Economia

Os desafios de pequenos empreendedores com as atividades contábeis

Para que uma empresa tenha sucesso e consiga sempre evoluir é necessário que uma série de fatores estejam funcionando perfeitamente, diante disso, as atividades contábeis são extremamente necessárias e devem ser consideradas.

Ao iniciar uma empresa os desafios não param de aparecer e para que a sua empresa se destaque e se diferencie dos demais, é essencial superá-los e sempre estabelecer características únicas diante das suas estratégias.

Diante desses desafios a serem superados, as pequenas empresas têm que lidar muito bem com as atividades contábeis, pois elas tendem a ser um fator-chave para o sucesso e um destaque em meio a tanta concorrência.

Sendo assim, para que a sua empresa de solda a laser se destaque e se mantenha sempre organizada, é necessário superar os desafios com as atividades contábeis.

Afinal de contas, não cometer os erros em relação a essa atividade tende a proporcionar para a sua empresa um diferencial único e características que os destaque dos demais.

Por isso, é essencial entender a importância em relação às atividades contábeis e sempre ter consciência em relação aos seus desafios e a tudo que compõe essa parte importantíssima da empresa.

Logo, pensando nesses fatores destacados hoje iremos falar justamente sobre as atividades contábeis, evidenciando a importância desse fator dentre as empresas e principalmente os desafios de pequenos empreendedores com as atividades contábeis. Vamos lá!

Importância das atividades contábeis

Ao abordar a situação atual em que vivemos, vale a pena notar que o número de pessoas tentando abrir seu próprio negócio é impressionante. Segundo os últimos dados da Serasa Experian, cerca de 9.300 novos empreendimentos são registrados no Brasil todos os dias.

Porém, para garantir a perenidade dessas iniciativas, é fundamental que os empreendedores saibam administrar as informações de que dispõem, para que a tomada de decisão seja eficiente e objetiva.

Afinal de contas, a vontade e o sonho são importantíssimos, entretanto para que se tenha sucesso por exemplo, com a sua empresa de correia transportadora industrialé necessário ir além e considerar todos os fatores.

Diante disso, a contabilidade é um campo que pode efetivamente ajudar os gestores a tomar decisões estratégicas. Consequentemente, é capaz de oferecer informações precisas sobre a situação financeira da empresa.

Esse trabalho é necessário para manter o negócio no mercado e manter uma boa saúde financeira. Por esta razão, é imperativo que os empresários vejam o papel do contador como fundamental para o bem-estar financeiro.

Afinal, quando a contabilidade de uma empresa carece de atenção e gerenciamento adequados, podem emergir problemas, que vão desde dívidas fiscais até fechamento de negócios.

Dada a sua importância, o ideal é que as informações contábeis sejam recebidas, verificadas, organizadas e permanentemente corrigidas, caso algum erro seja diagnosticado.

Sendo assim, as atividades contábeis tendem a ser fundamentais desde questões como a definição de uma válvula solenóide preço até o faturamento mensal e anual da empresa.

Isso ocorre porque uma contabilidade eficaz impulsiona os negócios, antecipa falhas, evita perdas, auxilia na aquisição de dados, entre outros benefícios, além de reduzir a chance de ser incluído nas estatísticas de falecimento de empresas.

Por mais que a contabilidade seja essencial para empresas de todos os portes e segmentos, muitas pessoas ainda desconhecem o verdadeiro papel da indústria na gestão organizacional.

Por isso, independentemente do ramo que a sua empresa atue ou até mesmo dos produtos que ela trabalha, as atividades contábeis são importantíssimas e um dos fatores-chave para o sucesso e evolução da sua empresa de óleo lubrificante para compressor.

Desafios de pequenos empreendedores

Devido a importância e toda a relevância que as atividades contábeis possuem, os desafios diante dessa área da empresa também são totalmente consideráveis e devem ser superados para o sucesso do seu negócio.

Existe uma série de problemas contábeis que são muito usuais e ocorrem em pequenas empresas, principalmente empresas com muitas vendas diárias.

Consequentemente, é papel do contador nesse tipo de estabelecimento acompanhar esses erros e orientar os clientes para que não cometam erros. Muitos empresários têm o hábito de ouvir os contadores e vê-los como uma espécie de mentor da empresa.

Sendo assim, você deve estar ciente da importância do seu trabalho como consultor e não apenas como um serviço burocrático, buscando de fato orientar desde a venda de um eletroduto corrugado 3 4até os investimentos que a empresa venha realizar.

