Conheça o movimento surrealista e saiba como aplicá-lo na decoração de casa
Conhece o movimento surrealista? Saiba mais sobre essa expressão artística e como levá-la para a decoração da sua casa.
Não existem muitas regras para decorar uma casa. Cada um deve ter como base seus próprios gostos pessoais para criar um ambiente único e confortável para todos, sejam moradores ou visitantes.
Porém, isso não significa que não seja possível utilizar inspirações externas para trazer um pouco mais de personalidade histórica à sua casa ou a um ambiente específico. Por isso, é comum que muitas pessoas adicionem elementos de movimentos artísticos para dar um toque mais estiloso à decoração.
Você já ouviu falar no surrealismo? Esse movimento artístico tem muito para acrescentar na decoração da casa, seja com suas formas ou tendência de cores.
Continue a leitura e saiba mais sobre essa expressão artística, sua história e como aplicar seus elementos em uma decor atual.
O que foi o movimento surrealista?
Também conhecido como sobrerrealismo, o surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu na década de 20, em Paris. O mundo estava passando pelo período entre as duas guerras mundiais e contava com muitos artistas advindos da arte dadaísta.
Por conta desse período caótico em que o mundo se encontrava, o surrealismo buscava a valorização da loucura, da fantasia, bem como se utilizava da reação automática, ou seja, o artista pintava muito mais por impulso do que por lógica.
A pintura surrealista ainda acabou se dividindo em 2 vertentes: figurativa e abstrata. Ambas ainda detinham a característica da pintura automática, porém, o modo de expor seus pensamentos acaba sendo diferente.
No surrealismo figurativo, o artista tem uma preocupação em criar formas que sejam reconhecidas pelas pessoas. Já no abstrato, as pinturas são feitas muitas vezes com formas que não são facilmente reconhecidas.
Quais as suas principais características?
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o contexto e o que foi o movimento surrealista, está na hora de conhecer quais são as suas principais características e o que faz desse movimento uma ótima opção de inspiração para decoração dos seus ambientes.
Pensamento livre
Uma das principais características do surrealismo é o pensamento livre. Como explicado, as pinturas surrealistas não costumam ter lógica. Elas são criadas com base nos pensamentos que o pintor teve enquanto fazia sua obra.
Criação de uma realidade paralela
Elas também tinham como característica a criação de uma realidade paralela, sendo uma mistura real com o mundo fantasioso. Isso acabava até mesmo dando certo sentido em algumas obras, onde se criava um universo próprio com cenas irreais.
Influência das teorias da psicanálise
Para fazer suas obras, muitos artistas surrealistas se utilizavam das teorias de psicanálise, como a técnica do automatismo psíquico e o modelo psicanalista do sonho. A ideia aqui era transcender à expressão de pensamento.
Como aplicar a decoração surrealista em sua casa?
Agora que você entendeu o que é o movimento surrealista e quais são as suas principais características, está na hora de ver como você pode aplicar elementos desse tipo de arte na decoração da sua casa.
Quadros
Uma das principais formas de utilizar o surrealismo na decoração é por meio de quadros e painéis. É possível encontrar réplicas ou obras de artistas mais modernos que remetem ao período surrealista e incorporá-las nas paredes dos seus ambientes.
Objetos decorativos
Também é possível utilizar de decorações que se referem a algum elemento de obras famosas do surrealismo. Um exemplo clássico é o relógio derretido, elemento da obra “A Persistência da Memória”, de Salvador Dalí.
Use cores terrosas
Aqui, como não se tem um apego à realidade e à fidelização de formas, as pinturas surrealistas são características por terem cores mais fortes, como vermelho, amarelo berrante e o turquesa.
E então, já sabe como levar o surrealismo para a sua casa por meio da decoração? Siga essas dicas e crie ambientes incríveis e com a sua cara.
Imagem de CarolinaP por Pixabay