Influenciador digital: por que tantas pessoas querem ingressar nessa profissão?
A ascensão das redes sociais permitiu que a influência digital se tornasse uma profissão
O termo influenciador já existe no dicionário há muitas décadas, mas foi só nos últimos anos que a palavra passou a referir a uma profissão. Atualmente, milhares de jovens almejam a independência, a flexibilidade e a visibilidade que acompanham os influenciadores digitais.
A ascensão da internet e a oportunidade de trabalhar com mídias sociais foram as grandes responsáveis por tornar a carreira de influenciador uma possibilidade. Youtubers, tiktokers, blogueiros… a geração de conteúdo para as mídias não se torna apenas rentável, mas também popular no Brasil e no mundo.
Afinal, por que se tornar um influenciador?
Essa é uma pergunta que muitos jovens se fazem, afinal, por que se tornar um influenciador? A nova profissão traz consigo inúmeros benefícios, mas também algumas dúvidas no que diz respeito à estabilidade a médio e longo prazo. Antes de investir na carreira de influenciador digital, é importante levar alguns aspectos em consideração:
Comunicação
Nas novas gerações, é comum que os jovens tenham uma personalidade mais extrovertida e antenada nas redes, afinal, eles foram as primeiras crianças que cresceram em frente às telas e as redes sociais.
É importante ter em mente que um influenciador é, em sua essência, um comunicador. Portanto, é preciso ter familiaridade com as câmeras, com as diferentes formas de se comunicar em cada plataforma e, sobretudo, ter responsabilidade com aquilo que comunica.
Visibilidade
A visibilidade é um dos principais atrativos da carreira de influenciador digital. Se antes era necessário participar de reality shows ou se tornar um grande jogador para atingir a fama, hoje a realidade não funciona bem assim. Com milhares de cliques diários, os influenciadores se tornam verdadeiras celebridades.
Toda essa visibilidade permite que os influenciadores fechem parcerias, representem marcas, sejam convidados para eventos exclusivos e acessem ambientes antes restritos para os “famosos”. Além desses benefícios, quanto mais visibilidade um influenciador tem, mais rentável se torna o seu trabalho.
Carga horária de trabalho e flexibilidade
Nada de trabalho em horário comercial de segunda a sexta. Os influenciadores possuem horários flexíveis que variam de acordo com os trabalhos fechados e a rotina de produção de conteúdos.
A possibilidade de criar o próprio horário, planejar momentos de descanso, férias em família ou ainda intensificar a produção quando necessário permitem maior controle do trabalho e do dinheiro recebido ao longo do mês.
Investimento e retorno financeiro
É possível garantir um bom retorno financeiro sendo influenciador digital, entretanto é preciso considerar que o dinheiro pode demorar. Antes de começar a lucrar, é necessário investir em equipamentos básicos, aumentar o engajamento nas redes e manter a constância na produção dos conteúdos. Todo esse processo pode levar alguns meses, portanto é importante pensar na carreira como um investimento a médio prazo.
Como dar os primeiros passos rumo à influência digital?
Depois de avaliar os principais aspectos da influência digital, decidiu investir na carreira, mas não sabe por onde começar? Com estas três dicas a seguir, é possível dar os primeiros passos:
Planeje a sua carreira
Assim como em qualquer profissão, é necessário planejar a sua carreira. A dica é anotar os principais investimentos, o que precisa ser feito a curto e médio prazo e estabelecer suas principais metas como influenciador.
Coloque a mão na massa
A produção de conteúdo é o principal meio de trabalho de um influenciador, portanto é preciso colocar a mão na massa. Escrever roteiros, organizar cenários, construir perfis em diferentes plataformas e postar os primeiros conteúdos é o pontapé inicial para ingressar na carreira.
Acompanhe as tendências
A internet está em constante mudança, por isso, é importante monitorar e se atualizar sobre as novas tendências. Além de fazer isso de forma intuitiva, o influenciador ainda pode investir em cursos que ajudam no aperfeiçoamento do seu trabalho e, consequentemente, melhoram a sua influência.
Foto de Ivan Samkov: https://www.pexels.com/pt-br/foto/comendo-comida-alimentacao-sentado-7676394/