Cidadania

Acessibilidade e inclusão digital: da utopia à prática

Entenda a importância e conheça boas práticas de acessibilidade e inclusão digital.  

A acessibilidade é um tema importante em todos os setores do mercado e se aplica tanto às pessoas quanto às experiências. Por isso, buscar soluções de usabilidade, assim como investir em inovação e inclusão digital são iniciativas relevantes para qualquer negócio, independentemente do porte ou ramo de atuação.

Neste artigo, vamos conversar sobre acessibilidade e inclusão digital tanto em pequenos quanto em grandes negócios. Conheça os principais movimentos e entenda os impactos positivos experimentados por quem decide incorporar medidas de inclusão em suas operações no ambiente digital.

Dados sobre pessoas com deficiência no Brasil

De acordo com dados do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 45,6 milhões de pessoas no país tinham algum tipo de deficiência, isso representava  23,9% da população.

Atualmente, o IBGE está com um novo Censo em andamento, mas o levantamento e a organização dos dados coletados ainda não foi feita, por isso, os percentuais devem sofrer alterações.

Apesar de serem dados mais antigos, eles ajudam a trazer um panorama acerca do volume considerável de pessoas que têm algum tipo de deficiência, se enquadrando nessa categorias as deficiências física, auditiva, intelectual, visual e múltipla.

Estratégias de inclusão dentro das empresas

A acessibilidade é um tema que gera dúvidas entre os gestores, principalmente no campo prático. Em um primeiro momento, pode parecer desafiador estabelecer boas práticas de inclusão digital de pessoas com deficiência.

No entanto, o mercado está atento a essa necessidade e já surgem soluções específicas desenhadas para facilitar a implementação da acessibilidade digital. A entrada em vigor da NBR 17060 da  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) veio para mostrar como esse tema é urgente e precisa fazer parte da pauta de gestão em 2023.

NBR 17060 da ABNT e CGI.br

A norma NBR17060 da ABNT em parceria com a CGI.br conta com 54 recomendações e requisitos de acessibilidade para aplicativos de smartphones e tablets.

Lançada em outubro de 2022, a NBR17060, que já está em vigor, foi baseada na Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), traduzida livremente como Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo na Web.

As recomendações são divididas em quatro grupos: percepção e compreensão, controle de interação, mídia e codificação e estão disponíveis nosite oficial da ABNT. [1] 

Em linhas gerais, a proposta da norma técnica é oferecer soluções de acessibilidade para pessoas com visão limitada ou sem visão, sem audição ou com audição limitada, sem percepção de cor, sem fala, com restrições de manipulação e força, epilepsia fotossensível e/ou cognição limitada.

Essa norma se aplica tanto para sites móveis, web apps e apps híbridos quanto para aplicativos nativos em Android e iOS.

Sem dúvida, ela representa um marco importante para a acessibilidade tecnológica no Brasil e promete contribuir para a adoção de boas práticas por parte dos desenvolvedores. Além disso, a norma incentiva a democratização no acesso a informações e conteúdos online para pessoas com deficiência.

A importância da inclusão digital

Hoje, grande parte da população está presente no meio digital. Seja para trabalhar, para realizar tarefas diárias, para se locomover ou simplesmente como meio de lazer, a internet é considerada um marco da revolução industrial e econômica em todo o mundo.

Considerando a sua relevância, é superimportante pensar em como garantir amplo acesso à tecnologia, viabilizando o acesso à inovação ao máximo de pessoas possível, inclusive às pessoas com deficiência.

As empresas têm um papel importante na adoção de iniciativas e estratégias que viabilizem a implementação de mudanças. Por isso, a criação de normas como a NBR17060 vem para ampliar a discussão sobre o tema e motivar a transformação dentro dos negócios.

Se em algum momento a inclusão digital foi vista como uma utopia, hoje estamos cada vez mais próximos de deixar a utopia de lado e abraçar mudanças que vão garantir o amplo acesso à tecnologia.

Foto de Antoni Shkraba: https://www.pexels.com/pt-br/foto/arte-materiais-de-arte-materiais-artisticos-artesao-4348401/

Instagram