Para te ajudar com isso, listamos alguns dos problemas mais comuns na contabilidade de empresas e preparamos dicas de como evitá-los.

  • Falta de comprovantes de pagamentos de despesas;
  • Contas bancárias não informadas;
  • Entradas não identificadas;
  • Violação dos princípios de contabilidade;
  • Descuido na emissão de notas fiscais.

Logo, para que fique ainda mais claro os desafios e o porquê de ser tão importante conhecê-los e superá-los, confira as características de cada ponto destacado e tenha ainda mais noção em relação a esses fatores.

1 – Falta de comprovantes de pagamentos de despesas

Muitos microempreendedores têm o hábito de descartar recibos que confirmam o pagamento de despesas, pois não os consideram importantes, muitas vezes devido ao seu baixo valor.

No entanto, a ausência desses documentos pode fazer com que a empresa pague menos impostos por engano ou cometa equívocos de fluxo de caixa.

Quando o comprovante de pagamento é devidamente deduzido do fluxo de caixa, os operadores irão gerar relatórios de gerenciamento imprecisos. Isso pode dificultar os problemas de contabilidade e dar uma falsa ideia de que a empresa está obtendo lucros maiores.

Consequentemente, é necessário manter um registro de todos os pagamentos de despesas, por mais insignificantes ou irrelevantes para o fluxo de caixa da organização.

Por isso, assim como um chuveiro lava olhostende a estabelecer uma segurança diante de possíveis acidentes nos olhos, entender a importância de guardar os comprovantes também tende a estabelecer o máximo de segurança e confiabilidade ao seu negócio.

2 – Contas bancárias não informadas

Outro problema comum entre os pequenos empresários são as contas bancárias desatualizadas. Portanto, os empresários podem estar cometendo graves equívocos contábeis se não comunicarem ao seu contador que possuem conta-corrente em determinado banco.

Com efeito, mesmo que a conta bancária tenha pouca movimentação, os pagamentos e transferências podem ser feitos via TED ou outros meios para este endereço bancário.

Consequentemente, ao não divulgar todas as contas bancárias da empresa ao contador, o pequeno empresário pode descumprir valores sem ter essa intenção. Isso pode causar problemas com as auditorias do IRS.

Logo, para evitar problemas em relação à lei e fazer com que as vendas de uma grelha para escoamento de água pluvial de concreto em seu negócio continuem positivas é necessário informar as contas bancárias e agir com transparência através de tudo.

3 – Entradas não identificadas

É comum alguns pequenos empreendedores não definirem seu fluxo de caixa total como fluxo de caixa. Isso é grave, pois leva a relatórios incompletos e controle total sobre as finanças da empresa.

Por exemplo, digamos que um empresário espera o pagamento de dois clientes que fazem a mesma quantidade de compras. Se um deles pagar e o outro não, não há como determinar quem está inadimplente, a menos que os lançamentos sejam identificados.

Sendo assim, para que seja registrado desde a venda de um aparelho como uma seladora manual de embalagensaté um investimento realizado, é essencial registrar tudo que venha acontecer.

4 – Violação dos princípios de contabilidade

Quando alguém abre um negócio e não tem experiência na área, é comum que não conheça todos os princípios da contabilidade. Assim, por falta de experiência, o empresário pode esquecer de remunerar impostos, remunerar tributos desnecessários, etc.

Tudo isso pode gerar prejuízos, como o pagamento de multas. É por isso que os controladores devem atuar como consultores para os empresários. Você deve ganhar a confiança dessas pessoas e orientá-las a não violar os princípios contábeis.

Por isso, para que se tenha um direcionamento e a sua empresa esteja de acordo com todas as questões legais, as atividades contábeis devem estar em evidência e direcionar a sua empresa através de cada momento.

5 – Descuido na emissão de notas fiscais

A não emissão de notas fiscais pode causar grandes problemas para o seu negócio. Afinal, ao não emitir esses documentos, a empresa pode ser condenada a pesadas multas, que chegam a comprometer toda a sua saúde financeira.

É fundamental que os lojistas e demais empresários do varejo percebam que não existe venda sem nota fiscal. Mesmo que a quantidade vendida tenha sido pequena, é sempre necessário emitir notas fiscais e não apenas quando o cliente solicitar.

Por isso, é tão importante ter um software de gestão de emissão de notas fiscais, para que tudo seja feito de forma rápida e fácil a cada venda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Instagram