4 pratos estrangeiros consumidos pelo brasileiro
Embora sejam populares no Brasil, algumas receitas foram importadas de outros países
Que a culinária brasileira é espetacular, os próprios brasileiros e os estrangeiros sabem. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que vários pratos populares por aqui foram importados de outros países. Como não poderia deixar de ser, esses preparos ganharam um toque brasileiro e se distanciaram em aparência e em sabor das suas versões oficiais.
Quer saber que pratos são esses? Continue lendo!
1) Estrogonofe
O famoso estrogonofe com arroz e batata palha é um prato muito popular no Brasil, tanto é que alguns estabelecimentos se especializaram no seu preparo, mas a verdade é que essa é uma receita originária da Rússia, onde era servida aos czares, no século XIX. Por lá, a carne é cortada em tiras finas, flambada em alguma bebida alcoólica, como o conhaque, e servida com purê de batata e creme azedo. Nada do molho rosé que encontramos por aqui.
2) Pizza
A pizza chegou em terras brasileiras com a imigração italiana, mas é uma receita muito popular em todo o mundo. No entanto, por aqui ela mudou bastante em relação ao preparo original: cresceu tanto em tamanho quanto em quantidade de recheio. Por falar em recheio, as pizzas brasileiras podem ser encontradas com uma variedade quase infinita de recheios: de pizza de hambúrguer a pizza de sushi.
3) Hot dog
Embora seja de origem europeia, mais precisamente alemã, o cachorro quente, ou hot dog, se popularizou nos Estados Unidos, onde é vendido em barracas nas ruas, mas também nos estádios de beisebol. Composto de pão, salsicha e uma camada de mostarda, o sanduíche que é vendido no Brasil com o mesmo nome é completamente diferente. Por aqui, ele pode ser encontrado com purê de batata, milho, ervilha, batata palha, entre outros elementos.
4) Temaki
O Brasil concentra a maior comunidade de japoneses fora do Japão. Portanto, não é casual que a culinária do país tenha se popularizado tanto por aqui. No entanto, os pratos têm pouco a ver com os seus equivalentes originais. O temaki de salmão com cream cheese, por exemplo, é uma invenção brasileira, assim como o hot roll. O macarrão instantâneo é uma tentativa de imitar o famoso lamen japonês, mas que não chega perto.
Além de uma gastronomia maravilhosa, o Brasil também recebe a influência de culinárias de todas as partes do mundo. Temos cada vez mais imigrantes chegando por aqui e fazendo da comida um negócio rentável. Muitos deles começam de forma artesanal e rapidamente precisam aumentar a produção, e pesquisam sobre como aceitar vale-alimentação no meu estabelecimento, considerando a importância do benefício para impulsionar vendas e sua grande demanda.
Com essa diversidade de povos encontrada no Brasil, as culturas acabam se misturando, e a culinária é parte disso. Quem sabe aquela receita que você adora não veio, na verdade, de outro país?!
Foto:iStock