Saúde dos pés: tratamento para dores nos pés
A dor nos pés é tão diversa quanto a estrutura dos pés. Cada pé é composto por 26 ossos, 33 articulações e 20 músculos. Mais de 200 tendões e ligamentos suportam o movimento.
Os diagnósticos e os possíveis tratamentos dependem de onde, quando e como a dor ocorre. O uso de sapatos apertados podem contribuir para o desconforto e danos à postura.
O que é dor no pé?
Os pés carregam todo o peso do corpo quando estão em pé andando e ficam expostos a grandes pesos, dependendo no que você trabalha, o peso varia. Geralmente são colocados em calçados que não focam no bem-estar do pé. A dor geralmente ocorre como um sinal que algo está errado. Bolhas, calos e outras consequências de calçados inadequados também causam dor.
Além disso, os pés são propensos a lesões. Contusões e distensões, torcer o tornozelo é um exemplo. O gatilho da dor é muitas vezes visível. Isso se aplica a unhas encravadas, bolhas ou espessamento da córnea.
Se as causas não forem reconhecíveis e a dor persistir, é a hora de consultar um médico. A dor no pé pode ocorrer a cada passo e a cada movimento Geralmente, persistem mesmo quando está deitado e representam um comprometimento grave.
Causas de dor nos pés
A dor nos pés é causada por:
- Lesões
- Deformidades do pé
- Inflamação
- Sinais de desgaste
- Distúrbios circulatórios
- Doenças de pele
- Doenças do sistema nervoso
- Tumores
Doenças metabólicas como diabetes ou gota também podem causar deformidades dolorosas e inflamação na área do pé.
Deformidades do pé
As deformidades nos pés podem se desenvolver ao longo da vida. Esses problemas geralmente começam na infância. Durante a infância, os ossos não estão totalmente desenvolvidos e são muito macios.
Se os tênis femininos são muito pequenos ou muito grandes, eles têm uma influência decisiva no crescimento do pé. Na idade adulta, a obesidade, os sapatos errados e o estresse extremo contribuem para o mau posicionamento.
As deformidades comuns do pé incluem:
- Pé chato
- Pé torto
- Dedos em garra
Lesões típicas nos pés
Acidentes durante o esporte, no dia a dia ou na estrad geralmente resultam nas seguintes lesões nos pés:
- Lesões nas articulações
- Inchaço ósseo
- Ossos quebrados
- Entorses
- Lesões do tendão
- Lesões ligamentares
- Lesões musculares
Sinais de desgaste
Sinais de desgaste como causa da dor se desenvolvem ao longo da vida. Estresse extremo no trabalho, esporte e a velhice favorecem essas manifestações:
- Osteoartrite (desgaste articular)
- Esporão de calcanhar
- Osteoporose (perda óssea)
Inflamação
Lesões inflamatórias nos pés são causadas por uso excessivo ou em conexão com outras doenças. São:
- Artrite (inflamação das articulações)
- Inflamação do periósteo
- Tendinite
- Doenças reumáticas
- Bursite
Sintomas relacionados à dor no pé
A dor no pé é um sintoma. A causa da dor pode estar no pé ou em outros músculos, tendões e ossos. Por exemplo, a inflamação do nervo ciático pode causar dor nos pés, mesmo que o nervo não o atinja. Uma hérnia de disco pode fazer com que a dor vá para o pé.
Outros sintomas de dor incluem:
- Alterações na pele
- Deformações na área dos dedos dos pés
- Saliência no calcanhar como o esporão do calcanhar
- Vermelhidão
Diagnóstico
No caso de dor no pé, o médico primeiro realiza uma análise do histórico médico com seu paciente. Ao olhar para o pé e o tornozelo, ele pode ter pistas. Além disso, ele observará o padrão de como é a pisada da pessoa.
Tratamento de dores nos pés
A terapia depende da causa e do diagnóstico. As palmilhas feitas sob medida são adequadas para corrigir deformidades. Se a dor no pé for apenas devido ao uso excessivo de calçados, um curto período de imobilização geralmente é suficiente para eliminar a dor. Pomadas e bandagens são recomendados para isso.
Outros métodos de tratamento são:
- Ginástica de pé
- Massagens nos pés
- Escalda-pés