Conheça as últimas tendências em construção civil
Entender e implementar as principais tendências em construção civil em 2023 é essencial para planejar e executar estratégias de negócios de forma robusta e antenada com o mercado.
Nos últimos anos, principalmente devido à pandemia do COVID-19, parte da população passou por mudanças drásticas devido à transformação digital acelerada.
Essas mudanças promovem o uso mais consciente da matéria-prima e uma produção mais assertiva com foco na sustentabilidade.
Na área da construção civil, por exemplo, construtoras e promotores iniciaram o processo de introdução de tecnologia nas obras de forma mais intensiva para serem mais eficientes, apostando na produtividade, economia, qualidade e acompanhando o ritmo da competição.
Ou seja, se alguns processos como o de um aluguel de andaimes Sorocabaantes eram realizados de forma remota, dando mais trabalho e tomando mais tempo, com a tecnologia avançando essa ação tende a se tornar mais prática e muito mais fácil de ser realizada.
Ou seja, no geral, este ano será mais um ano de crescimento para a indústria da construção. De acordo com a Prospecta Analytica, uma empresa de soluções de big data, a previsão para 2023 é de crescimento de 4,5%.
Pelo terceiro ano consecutivo, o crescimento do setor pode superar o crescimento da economia nacional.
Para o ano de 2023, a tecnologia é o principal pilar das tendências, mas não podemos esquecer a sustentabilidade e o meio ambiente, bem como a busca pela qualidade de vida, tanto para a equipe quanto para quem vai se beneficiar com as obras.
Pensando nisso, para que fique bem claro, hoje iremos falar sobre a construção civil, evidenciando a significação desse tipo de serviço e principalmente as principais tendências desse ramo para o ano de 2023. Confira!
O que é construção civil?
A engenharia civil molda o mundo ao nosso redor, pois é responsável pela maioria dos edifícios públicos e muitas outras estruturas que sequer muitas vezes pensamos ou conseguimos imaginar.
As construções civis e sua aplicação vão desde a construção de pavimentos até grandes pontes, tratamento de esgoto, centro da cidade e barragem, podendo ou não utilizar também blocos de isopor. A engenharia está em todos os lugares que olhamos.
A engenharia civil é um ramo que inclui projeto, manutenção e estruturas ambientais, como reservatórios, estradas e pontes. Outros projetos que a indústria da construção civil desenvolve e também se mostra presente são:
- Sistemas de esgoto;
- Ferrovias;
- Túneis;
- Zoneamento;
- Barragens.
Logo, diante da aplicação e da proporção que as construções civis possuem por dentro das suas tendências, é um passo totalmente necessário que tende a garantir muito mais destaque e fazer com que você esteja porventura nessa área tão vasta é incrível.
Afinal de contas, como mencionamos acima, a construção civil, seja de forma direta ou indireta, faz parte da nossa vida e está presente diante do nosso convívio o tempo todo.
Sendo assim, ao estar por dentro das tendências em relação à construção civil, você tende a conhecer ainda mais sobre um projeto ou obra em questão, assim como alguns ramos mais específicos, como assessoria imobiliária.
Principais tendências da construção civil
Por mais que muitas vezes possamos achar que ficar por dentro das tendências da construção civil é algo que só cabe aos profissionais dessa área, saiba que ela está presente em nossa vida o tempo todo.
Logo, diante da importância e relevância que ela possui, ficar por dentro das suas tendências é um passo necessário e que tende a fazer toda a diferença, por exemplo, ao você instalar um portão automáticoou até mesmo realizar seja qual for a construção.
Por isso, para fazer com que você conheça ainda mais sobre essa área e o quanto ela tem avançado devido a tecnologia, confira as principais tendências e fique por dentro dessa área tão incrível.
1 – Construtechs
A Construtechs é uma startup e empresa de tecnologia focada nas necessidades de engenharia civil indoor e outdoor. Essas empresas se propõem a verticalizar o setor por meio da modernização, inovação e aperfeiçoamento.
Em 2023, cada vez mais criadores e desenvolvedores buscaram a Construtech para aprimorar sua produção.
Existem aproximadamente 955 startups ativas em todo o país com menos de 150 funcionários e não mais de 15 anos de experiência. Segundo o 6º mapa da Construtechs & Proptechs, o setor brasileiro cresceu 13,82% entre 2021 e 2022.
