Economia

Como faço para aumentar meu score? Entenda tudo do assunto!

Muitos se perguntam “como faço para aumentar meu score rapidamente?”, mas, para conseguir é necessário compreender como o sistema de pontos funciona e influi sobre a vida financeira de qualquer pessoa no Brasil.

Os valores do medidor de pontos podem ser altos ou baixos e indicam informações precisas sobre seu perfil como consumidor. O ideal é estudar os dados para compreendê-los, entender como melhorar e aumentar o seu score. Veja a seguir tudo o que você precisa saber!

Entenda o que é score de crédito e como funciona

O score nada mais é que a pontuação que você obtém por manter uma boa rotina financeira com as suas contas e ao pagar pelo que deve no dia certo, gerando um bom relacionamento com as empresas.

Neste caso, as companhias não se restringem apenas aos bancos ou financeiras, mas todas as outras contas, como de luz, água, impostos ou aluguel e até mesmo da sua internet.

Os birôs de crédito verificam se você cumpre com as suas obrigações financeiras sem deixar nada para trás, por exemplo, analisando diversos fatores, conforme o órgão preconiza. Geralmente a pontuação varia entre 0 a 1000 pontos, sendo quanto maior, mais credibilidade você tem no mercado.

Ao manter as contas em dia e realizar outras ações relativas a finanças, seu score pode elevar progressivamente, o que chama a atenção das financeiras e demais empresas que ofertam crédito.

Muitas modalidades de crédito consideram o score como um dos fatores para uma concessão, além, até mesmo, de mobiliárias, ao locar um imóvel.

Dicas para você aumentar o seu score de crédito

Verifique abaixo tudo o que você precisa saber para melhorar a sua pontuação de crédito:

Aprenda sobre educação financeira

O controle da sua vida financeira é fundamental porque, além de controlar os gastos, você se mantém em dia com o que deve, evitando possíveis atrasos. Seu nome permanece limpo, a sua relação com as organizações melhora e sua avaliação sobe.

Para isso, é fundamental estudar sobre educação financeira para entender como conseguir o controle financeiro e aprender as ações que vão te ajudar a melhorar suas finanças. Ficou interessado? Veja esse artigo e entenda como a educação financeira pode te ajudar a controlar as suas finanças!

Consulte seu score

Você precisa descobrir a sua pontuação antes de qualquer coisa. A consulta é feita na plataforma de birôs de crédito, se você não estiver cadastrado, realize este processo rapidamente. Confirme o e-mail, se necessário, e faça o seu login com senha e endereço eletrônico.

Na página inicial aparecem informações sobre possíveis pendências e acordos oferecidos pelas empresas, e em seguida surge o seu score. O medidor possui cores intuitivas, como vermelho, amarelo ou verde, e verde-escuro (que apresenta nível elevado), e te ajuda a entender a sua situação.

A partir disso, você saberá como está a sua pontuação e poderá iniciar os próximos passos.

Faça um diagnóstico da sua situação financeira

O propósito é entender qual é sua real situação financeira para poder realizar um planejamento financeiro adequado e eficiente. Está no vermelho ou no verde? Precisa ter mais cautela com seus gastos? Tem muitas dívidas pendentes? Está com o nome sujo?

Levante todas as suas contas e coloque todas as informações em planilha para poder analisar com mais facilidade e clareza.

Estabeleça metas e um bom planejamento financeiro

Após saber seu diagnóstico financeiro, é o momento de iniciar um planejamento conforme seus objetivos com metas claras. Por exemplo, se possui dívidas, o seu principal objetivo será quitá-las. Então será necessário pensar em ações para economizar dinheiro e organizar as finanças para isso.

Estabeleça objetivo e metas de curto, médio e longo prazo e monte o planejamento para conseguir conquistá-los. A planilha vai ser de grande ajuda para você.

Priorize pagar todas suas contas dentro do prazo de vencimento

Nunca deixe suas contas atrasadas porque elas contam juros diários e na hora de pagar, o valor estará diferente do inicial. Dessa maneira, separe os valores corretos sobre cada uma das faturas e quando chegar a data correta, efetue o pagamento.

Assim, você também consegue transmitir uma imagem de bom pagador e assim contribuir para aumentar o seu score.

Regularize todas suas dívidas

Se estiver com dívidas ativas, é fundamental resolvê-las, principalmente se estiver negativadas. Você deve entrar em contato com o credor e tentar renegociar a dívida.

Outra maneria pode ser por intermediários ou plataformas com esse propósito. Por exemplo, há birôs de crédito que possuem a opção de conseguir negociações de forma prática e fácil pelo site. Porém, o credor terá que ter parceria com esses órgãos para ter disponível uma possível negociação.

Há também feirões que promovem a negociação de dívidas negativadas. Então fique de olho e encontre a melhor maneira de realizar isso. Lembrando que é fundamental só aceitar o acordo se realmente puder arcar com o valor, a fim de realmente quitá-lo o mais breve possível.

Priorize manter o nome limpo

Um dos fatores que ajudam a aumentar o score ou mantê-lo alto, é ter o nome limpo. Afinal, se você estiver com o nome sujo ou negativado, vai demonstrar ao mercado que não cumpre com seus compromissos financeiros, prejudicando sua imagem, e como consequência seu score.

Procure manter os seus dados atualizados nos birôs de crédito

Mantenha sempre seus dados atualizados nos birôs de crédito, como o Serasa, SPC, Boa Vista e Quod. Seus pontos aumentam aos poucos porque a atualização de suas informações gera mais confiança e segurança para essas empresas.

Ative o seu Cadastro Positivo

Com a Serasa, você pode ativar seu Cadastro Positivo e permitir que empresas de todo o Brasil consultem suas informações. Isso pode te ajudar a gerar mais credibilidade e aumentar o seu score.

Acompanhe seu score

Sempre acompanhe seu score para descobrir se ele abaixou ou aumentou. De tempos em tempos, são feitas análises sobre seu desempenho de pagamento e bom relacionamento.

Ao perceber que baixou, fique de olho sobre o motivo, se é uma dívida que esqueceu de pagar, por exemplo. Ou ainda, se aumentar, pode te ajudar ao definir o melhor momento para solicitar crédito ao mercado, caso seja necessário.

Tenha cautela ao solicitar crédito no mercado

Ficar solicitando crédito no mercado o tempo inteiro pode transmitir uma imagem de desespero e desorganização financeira. Isso pode prejudicar sua pontuação de crédito. Então, a dica é só solicitar se realmente for muito necessário, como nos casos de uma emergência.

Por meio do controle financeiro e da priorização de contas, você aumenta seu score com o tempo. Gostou das dicas? Então compartilhe esse artigo com seus amigos!

Instagram