Saiba por que o e-commerce deve ser usado no seu negócio
Há alguns anos era possível dizer que trabalhar junto do e-commerce poderia ser uma grande oportunidade para o seu negócio, fazendo com que ele alcançasse melhores resultados. Hoje isso pode ser visto mais como uma necessidade dentro do mercado.
Isso acontece por causa da mudança de comportamento que pode ser vista em relação ao público, que cada vez mais se sente confortável com a praticidade que as plataformas digitais oferecem ao público, ainda mais quando se fala sobre a execução de uma compra.
Com o público estando presente na internet, o mesmo teve que acontecer por parte do mercado, dando início a um grande processo de migração no qual os mais diversos tipos de segmentos podem agora ser vistos através de uma competição no meio digital.
Para compreender melhor isso basta fazer uma pesquisa de qualquer tipo, tal como “peças para empilhadeira Toyota” e então ser surpreendido com um número grande de resultados que podem ser encontrados, com fornecedores dos mais variados pontos do país.
E se isso é válido para um campo mais específico, como o empresarial, o que dizer então de áreas mais acessíveis, como o mercado da moda, por exemplo? Esse acaba sendo um resultado claro do crescimento que o mercado recebe dentro do ambiente digital.
Mas não são somente as necessidades do público que podem ser vistas como responsáveis pelo crescimento do e-commerce, já que o avanço tecnológico possui também um grande valor em relação ao destaque cada vez maior do comércio digital.
Diante da praticidade que o meio digital oferece hoje, é possível não só pesquisar sobre equipamentos de laboratório de química, como também realizar a compra desse tipo de ferramenta, tudo graças à praticidade que o cenário virtual oferece para o mercado.
Isso em um nível onde as compras do mês podem ser feitas até mesmo por meio do seu celular, através do aplicativo do seu supermercado. Uma praticidade que vem se tornando uma demanda do público, sendo preciso responder a isso para crescer comercialmente.
E se os seus clientes já reconhecem essa importância, o mesmo deve ser feito então por quem está por trás do comando de um negócio, pois para se ter acesso aos benefícios do e-commerce, primeiro é necessário entender como ele age.
Como funciona o e-commerce?
O e-commerce recebe esse título como uma relação direta ao comércio eletrônico, ou seja, uma atividade de compra ou venda que pode ser feita diretamente através de uma plataforma digital, sem a necessidade de contar com uma transação de perfil físico.
Tal mercado tornou-se popular também por causa dos avanços que podem ser vistos também em relação ao recursos financeiros digitais, com tais compras podendo ser feitas apenas com a apresentação dos dados do seu cartão de crédito, por exemplo.
Esse tipo de transição pode estar associada aos mais diversos tipos de segmentos do mercado, o que pode envolver setores diversos, entre eles:
- Vestuário;
- Eletrônicos;
- Artesanatos;
- Livros;
- Prestação de serviços.
Tudo isso podendo ser acessível através de pequenos cliques no seu computador ou dispositivo de qualquer tipo que tenha uma conexão com a internet, um mercado onde é possível até mesmo encontrar por um compressor semi hermético bitzer.
Com tantas opções, não é difícil entender o porquê do mercado digital estar crescendo cada vez mais, com isso trazendo oportunidades tanto para os clientes como para quem busca ser um empreendedor dentro de uma nova realidade competitiva.
Graças a isso é importante reafirmar que trabalhar com o e-commerce é mais que uma oportunidade, mas sim uma exigência para quem busca alcançar bons resultados, conseguindo até mesmo superar os seus concorrentes dentro do seu segmento.
Por que devo me adaptar ao e-commerce?
O mercado digital vem crescendo exponencialmente, muito por causa da proximidade do público com esse tipo de cenário no qual é possível encontrar os mais diversos tipos de produtos ou serviços, indo de uma máquina de café industrial até a itens de decoração.
Um relatório feito pela GEA (Global Ecommerce Association) apontou alguns motivos que explicam o porquê o público recorre cada vez mais ao campo digital, com destaque para sensações como o conforto e a praticidade presente no meio virtual.
Logo, quanto melhor forem os benefícios que um cliente encontra no ambiente digital, maior se torna a possibilidade dele recorrer a esse tipo de mercado, já que hoje uma compra pode ser feita direto do seu sofá, sem a necessidade de se locomover até uma loja.
