5 Dicas para lavar sua lingerie corretamente
Você sabia que existe uma forma correta para lavar sua lingerie? Se você vai aproveitar a Black Friday Sutiãs Teen para comprar tudo novo, o melhor a se fazer é saber como higienizar e preservar suas peças.
Por isso, elaboramos esse artigo com 5 dicas para você descobrir se tem lavado sua lingerie corretamente e qual é a melhor forma. Confira a seguir:
1 – Lave a mão
Pela falta de tempo, muitas mulheres optam por lavar suas peças de lingerie no banho ou na máquina de lavar. No entanto, apesar de serem alternativas práticas, não são aconselháveis, tanto por motivos de higiene como de preservação da sua roupa.
Calcinha e sutiã são roupas íntimas que ficam em contato com a nossa pele por horas. Desse modo, se elas não estiverem bem limpas, isso pode causar irritação e até infecções sérias. E, como o banheiro é um ambiente quente e abafado, se torna o ambiente ideal para proliferação de fungos e bactérias, não é o lugar ideal para lavar lingerie.
A máquina de lavar, de outro modo, não é recomendada para lavagem de roupas íntimas pela alta probabilidade de estragar as peças. Especialmente em relação ao sutiã com bojo e com aro que podem acabar se deformando com a movimentação da máquina.
Portanto, a melhor forma de lavar a lingerie é lavá-las à mão e deixá-las secar em um ambiente seco e ventilado. Mas se manter esse processo de higienização é inviável para sua rotina, uma boa dica é colocar sua calcinha e sutiã dentro de um saco específico para lavá-las na máquina. Dessa forma, o formato e elasticidade são preservados.
2 – Use sabão neutro
Quando for às compras, procure pelo sabão ideal para lavar esse tipo de roupa. É recomendável que ele não tenha cloro e outras substâncias abrasivas. Mas, sim, um ph neutro. É ainda mais prático e adequado quando se trata de um sabonete líquido específico para esse tipo de roupa.
3 – Não precisa deixar de molho
Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário deixar suas peças de lingerie de molho para ficarem bem limpas. Você só precisa esfregá-las com sabão e depois enxaguar bem para que fiquem adequadamente higienizadas.
Seja especialmente cuidadosa com sutiã e calcinha de renda, pois são peças mais delicadas e reserve o tempo de molho apenas para peças com manchas difíceis.
4 – Evite torcer
Após lavar sua lingerie com sabão neutro e enxaguar, evite torcê-las para tirar o excesso de água. Especialmente sutiãs de renda com bojo e/ou aro, pois isso pode danificar a peça, fazendo com que ela perca seu formato original e/elasticidade.
Se você apenas pendurá-las em um varal e em um ambiente arejado, a água pode escorrer sozinha de forma que sua roupa ficará seca em breve.
5 – Evite misturar cores
Seja calcinha básica ou de renda, a lingerie sempre deve ser lavada separadamente das roupas comuns. Porém, outro cuidado que você deve se atentar é separá-las por cores na hora de lavar. Assim, você não arrisca manchar e perder nenhuma das suas peças.