Duas vezes vencedora do prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, iniciativa da CBIC, por meio da delegação de materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), a empresa traz grandes benefícios para a modernização da engenharia da construção civil.
Logo, diante da linha de pensamento e inovação que essas startups costumam seguir, desde as etapas iniciais até um polimento de pisos, tudo tende a ser feito com precisão e o máximo de assertividade.
2 – Cidades inteligentes
A forma como as cidades são estruturadas está mudando significativamente com o surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias.
As cidades inteligentes, ou “smart cities”, são cidades compostas por construções que otimizam os recursos naturais e de energia, sendo uma das principais tendências da construção civil para o ano de 2023.
Ou seja, um local onde a sustentabilidade é colocada em prática com a gestão de resíduos recicláveis e orgânicos, formas de consumo e transporte.
Além disso, essas cidades usam tecnologias como big data, inteligência artificial e computação em nuvem para armazenar e analisar dados infinitos.
Os dados da cidade inteligente podem ser coletados de diferentes dispositivos na cidade, como sensores, câmeras, semáforos inteligentes, entre outros.
Nesse sentido, a onda da tecnologia 4.0 está penetrando instantaneamente nas cidades mais desenvolvidas do mundo para aumentar sua produtividade, melhorar seu planejamento e fazê-la funcionar de maneira otimizada.
Cidades inteligentes são as cidades do futuro (pelo menos aqui no Brasil). Mas todos os dias e com cada invenção que surge à vida estamos nos aproximando dessa realidade.
Logo, diante dessa realidade e inovação que surge com extrema agilidade, a tendência é que daqui alguns anos, desde um motor para portão basculante até a construção de um projeto, tudo se realize com o auxílio da tecnologia.
3 – Inteligência artificial
Outra tendência importante neste ano no mundo da construção é o uso de inteligência artificial, que é uma tentativa de replicar o conhecimento humano em máquinas.
Para isso são criados algoritmos que simulam nosso pensamento para que os sistemas funcionem de forma mais rápida e independente.
Dessa forma, processos que envolvem tomada de decisão, avaliação de crises e prevenção de riscos, entre muitas outras incompetências complexas, podem ser automatizados dentro de uma organização. Além disso, a análise de dados é mais precisa e rápida.
Ou seja, se antes era necessário a ação humana para a realização de um concreto polidocom a IA, essa ação tende a acontecer de forma tecnológica, reparando erros e estabelecendo o máximo de assertividade.
4 – Projetos sustentáveis
A sustentabilidade tornou-se pauta constante nos ambientes de negócios ao redor do mundo. Nesse sentido, a busca pelo desenvolvimento sustentável é papel de toda construtora e promotora em 2023, ou pelo menos deveria ser uma tendência para todos.
Certamente cada projeto de redução de danos ambientais será bem-visto e terá diferenciais no mercado.
Nesse sentido, iniciativas que promovem a melhoria de processos como o ESG, por exemplo, vêm ganhando importância, gerando responsabilidade ambiental, social e corporativa para os setores da construção civil.
Se você usa soluções e comportamentos sustentáveis no canteiro de obras, evita retrabalho, situações que geram entulhos, improdutividade, uso de papel e outros tipos de desperdícios que antes demoravam muito para ser identificados.
Práticas empresariais que contribuem para a preservação do meio ambiente, como:
- Preservar os recursos naturais;
- Reduzir as emissões de carbono;
- Reduzir o uso de papel;
- Proteger a biodiversidade;
- Promover a eficiência energética.
Todos esses são exemplos de que devem ser postos como prioridades para 2023.
5 – Software de gestão de obras
O software de gerenciamento de obras vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e é uma das grandes tendências para as construtoras em 2023.
Esse software de gerenciamento de obras é uma excelente escolha para seu controle contínuo. Esta ferramenta oferece controle total sobre o seu projeto em um sistema adaptado às suas necessidades de engenharia civil.
Com indicadores em tempo real que proporcionam dinamismo, flexibilidade e maior fluidez na execução dos trabalhos, o software garante otimização de processos e melhoria contínua dos fluxos de trabalho.
O software é muito mais do que resolver os problemas cotidianos da construção civil, ele aproxima os canteiros de obras do futuro da construção civil.
Ou seja, desde a necessidade de uma busca sobre tubo pvc transparente rígido preçoaté o andamento de uma obra, tudo dentre o software tende a gerar precisão e controle diante das ações a serem realizadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.