Como diminuir a retenção de líquidos e o inchaço com hábitos saudáveis
Entenda porque a retenção de líquidos acontece e quais hábitos podem melhorar o aspecto inchado
Retenção de líquidos é um processo em que ocorre o armazenamento de água e líquidos em excesso nos tecidos do corpo humano, fazendo com que algumas regiões fiquem com a aparência inchada. Isso ocorre principalmente nas regiões das pernas, braços e barriga, onde existem mais tecidos com capacidade de retenção.
De maneira geral, a retenção de água não é um problema de saúde, mas pode indicar que algo não está certo com o organismo, seja algo a ser tratado ou simplesmente uma mudança dos maus hábitos alimentares, consumindo mais água ou sucos sem conservantes, por exemplo. Entenda melhor o que é a retenção de líquidos e como diminuí-la.
O que causa a retenção de líquidos?
A retenção de líquidos pode acontecer por diferentes motivos, sendo alguns relacionados com mau funcionamento de algum processo do organismo. No entanto, um dos maiores fatores para o surgimento da retenção de líquidos são os maus hábitos alimentares.
Entre as doenças que podem ocasionar uma retenção de líquidos maior do que o normal estão:
- alteração no funcionamento dos rins ou do fígado;
- problemas na tireoide;
- remédios que estimulam a retenção (leia a bula);
- reações inflamatórias e alérgicas.
Caso perceba um inchaço anormal, procure um médico.
Um dos maiores fatores para a retenção de líquidos na maioria das pessoas é a alimentação com muita quantidade de sódio e baixa ingestão de água. Por isso, quem sofre com isso precisa estar atento aos tipos de alimentos que consome e buscar mudar seus hábitos para melhorar o aspecto inchado.
Vale dizer que todo mundo retêm líquidos, pois esse é um mecanismo do corpo para se manter sempre hidratado. Entretanto, alguns acabam retendo líquidos em excesso, dependendo dos fatores mencionados acima. Mulheres costumam reter mais líquidos do que homens, pois os hormônios presentes no corpo contribuem para isso.
Dicas para combater a retenção de líquidos
Se seu caso de retenção de líquido não é causado por um problema de saúde, algumas mudanças de hábitos podem ajudar a diminuir o efeito inchado. Confira algumas dicas!
Aumentar a ingestão de água
Pode parecer estranho, mas a principal dica para quem quer eliminar os líquidos retidos é ingerir ainda mais líquidos. Isso porque a retenção acontece principalmente quando o organismo percebe que precisa fazer uma reserva para se manter hidratado.
Se você se hidrata da maneira ideal, o organismo deixa de reter, pois já está sendo hidratado constantemente. Por isso, quem quer desinchar precisa consumir muito líquido e ir sempre ao banheiro, para eliminar todo esse líquido.
Alimentação mais natural
Um dos fatores mais comuns para a retenção de líquidos é o alto consumo de sódio e de açúcar, presentes em praticamente todo alimento que passa por algum tipo de processamento.
Por isso, uma das dicas mais importantes é começar a se alimentar de maneira mais natural, com alimentos in natura e menos processados. Preparar as refeições e lanches em casa também ajuda no controle do tempero (principalmente sal), que também causa retenção.
Aumentar o consumo de frutas
Seguindo a dica da alimentação, aumentar o consumo de frutas é uma ótima maneira de combater a retenção. Isso porque conseguem melhorar a ingestão de água e evitar o consumo de açúcares processados.
Coloque uma fruta nos lanches e após as refeições para conseguir consumir mais vitaminas e manter a saciedade de maneira saudável.
Praticar exercícios físicos regularmente
Outro hábito que ajuda não apenas a combater a retenção de líquidos, mas em muitos outros cuidados com a saúde é a atividade física. Quando movimentamos o corpo, o organismo passa a fazer diferentes atividades para regular temperatura, circulação do sangue e queimar a gordura armazenada. Nesses processos, acaba também eliminando os líquidos retidos.
Foto de Maurício Mascaro: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-vestindo-camisa-preta-bebendo-agua-907865/