandira, Osasco e Embu das Artes

 Um local privilegiado em diversos aspectos, que permite tanto viver em meio à natureza, quanto ter ao seu redor um distrito em pleno desenvolvimento, tudo isso a apenas 30 km da capital paulista: estamos falando do Distrito de Granja Viana, em Cotia, São Paulo.

  Criado a partir do desmembramento de três grandes fazendas, o  distrito tem uma população de cerca de 35.000 habitantes em uma extensão de 50 km.

– Saiba onde fica Granja Viana

 Considerada a região mais nobre da Zona Oeste paulista, o distrito de Cotia faz divisa com Carapicuíba, Jandira, Osasco e Embu das Artes.

 Em localização privilegiada, está situada às margens da Rodovia Raposo Tavares, e é cortada pelo Rodoanel, facilitando o acesso às principais vias que levam à capital, interior ou litoral do estado.

  Antiga Fazenda Carapocuyba, a região ganhou esse nome após o seu dono, Niso Vianna, que era do ramo de fertilizantes, começar a importar gado para a produção de leite e queijo.

  • Como é a infraestrutura em Granja Viana

  Em toda sua extensão, Granja Viana é atendida por uma boa infraestrutura, formada por diversos micro-bairros e residenciais fechados.

  É o lugar certo para quem procura viver em um bairro de alto padrão, cercado de áreas verdes, com qualidade de vida e a melhor experiência para sua família.

   A cidade onde o bairro está localizado possui bons índices de desenvolvimento, sendo uma das mais ricas e desenvolvidas da região e contando com ótima estrutura de comércio, serviços, educação e saúde.

   A economia do município é baseada nos setores industrial e agrícola e o PIB per capita em 2020 chegava a R$ 55.360,97, estando entre os 100 maiores do Brasil.

   O mercado imobiliário também é destaque na região, apresentando ótimas oportunidades para quem quer investir ou comprar imóveis para morar.

Em uma pesquisa realizada em 2020, a cidade ficou entre os 100 municípios mais bem avaliados em relação a atrativos para o desenvolvimento de negócios, ficando em 47º no Índice de Qualidade Mercadológica no quesito mercado imobiliário.

– Granja Viana é perigoso?

  É claro que quando se busca um local para viver com a família, um dos principais itens a se levar em conta é a segurança.

E nesse aspecto, Granja Viana é um local privilegiado.

 Como é uma região de alto padrão, a vigilância dos condomínios é cada vez mais reforçada. A maioria conta com portaria 24 horas, câmeras, controle de entrada e saída e ainda monitoramento por empresas de segurança.

  Tudo isso colabora para a segurança de todos, inclusive nas ruas, colaborando para a tranquilidade dos moradores.

O que fazer em Granja Viana e região?

  Além de ser um local excelente para viver com bem-estar e tranquilidade, Granja Viana também possui diversas opções de lazer e diversão.

   Para quem gosta de passear ao ar livre, com opções culturais e comércio, um dos lugares a se visitar é o The Square Open Mall, shopping a céu aberto com lojas, lanchonetes e cinema.

  Na região também há um kartódromo, com pistas de kart e automobilismo, além de opções de gastronomia. No local, são realizados campeonatos e eventos.

  Para quem prefere passear e praticar esportes em meio à natureza, há o Parque Cemucam, que conta com ciclovia, quadra poliesportiva, trilha, pista de corrida e playground.

Outra opção é o Parque Teresa Maia, que é um dos cartões postais da Granja e também conta com opções variadas para o lazer e prática de esportes junto à natureza: ciclovia, playground, pista de caminhada e lago.

O maior templo budista da América do Sul está localizado na região. Trata-se do Templo Zu Lai, com estilo arquitetônico chinês tradicional, contando com mais de 10 mil metros quadrados de área construída, em meio à natureza.

 Outro templo a ser visitado é o Odsal Ling, que tem arquitetura inspirada nos templos tibetanos e realiza retiros e cerimônias budistas.             Na cidade vizinha de Embu das Artes, é possível ir a um dos programas mais tradicionais da região: Feira de Embu das Artes, onde é possível comprar produtos artesanais e gastronômicos tradicionais da cidade, além de assistir a apresentações culturais

Foto de Gabriel Ramos na Unsplash

Instagram