Economia

Por que ter um site para vendas online?

De acordo com uma pesquisa de 2018, as lojas online faturaram R$53,2 bilhões apenas em um ano no Brasil. Dessa forma, cada vez mais as marcas estão interessadas em investir no mundo digital.

No entanto, não basta ter um site ou uma loja online. É necessário traçar e praticar estratégias de marketing digital para captar mais clientes, fidelizá-los, se destacar da concorrência e alcançar boa visibilidade de sua marca.

Atualmente, os consumidores estão priorizando compras de produtos e contratação de serviços online. Além disso, o comportamento dos seus potenciais clientes mudou. Hoje em dia é muito mais prático pesquisar sobre determinados produtos ou serviços na internet antes de fechar negócio.

É muito mais eficaz, seguro e confortável comprar direto do computador, tablet ou celular. Por isso, mesmo que sua empresa tenha uma loja física, é bom apostar no marketing digital e em um site para vender online.

Por exemplo, se você tem uma loja que vende arruelas no atacado, é muito mais conveniente e eficaz ter um site em vez do que apenas uma loja física. O seu potencial cliente poderá pesquisar por “arruela preço” no Google, encontrar sua loja virtual e realizar uma encomenda online. Tudo isso será resultado de ter um site para vendas online aliado a uma estratégia de marketing digital conhecida como SEO.

O SEO bem elaborado em um site faz com que o site apareça nas primeiras colocações de resultados em uma busca no Google. Dessa forma, você irá atrair clientes de modo online também. Entenda alguns motivos para investir em um site para vendas.

1.   Autonomia para vendas online

Ao abrir uma loja online, você terá autonomia para decidir quais serão os produtos ou serviços disponibilizados. Há um leque de oportunidades para você, já que as vendas online só crescem a cada ano no Brasil, principalmente com a pandemia da COVID-19.

Você pode vender roupas reaproveitadas, itens de pet shops, cosméticos orgânicos, itens para decoração de casas e muito mais. Dessa forma, você terá liberdade de trabalhar com produtos ou serviços de sua preferência. Basta pesquisar na internet pelos produtos ou serviços mais vendidos ultimamente e montar sua loja online.

2.   Horários flexíveis

Se você quer trabalhar em home office, ter tempo para afazeres domésticos, ir à academia ou até mesmo finalizar o expediente mais cedo, isso é possível tendo uma loja online.

Vale ressaltar que vender pela internet não significa trabalhar menos. No entanto, seus horários poderão ser mais flexíveis e decididos por você. Basta fazer uma planilha com as tarefas do dia e delimitar os horários de sua preferência para realizá-las.

No entanto, para atender aos clientes, você terá que ficar disponível ao menos durante o horário comercial, mesmo que esteja na academia ou assistindo um filme.

3.   Uma loja virtual tem mais alcance e disponibilidade

Diferente de uma loja física, que tem apenas uma localização para atender os clientes, uma loja virtual poderá ser acessada em qualquer lugar do Brasil. Isso aumentará suas chances de lucratividade, já que você pode ter clientes em todas as regiões.

Isso sem contar que uma loja virtual fica aberta 24 horas por dia e 7 dias na semana. Ou seja, seu potencial cliente tem a chance de comprar no horário que ele tiver disponível. Ele pode comprar de madrugada, aos finais de semana e até nos feriados.

4.   Clientes mais conectados à internet

Os seus potenciais clientes estão mais conectados na internet do que saindo para fazer compras. Segundo dados do CupomVálido, os brasileiros passam cerca de 3 horas e 42 minutos no celular. Por isso, ter uma loja online é sua oportunidade de atrair uma parcela desses brasileiros para comprarem de sua empresa.

Por isso, você deve investir bastante em marketing digital, seja para tráfego orgânico, tráfego pago, além de uma presença constante e frequente nas redes sociais que seus potenciais clientes utilizam.

5.   Diferencial da concorrência

Caso você tenha loja física, você tem concorrentes em sua região de compras. No segmento de lojas virtuais isso também existe. Por isso, antes de investir em uma loja virtual, faça uma pesquisa sobre seus concorrentes para ter um diferencial deles. Pode ser desde o layout de sua loja virtual até o atendimento, a experiência de pós compra e muito mais.

Imagem de 3D Animation Production Company por Pixabay

Instagram