Levando isso em consideração, é possível então dizer que adaptar-se para a estrutura do e-commerce pode fazer com que o seu empreendimento consiga um destaque muito maior, alcançando assim não só mais clientes, como também um crescimento em vendas.
Mas para que seja possível ter acesso a todos os benefícios associados a esse ambiente digital, é preciso saber como abrir um negócio através do e-commerce do zero ou então como fazer a migração do seu projeto físico para o meio virtual.
Tal processo de adaptação então precisa seguir alguns passos que tornem possível para um negócio prosperar dentro dessa realidade digital.
Adaptando seu projeto para o e-commerce
O comércio digital conta com suas próprias características, e mesmo alguém que possui anos de mercado pode não estar preparado para lidar com tudo isso, sendo importante então listar uma série de atividades que permitem destacar-se nas redes, o que envolve:
Estrutura do negócio
Da mesma forma em que um escritório de consultoria aduaneira precisa de uma sala própria para trabalhar com o seu ofício, na internet também é preciso contar com uma estrutura que permita ao seu público encontrar os seus serviços.
A melhor resposta para isso na maioria das vezes é contar com um site próprio, no entanto é válido também considerar o trabalho oferecido pelas plataformas de marketplace, um serviço terceirizado que disponibiliza um local para seu negócio se posicionar.
Enquanto no marketplace pode contar com uma maior praticidade, nessa opção existe a responsabilidade de dividir parte do seu lucro, como uma espécie de comissão. Diante disso, cabe ao negócio considerar o que é melhor, seja o marketplace ou um site próprio.
Seja qual for o modelo escolhido, é importante ter cuidado com a segurança a ser oferecida aos usuários, afinal, a mesma pesquisa citada pela GEA aponta que um cliente pode desistir de uma compra justamente ao se sentir inseguro ao acessar uma plataforma.
Logística de armazenamento e entrega
No serviço digital se destaca a praticidade que um consumidor pode encontrar ao comprar por um alicate crimpador na internet e depois recebê-lo direto em suas mãos. Mas para que isso ocorra é necessário ao e-commerce garantir um sistema de estoque e entrega.
Para que isso funcione, é importante trabalhar com os fornecedores dos materiais a serem usados para confeccionar seus produtos, além de contar com o auxílio de companhias que atuam no ramo de entrega para garantir uma logística de qualidade aos seus negócios.
Métodos de pagamento
Outro ponto que deve ser destacado em uma plataforma de venda são os métodos de pagamento a serem disponibilizados, sendo válido destacar opções como:
- Boleto;
- Cartão de crédito;
- Transferência bancária;
- PIX.
Isso além de qualquer outra alternativa que seja positiva tanto para negócios pequenos como para uma companhia de maior porte, que atua com o serviço de transporte de produtos de limpeza e que pode realizar seus contratos de forma digital.
Estudar frequentemente o mercado
Por último, é importante destacar um passo que na verdade deve ser o primeiro para quem busca trabalhar com o e-commerce, que é conhecer a fundo sobre como funciona esse tipo de mercado, de forma a conhecer quais são as oportunidades, mas também os desafios.
O próprio crescimento das plataformas de venda parte dessas novidades que vão sendo apresentadas ao mercado digital. Mais recentemente é possível citar o próprio PIX, um sistema prático de transferência digital que traz novas possibilidades para o e-commerce.
Conhecer sobre as mudanças que ocorrem podem inclusive ajudar um negócio a melhor lidar não só com o seu público, mas também com os seus concorrentes, algo importante para garantir que uma pesquisa sobre transporte de máquinas leve a certos resultados.
Com base em tudo isso, é possível dizer que o comércio digital apresenta um leque imenso de oportunidades, sendo preciso apenas estar atento a tais possibilidades para assim garantir com que o seu negócio possa se destacar tanto dentro como fora das redes.
Isso porque o e-commerce não veio para substituir o mercado tradicional, ao menos não por enquanto, já que no momento o que se destaca é a possibilidade de integração entre o online e o digital, para assim alcançar a maior quantidade possível de clientes.
O fato é que a internet está repleta de oportunidades, basta apenas saber como ter acesso a isso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay