Quais São os Melhores Adoçantes Naturais do Mercado?
O uso de adoçantes naturais é uma ótima estratégia para quem deseja ter uma vida mais saudável e menos riscos de desenvolver problemas de saúde, como a diabetes devido ao excesso no consumo de açúcar.
Por isso, vamos explicar aqui para você quais são as melhores opções de adoçantes naturais do mercado. Acompanhe!
Stévia
Ao falarmos sobre adoçantes naturais, dificilmente você vai encontrar uma opção melhor do que a stévia.
Esse é um adoçante extraído diretamente das folhas da Stevia rebaudiana, uma planta que tem origem na América do Sul.
Ele é caracterizado por ter um sabor que é levemente amargo e isso faz com que algumas pessoas não gostem tanto do adoçante.
O extrato de stévia possui uma coloração e um aspecto similar a um pó branco, mas sem qualquer caloria e é muito usado para a produção de itens alimentícios mais saudáveis.
Conforme estudos feitos com esse adoçante, ele pode vir a adoçar entre 200 a 300 vezes mais em comparação ao açúcar.
Este adoçante pode ser encontrado em diferentes formas, mas o mais comum é na forma do stevia em pó.
Xilitol
Um outro adoçante natural incrível é o xilitol, que pode prevenir a osteoporose, as cáries e também várias outras doenças decorrentes do consumo do açúcar.
Esse adoçante é obtido a partir da frutose e da glicose, possuindo a capacidade de reduzir a proliferação das bactérias e outros microrganismos que causam cáries dentárias.
O xilitol não precisa da insulina para que seja metabolizada em nosso organismo, logo, é ideal para pessoas que possuem algum tipo de diabéticos, mas também para quem está passando por um pós-operatório.
Sorbitol
Nós podemos ainda colocar em nossa lista o sorbitol, que é um tipo de adoçante natural que é produzido a partir de frutas, como a ameixa e a maçã, e ao ser preparado vira um xarope.
Ele pode vir a adoçar os vários alimentos, melhora bastante a textura e também ajuda a aumentar o tempo de conservação desses alimentos.
O sorbitol tem também uma ação laxativa, visto que não é digerido de forma completa por nosso sistema digestivo, e ainda tem poucas calorias.
Ainda que seja mais natural, indica-se que não se faça o uso dele constantemente a todo momento, como é o hábito de muitas pessoas que usam o produto ao longo de todo o dia para qualquer alimento.
Agave
O agave é advindo de uma planta com o nome de Agave sp. e conta com várias espécies que permitem produzir alguns itens como xarope ou o mel de agave.
As agaves, plantas que são nativas do território mexicano e algumas partes dos Estados Unidos, são usadas a muitos anos pelos nativos da região para adoçar os alimentos.
Atualmente, o mel de agave é usado como sendo um ótimo adoçante natural que pode substituir sem problemas o açúcar.
Ele conta ainda com poder antioxidante natural, baixo índice glicêmico e ainda é um ótimo probiótico.
Não indica-se o seu uso por pessoas diabéticas, entretanto, porque esse produto tem até 90% da sua composição a frutose, que não é bom para elas.
Conclusão
Como você pode ver aqui, existem vários adoçantes naturais que podem ser utilizados pelas pessoas com o objetivo de substituir o açúcar e ter uma alimentação bem mais natural.
Neste texto, nós mostramos um pouco mais sobre como funcionam esses adoçantes na prática e quais as melhores opções para que você possa consumi-los sem problemas, principalmente se tiver algum tipo de restrição alimentar.
O que achou do conteúdo de hoje sobre quais os melhores adoçantes naturais do mercado na atualidade?
Image by Racool_studio on Freepik