Sustentabilidade empresarial: homologar fornecedores ajuda?
A sustentabilidade empresarial é uma prática na qual a empresa adota uma série de medidas e boas práticas para que as atividades econômicas executadas sejam realizadas de forma que afetem o mínimo possível a vida humana e o meio ambiente.
A ideia, portanto, é que todos os processos realizados pela companhia gerem os lucros e retornos esperados, mas sem impactar negativamente a saúde e o bem-estar de clientes e sociedade ao redor, bem como a natureza e seus habitantes.
Contudo, não basta que o negócio atue dessa forma. É fundamental que todos seus parceiros de negócio e demais agentes relacionados sigam a mesma linha de pensamento e de trabalho.
Neste ponto entra a importância da realização de uma boa e completa homologação de fornecedores, como um dos principais recursos para trazer para a rede de abastecimento do negócio apenas fornecedores sustentáveis.
Ainda não tinha como a homologação de fornecedores contribui para a sustentabilidade empresarial? Então, siga a leitura deste artigo e confira como isso é possível!
O que é sustentabilidade empresarial?
A sustentabilidade empresarial pode ser definida como a junção de diversas medidas que têm por objetivo garantir que as atividades e processos executados pela companhia não gerem danos ao meio ambiente e à vida humana. Indo mais adiante, que ajudem a proteger a natureza como um todo e as pessoas.
Ao implementar esse conceito na companhia, os gestores têm a chance de alinhar as práticas empresariais ao conceito ESG, tão buscado e exigido por clientes, investidores, parceiros de negócio e outros stakeholders.
Para esse cenário ficar mais claro para você, listamos alguns exemplos de sustentabilidade social que, inclusive, podem ser implementados na sua empresa. São eles:
- reciclagem de materiais;
- logística reversa;
- uso racional de bens finitos, como a água;
- uso consciente de energia elétrica;
- adoção de sistemas de tratamento e/ou de reaproveitamento da água;
- descarte correto de resíduos sólidos;
- tratamento e descarte de esgoto;
- garantia de proteção de rios, mares, solos, fauna e flora;
- cumprimento de leis, respeito e atendimento dos direitos humanos;
- educação de consumidores sobre proteção ao meio ambiente;
- treinamento adequado de funcionários sobre os princípios ESG;
- aumento da transparência dos processos.
Como a homologação de fornecedores contribui para a sustentabilidade empresarial?
A homologação de fornecedores pode ser usada para promover a sustentabilidade nos negócios a partir do momento que os gestores entendem que esse processo é fundamental para selecionar adequadamente esses parceiros, identificando aqueles que realmente adotam práticas sustentáveis nas atividades que executam.
Realizar um processo de homologação de fornecedores voltado para a sustentabilidade ajuda a empresa a obter bons resultados nesse contexto, pois contribui para:
- confirmar se o fornecedor atua em conformidade com leis e normas, a exemplo de licenças ambientais e legislações trabalhistas;
- proteger de riscos reputacionais e de imagem, ao proteger a marca de se relacionar com outras que estejam comprovadamente envolvidas ou citadas em práticas ilícitas, como desmatamento e descumprimento dos direitos humanos;
- evitar prejuízos financeiros, tanto os decorrentes de desabastecimento quanto os relacionados a multas e demais penalidades decorrentes de atividades ilegais identificadas por órgãos fiscalizadores;
- utilização de matéria-prima sustentável, alinhadas com os novos comportamentos e preferências dos consumidores;
- confirmar o compromisso da empresa com a realização de ações sustentáveis que protejam o meio ambiente, evite seu desgaste, bem como entreguem para as pessoas mais qualidade de vida.
Como fazer a avaliação de fornecedores de forma otimizada?
Por mais que tudo o que falamos até agora seja relevante e importante para as empresas, muitos gestores se deparam com a dificuldade de fazer uma avaliação de fornecedores precisa, rápida e eficiente.
Especialmente quando o foco é promover a sustentabilidade empresarial, o processo de homologação engloba mais passos e mais documentos a serem solicitados e verificados.
Dependendo da maneira como isso é feito, além de afetar a rotina dos times de compras e procurement, ainda pode impactar negativamente o relacionamento com os fornecedores.
Já pensou ter que solicitar o mesmo documento várias vezes, ou sempre ter que pedir atualização de certidões sempre que vencem ou de cadastro todas as vezes que algum dado é alterado?
Certamente, a homologação dos fornecedores demora muito mais, assim como o tempo necessário para efetivar a contratação. E, dependendo da urgência da empresa, isso pode refletir no seu fluxo produtivo e na entrega de produtos e/ou serviços aos clientes finais.
Por isso, a melhor maneira de evitar problemas desse tipo é contando com a ajuda da tecnologia!
Softwares de gestão de fornecedores robustos e completos ajudam a analisar todos os dados e documentos desses parceiros de negócio de forma rápida, precisa e otimizada.
Como a maioria dos processos é automatizada, as chances de erros diminuem, evitando a necessidade de retrabalho que gera custos para a companhia. Além disso, a produtividade dos profissionais aumenta, bem como a contribuição para a empresa alcançar mais e melhores resultados.
Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores analisem e homologuem fornecedores com apenas alguns cliques!
Foto de Quang Nguyen Vinh: https://www.pexels.com/pt-br/foto/queimado-nuvem-nublado-danificar-6415962/