Saiba quando procurar por um advogado trabalhista
Com o intuito de regular a relação jurídica entre empregado e empregador, o direito trabalhista é formado por normas e princípios, sendo uma das principais a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Para auxiliar e tratar problemas que podem acontecer nesta área, um advogado trabalhista se faz essencial.
O profissional pode atender os empregadores, tomadores de serviço e também os empregados, visando promover a defesa dos interesses dos mesmos conforme as leis. Acompanhe a leitura e saiba quando é necessário contratá-lo!
Como atua um advogado trabalhista?
Dedicado a representar empregadores, empregados, tomadores e sindicatos, como dissemos, advogado trabalhista atua em processos judiciais envolvendo estas partes. Além disso, pode prestar serviço oferecendo orientação e suporte para que empresas e trabalhadores cumpram suas obrigações em conformidade com as normas trabalhistas.
O profissional desta área é especializado no direito trabalhista, tendo como suas principais funções as seguintes:
- Petições a favor do empregado ou empregador;
- Participação em audiências jurídicas para representar o cliente;
- Consultoria para empresas, buscando evitar irregularidades e defesa jurídica.
As audiências para um advogado trabalhista costumam ser frequentes. A boa oratória, comunicação e domínio da legislação são requisitos básicos para uma atuação de sucesso nas audiências.
A importância da contratação do profissional
A atuação jurídica no trabalho tem grande importância para garantir que, além da fonte de sustento do trabalhador, ele tenha a segurança e um ambiente de trabalho saudável. Desse modo, preservando sua integridade e dignidade.
A falta de boas condições de trabalho ou comportamento abusivo dos gestores fazem com que seja necessária uma ação judicial, o que demanda o apoio de um advogado trabalhista. Ele é capaz de defender os interesses do trabalhador.
Porém, não apenas o trabalhador, o profissional da área pode se “aliar” aos empregadores, que também podem sofrer injustiças e falsas acusações.
Diferença entre direito trabalhista e tributário
Bom, muitas pessoas acabam confundindo o direito do trabalho com o direito tributário, mas são campos totalmente distintos. O primeiro se constitui em normas que assegurem o que é devido a empregados e empregadores, criando boa relação de trabalho para ambas as partes.
Já o direito tributário está ligado ao direito financeiro, sendo um segmento que analisa a cobrança dos indivíduos referentes aos tributos e outras obrigações devidas por eles. Isso gera receita para o Estado.
Para saber qual o profissional que se adequa ao seu problema, é interessante contatar um escritório de advocacia, que normalmente dispõe de advogado societário até a advogado ambiental.
Imagem de LEANDRO AGUILAR por Pixabay