Saiba mais sobre os benefícios da rede 5G nas cidades
Desde a resolução de problemas de tráfego até o aumento da segurança pública, a rede 5G levará o desenvolvimento de cidades inteligentes a um nível totalmente novo.
O 5G lançou as bases para o surgimento das cidades inteligentes: uma infraestrutura urbana avançada que usa dados para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.
Embora a adoção generalizada de tecnologias 5G para cidades inteligentes continue representando muitos desafios, a chegada das redes sem fio de próxima geração promete acelerar sua proliferação e levar os serviços urbanos a um nível muito elevado.
Então, como a aplicação das tecnologias 5G afetará o mundo e, mais importante, as cidades de hoje? O 5G ajudará as cidades inteligentes a prosperarem de várias maneiras.
Neste artigo vamos descobrir o que é essa tecnologia, seu potencial e dar vários exemplos de como ela está sendo utilizada em cidades inteligentes, extrapolando para o futuro próximo.
Continue lendo para saber mais.
O que é a tecnologia 5G e como ela funciona?
O 5G é a próxima geração de redes celulares que visa substituir gradualmente o 4G em todo o mundo. Embora seja uma evolução técnica do 4G, não uma revolução, traz um enorme potencial para revolucionar os negócios de cidades inteligentes.
A rede 5G tem várias vantagens em relação ao 4G:
- Velocidade de internet mais rápida
- Tem uma maior largura de banda de dados
- Menor latência.
Tudo isso impactará positivamente as experiências digitais, desde o desempenho de aplicativos de empresariais até a condução de um carro.
Além disso, o 5G potencialmente eliminará a maioria dos problemas de conectividade do 4G, garantirá uma cobertura mais ampla e estará disponível nas cidades mais inteligentes do mundo.
Agora sabemos o que é o 5G, mas como o 5G mudará as cidades e como o fará?
Como o 5G ajudará a transformar as cidades inteligentes?
1. Resolver problemas de trânsito e transporte
A latência zero trazida pelo 5G permitirá que os sensores e dispositivos que alimentam o sistema de transporte e tráfego da cidade funcionem perfeitamente, redirecionando automaticamente o tráfego e alertando os sistemas de veículos autônomos para a situação atual na estrada.
Os carros alertarão uns aos outros sobre sua localização para eliminar colisões e evitar engarrafamentos. Dessa forma, as ruas das cidades inteligentes serão mais seguras para motoristas e caminhantes.
Por exemplo, seu telefone 5G pode alertá-lo sobre carros e bicicletas próximos enquanto você caminha pelas ruas da cidade, ajudando a evitar acidentes.
2. Tornando nossas casas mais limpas, seguras e energeticamente mais eficientes
Dado o impacto previsto do 5G na IoT -Internet of Things-, estamos a poucos passos das casas inteligentes. Desde compras e entregas automatizadas de supermercado até ao gerenciamento complexo de infraestrutura de edifícios, o 5G nos permitirá adotar novos estilos de vida.
Em termos práticos, isso significaria casas mais seguras e energeticamente eficientes, poupando energia, e um ambiente doméstico mais limpo e saudável. Aumentar o número de frequências permitirá que mais dispositivos de IoT penetrem em residências de cidades inteligentes e funcionem com eficiência sem interferir uns nos outros.
3. Abrindo caminho para cuidados de saúde personalizados
Muitas pessoas hoje têm pulseiras de fitness que podem ser usadas; Para entender melhor, o 5G e os novos dispositivos que são desenvolvidos aproveitando essa nova tecnologia têm todo o potencial para revolucionar a assistência médica.
Não será mais necessário ir a um consultório médico para passar por exames médicos: os médicos serão alertados instantaneamente sobre uma mudança na condição de um paciente e poderão modificar imediatamente a medicação ou alterar a terapia.
O acesso centralizado aos registros médicos de um cidadão pode ser concedido instantaneamente a um profissional de saúde. Existe até a hipótese de um cirurgião especializado em outra metrópole aconselhar outro cirurgião no meio de uma operação a quilômetros de distância em tempo real.
Em essência, o 5G está removendo todos os obstáculos que atualmente dificultam a prestação de cuidados de saúde personalizados aos centros urbanos.
4. Gerenciamento avançado da infraestrutura da cidade
De acordo com a multinacional sueca Ericsson, o impacto do 5G melhorará a conectividade entre todas as facetas de uma infraestrutura de cidade inteligente, da gestão de energia à gestão de edifícios inteligentes, e permitirá que as autoridades e empresas da cidade direcionam instantaneamente seus esforços para atividades que exigem sua atenção.
Em um futuro próximo, sensores inteligentes usados no meio ambiente coletarão dados em tempo real sobre quase todos os aspectos da vida urbana, como clima, níveis de poluição do ar e situação do tráfego em cidades inteligentes.
Ao fazer parceria com empresas locais e estabelecimentos de ensino, a administração das vilas inteligentes poderiam trabalhar nos aspectos da vida urbana e garantir a sustentabilidade ambiental com base nos dados mais atuais.
5. Aumento da Segurança Pública
O 5G também melhorará significativamente os serviços de regiões inteligentes relacionados à segurança pública. A análise em tempo real de gravações de vídeo de locais públicos aliada ao software biométrico permitirá identificar rapidamente situações perigosas e alertar automaticamente as autoridades em situações como um acidente de carro ou um ataque terrorista.
Os equipamentos conectados ao 5G também poderão ser implantados e atualizados em qualquer lugar com cobertura de rede móvel, eliminando a necessidade de fiação fixa, e se estenderão a fatores de forma móveis, como aviões não tripulados e aos robôs.