CNN Brasil lança projeto especial sobre 100 anos do Modernismo
Produtos em diversos formatos estreiam no dia 14 de fevereiro
Para celebrar o centenário da *Semana de Arte Moderna*, a *CNN Brasil* lança um projeto especial com produtos em diversos formatos. Uma série para a televisão, um podcast, conteúdo para o site, YouTube, redes sociais e CNN Rádio serão exibidos entre os dias 14 e 18 de fevereiro.
A série com cinco episódios é comandada pelo jornalista *Renan Fiuza*, que a cada dia da semana entrará, ao vivo, no *”Prime Time”*, de um lugar da capital paulista. Na estreia, eleestará no *Theatro Municipal de São Paulo*, onde foi realizada a Semana de Arte Moderna de 1922. A manifestação organizada por intelectuais e artistas rompeu com o tradicionalismo cultural, defendendo uma nova estética, independente das correntes europeias e mais associada à cultura brasileira. Os principais nomes do movimento são Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Graça Aranha, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Menotti Del Picchia e Guilherme de Almeida.
100 anos do Modernismo
Com participação de artistas de várias áreas, pesquisadores, escritores e arquitetos, as reportagens falam de história, representatividade e do legado do Modernismo.Entre os entrevistados estão o jornalista *Ruy Castro*, o artista muralista *Eduardo Kobra*, a dupla *Os Gêmeos*, abailarina *Ingrid Silva* e *Tarsilinha* sobrinha-neta da pintora *Tarsila do Amaral*, um dos principais artistas do movimento, autora do quadro *”Abaporu”*.
*Renan Fiuza*
*Renan Fiuza* conta a história da Semana de Arte Moderna, visita os locais frequentados pelos integrantes do movimento e constrói uma reflexão sobre a importância do evento para a cultura brasileira, incluindo as transformações da arquitetura de São Paulo, que possui inúmeros edifícios modernistas. A série também aborda diversidade, representatividade, avanços culturais e as perspectivas para a arte do futuro.
*CNN Rádio*
Simultaneamente à exibição na tv, algumas das entrevistas da série serão transmitidas pela *CNN Rádio*. Nodia da estreia, o maestro João Carlos Martins também estará ao vivo na rádio, às 10h20, com Thais Herédia e Sidney Rezende.
*Conteúdo digital *
O site da *CNN Brasil* vai expandir o conteúdo da série, publicando no site da marca todos os episódios, com novos textos de *Renan Fiuza*. As entrevistas com os especialistas e as personalidades ouvidas, que precisaram ser editadas para inclusão nas reportagens, vão ser reproduzidas na íntegra pelo site, como conteúdo extra.
*Podcast nas plataformas de streamings*
O podcast *“Semana de 22: bem mais que o modernoso”* terá cinco episódio lançados ao mesmo tempo, no dia *14 de fevereiro*, nas principais plataformas de streaming de áudio e no site da *CNN Brasil*. A série, comandada pela repórter e apresentadora *Paula Martini*, faz uma reflexão sobre a herança do movimento cem anos depois.
O conteúdo revisita o passado, questiona o impacto nos dias atuais e o que a Semana de Arte Moderna representa para a cultura do país. Os episódios contam com entrevistas do escritor e jornalista *Ruy Castro*, da historiadora *Mary Del Priore*, da professora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, *Ana Paula Cavalcanti Simioni*, da cineasta *Sabrina Fidalgo*, da doutora em História da Arte *Regina Teixeira de Barros*, da professora da FAAP e organizadora do livro “Modernismos 1922 – 2022, *Gênese Andrade*, do filósofo *Luiz Armando Bagolin* e do escritor *Jeferson Tenório*.
*Semana de Arte Moderna de 22*
Todo o conteúdo do projeto da *CNN Brasil* sobre o centenário da *Semana de Arte Moderna de 22* ficará disponível sob demanda (VoD) no canal do YouTube da CNN Brasil.
O projeto especial sobre os 100 anos do Modernismo será exibido de 14 a 18 de fevereiro em todas as plataformas da CNN Brasil: tv, rádio, site, Youtube e redes sociais.
CNN Brasil
A CNN Brasil começou a operar em 15 de março de 2020 produzindo conteúdos multiplataformas, com notícias transmitidas na TV, rádio, site, aplicativo e YouTube e, ainda, em perfis nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn, pushes, notificações, newsletters e podcasts.
A emissora já conquistou 20 prêmios e, em seu elenco, estão alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo.