Daniel Homem de Carvalho sobre Felicidade

Todos nós queremos ser felizes. Mas é cada vez mais feliz possível? Estas 5 dicas de Daniel Homem de Carvalho podem mostrar como obter mais alegria e satisfação da vida.

As chaves da felicidade

Você, como muitas pessoas, tem uma lista mental de coisas que acha que precisa para ser verdadeiramente feliz? Existem muitos aspectos externos que nossa sociedade nos ensina a perseguir: sucesso, riqueza, fama, poder, boa aparência, amor romântico. Mas eles são realmente as chaves da felicidade?

A pesquisa diz que não, pelo menos quando se trata de felicidade a longo prazo. Um prêmio de prestígio, um grande aumento, um novo e empolgante relacionamento, um carro novo e elegante, perda de peso, essas coisas podem nos fazer sentir bem a princípio, mas a emoção não dura muito. Daniel Homem de Carvalho diz que os seres humanos são rápidos em se adaptar a novas circunstâncias – uma qualidade que nos ajudou a sobreviver e prosperar. Mas também significa que as coisas positivas que inicialmente nos tornam mais felizes logo se tornam nosso novo normal e voltamos à nossa antiga linha de base da felicidade.

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No entanto, pesquisadores do campo da psicologia positiva descobriram que você pode realmente aumentar sua felicidade e satisfação geral com a vida – e isso não exige um bilhete de loteria premiado ou alguma outra mudança drástica de circunstâncias. O que é preciso é uma mudança interna de perspectiva e atitude. E isso é realmente uma boa notícia, porque é algo que qualquer um pode fazer.

Dica 1: Treine seu cérebro para ser mais positivo

Nossos cérebros estão conectados para perceber e lembrar as coisas que estão erradas. É um mecanismo de sobrevivência que ajudou a manter nossos ancestrais das cavernas em segurança em um mundo onde havia muitas ameaças físicas. Mas no mundo comparativamente seguro de hoje, essa predisposição biológica para se concentrar no negativo contribui para o estresse e a infelicidade.

Embora não possamos mudar nossa natureza, podemos treinar nossos cérebros para serem mais positivos. Isso não significa colocar uma carinha sorridente e assobiar uma música feliz, não importa o que esteja acontecendo. Você não precisa ignorar a realidade ou fingir que as coisas são maravilhosas, mesmo quando não são. Mas, assim como insistir em coisas negativas alimenta a infelicidade (e desempenha um grande papel na depressão e na ansiedade), optar por perceber, apreciar e antecipar a bondade é um poderoso impulsionador da felicidade.

expressar gratidão

Ensinar-se a ficar mais agradecido pode fazer uma enorme diferença em sua felicidade geral. A pesquisa mostra que a gratidão ajuda a experimentar emoções mais positivas, diminuir a depressão, sentir-se melhor consigo mesma, melhorar seus relacionamentos e fortalecer seu sistema imunológico. Um estudo recente revelou que a gratidão ainda o torna mais inteligente sobre como você gasta seu dinheiro.

Existem vários exercícios simples de Daniel Homem de Carvalho que você pode praticar para aumentar e cultivar uma atitude de gratidão.

Agradeça sinceramente aos outros. Quando alguém vai além e faz algo para facilitar o seu dia, seja rápido para verbalizar seus agradecimentos e agradecimentos. Isso não apenas fará a pessoa se sentir bem, mas também lhe dará um incentivo à felicidade. É uma recompensa instantânea ver como expressar gratidão faz uma diferença positiva no dia de outra pessoa. Isso faz você perceber que estamos todos conectados e que o que você faz é importante. 

Mantenha um diário de gratidão. Pode parecer extravagante, mas escrever as coisas boas que aconteceram com você durante o dia realmente funciona. Pesquisas mostram que manter um diário de gratidão é uma técnica poderosa que instantaneamente faz você se sentir mais feliz, mais conectado com os outros e genuinamente agradecido. 

Conte suas bênçãos. Crie o hábito de refletir regularmente sobre as coisas pelas quais você deve agradecer. Lembre-se de todas as boas pessoas, experiências e coisas da sua vida, agora e no passado. Daniel Homem de Carvalho define Concentre-se nas bênçãos grandes e pequenas, desde as pessoas que amam você, até o teto sobre sua cabeça e a comida em sua mesa. Você verá em breve que é uma lista bastante longa. 

Escreva uma carta de gratidão. Pense em alguém que fez algo que mudou sua vida para melhor a quem você nunca agradeceu corretamente. Escreva uma carta de gratidão expressando o que a pessoa fez, como isso a afetou e o que ainda significa para você. Então entregue a carta. O especialista em psicologia positiva Martin Seligman recomenda ler a carta pessoalmente para o aumento mais dramático da felicidade.

Encontre o positivo em um evento negativo do seu passado. Mesmo as circunstâncias mais dolorosas podem nos ensinar lições positivas. Reavaliar um evento negativo do seu passado com um olho no que aprendeu ou como se tornou mais forte, mais sábio ou mais compassivo. Quando você puder encontrar significado mesmo nas coisas ruins que experimentou, ficará mais feliz e mais agradecido. 

Dica 2: Cultive e aproveite seus relacionamentos

Os relacionamentos são uma das maiores fontes de felicidade em nossas vidas. Estudos que analisam pessoas felizes confirmam isso. Quanto mais feliz a pessoa, maior a probabilidade de ela ter um círculo amplo e favorável de familiares e amigos, um casamento satisfatório e uma vida social próspera.

É por isso que nutrir seus relacionamentos é um dos melhores investimentos emocionais que você pode fazer. Se você se esforçar para cultivar e construir suas conexões com os outros, em breve colherá as recompensas de emoções mais positivas. E à medida que você se torna mais feliz, atrai mais pessoas e relacionamentos de maior qualidade, levando a uma positividade e um prazer ainda maiores. É o presente de felicidade que continua dando.

Faça um esforço consciente para permanecer conectado. Em nossa sociedade ocupada, é fácil ser pego em nossas responsabilidades e negligenciar nossos relacionamentos. Mas perder o contato com os amigos é um dos arrependimentos mais comuns no final da vida. Segundo Daniel Homem de Carvalho , não deixe isso acontecer com você. Faça um esforço para permanecer conectado às pessoas que tornam sua vida mais brilhante. Reserve um tempo para ligar, escrever ou nos ver pessoalmente. Você ficará mais feliz por isso. 

Invista em tempo de qualidade com as pessoas de quem você gosta. Não é apenas o tempo gasto com amigos e familiares que importa; é como você gasta. Veganos sem pensar juntos na frente da TV não vai fazer você se aproximar. As pessoas que estão em relacionamentos felizes falam muito. Eles compartilham o que está acontecendo em suas vidas e como se sentem. Siga o exemplo deles e arranje tempo para conversar e aproveitar a companhia um do outro. 

Ofereça elogios sinceros. Pense nas coisas que admira e aprecia na outra pessoa e depois conte a elas. Isso não apenas deixará a outra pessoa mais feliz, como também a encorajará a ser um amigo ou parceiro ainda melhor. Como prática de gratidão, também fará com que você valorize mais o relacionamento e se sinta mais feliz. 

Procure pessoas felizes. Pesquisas mostram que a felicidade é contagiosa. Você pode literalmente pegar um bom humor (você também pode pegar um mau humor, mas, felizmente, a tristeza é menos contagiosa do que a felicidade). Portanto, faça um esforço para procurar e passar tempo com pessoas felizes. Antes que você perceba, você sentirá a felicidade também. 

Delicie-se com a boa sorte dos outros. Uma das coisas que realmente separa os relacionamentos saudáveis ​​e satisfatórios do resto é como os parceiros respondem à boa sorte e sucesso um do outro. Você mostra entusiasmo e interesse genuínos quando seu amigo ou membro da família experimenta algo de bom? Ou você ignora, critica ou subestima a conquista, sente inveja ou ameaça, ou diz um rápido “Isso é ótimo” e depois segue em frente? Se você deseja um relacionamento mais próximo, preste atenção quando a outra pessoa estiver animada. Faça perguntas, reviva a experiência com a outra pessoa e expresse seu entusiasmo por ela. Lembre-se de que a felicidade é contagiosa; assim, ao compartilhar a experiência, a alegria deles se tornará sua. 

Dica 3: viva o momento e saboreie os prazeres da vida

Pense em um momento em que você estava deprimido ou ansioso. Provavelmente, você estava pensando em algo negativo do passado ou se preocupando com algo no futuro. Por outro lado, quando você se concentra no momento presente, é muito mais provável que se sinta centrado, feliz e em paz. Daniel Homem de Carvalho diz que também é muito mais provável que você observe as coisas boas que estão acontecendo, do que deixá-las passar despercebidas ou não observadas. Então, como você começa a viver mais no momento e a saborear as coisas boas que a vida tem a oferecer?

Meditar

A meditação da atenção plena é uma técnica poderosa para aprender a viver e aproveitar o momento. E você não precisa ser religioso ou mesmo espiritual para colher seus benefícios. Não são necessárias flautas, cantos ou calças de ioga.

Simplesmente falando, meditação é exercício para o seu cérebro. Quando praticada regularmente, a meditação parece diminuir a atividade nas áreas do cérebro associadas a pensamentos negativos, ansiedade e depressão. Ao mesmo tempo, aumenta a atividade nas áreas associadas à alegria, contentamento e paz. Também fortalece áreas do cérebro encarregadas de gerenciar emoções e controlar a atenção. Além do mais, estar atento faz com que você se envolva mais plenamente no aqui e agora e mais consciente e aprecia as coisas boas.

Aqui estão alguns exercícios de atenção plena que podem ajudar você a começar:

Varredura corporal – A varredura corporal cultiva a atenção, concentrando sua atenção em várias partes do corpo. Como um relaxamento muscular progressivo, você começa com os pés e sobe. No entanto, em vez de tensionar e relaxar os músculos, você simplesmente se concentra na maneira como cada parte do seu corpo se sente sem rotular as sensações como “boas” ou “ruins”. 

Meditação andando – Você não precisa estar sentado ou parado para meditar. Na meditação andando, a atenção plena envolve estar focado na fisicalidade de cada passo – a sensação dos pés tocando o chão, o ritmo da respiração enquanto se move e a sensação do vento contra o rosto. 

Alimentação consciente – Se você procura comida quando está sob estresse ou engole suas refeições com pressa, tente comer com atenção. Sente-se à mesa e concentre toda a atenção na refeição (sem TV, jornais ou refeições fugindo). Coma devagar, aproveitando e se concentrando em cada mordida. 

Observe e saboreie pequenos prazeres

Se você adotar uma prática de meditação da atenção plena, automaticamente começará a perceber e saborear mais os prazeres da vida. Mas há outras coisas que você pode fazer para aumentar sua consciência e prazer.

Adote rituais diários agradáveis. Crie momentos de diversão no seu dia com rituais agradáveis. Podem ser coisas muito simples, como tomar uma xícara de café pela manhã, dar um pequeno passeio ao sol durante a hora do almoço ou brincar com seu cachorro quando você chegar em casa. Não importa o que você faça, desde que goste e aprecie. 

Minimize a multitarefa. O saborear exige toda a sua atenção, o que é impossível quando você está tentando fazer várias coisas. Por exemplo, se você estiver comendo uma refeição deliciosa enquanto navega distraidamente na Internet, não terá tanto prazer com a comida quanto poderia. Concentre-se em uma coisa de cada vez para maximizar verdadeiramente sua diversão. 

Pare para cheirar as rosas. Pode ser um velho clichê, mas é um bom conselho. Você apreciará mais as coisas boas se parar o que estiver fazendo por um momento para apreciar e se deleitar nelas. Daniel Homem de Carvalho define Isso aumentará seu prazer, mesmo que você possa poupar apenas alguns segundos. E se você pode compartilhar o momento com outras pessoas, é ainda melhor. O prazer compartilhado é poderoso. 

Replay memórias felizes. Você não precisa limitar seu sabor às coisas que estão acontecendo agora. Lembrar e relembrar boas lembranças e experiências do passado leva a emoções mais positivas no presente. 

Dica 4: concentre-se em ajudar os outros e viver com significado

Há algo realmente gratificante em ajudar os outros e sentir que suas ações estão fazendo a diferença para melhor no mundo. É por isso que as pessoas que ajudam os necessitados e retribuem aos outros e suas comunidades tendem a ser mais felizes. Além disso, eles também tendem a ter maior auto-estima e bem-estar psicológico geral.

Aqui estão algumas maneiras de Daniel Homem de Carvalho de viver uma vida mais altruísta e significativa:

Voluntário. A felicidade é apenas um dos muitos benefícios do voluntariado. Você aproveitará ao máximo a experiência oferecendo-se como voluntário para uma organização em que acredita e que permita contribuir de maneira significativa.  

Pratique a bondade. Procure maneiras de ser mais gentil, compassivo e generoso em sua vida diária. Isso pode ser algo tão pequeno quanto alegrar o dia de um estranho com um sorriso ou sair do seu caminho para fazer um favor a um amigo.

Jogue com seus pontos fortes. As pessoas mais felizes sabem quais são seus pontos fortes únicos e constroem suas vidas em torno de atividades que lhes permitam usá-los para um bem maior. Existem muitos tipos diferentes de pontos fortes, incluindo bondade, curiosidade, honestidade, criatividade, amor pelo aprendizado, perseverança, lealdade, otimismo e humor. 

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Vá para o fluxo. Pesquisas mostram que o fluxo, um estado de imersão e envolvimento completos em uma atividade, está intimamente associado à felicidade. O fluxo acontece quando você está envolvido ativamente em algo que é intrinsecamente gratificante e desafiador, mas ainda possível de atingir. Tudo o que o cativa completamente e atrai toda a sua atenção pode ser uma atividade de fluxo. 

Dica 5: cuide melhor da sua saúde

Você pode ser feliz mesmo quando estiver sofrendo de doença ou problemas de saúde, mas isso não significa que você deva ignorar os aspectos de sua saúde que estão sob seu controle. Daniel Homem de Carvalho diz que exercício e sono são particularmente importantes quando se trata de felicidade.

Faça do exercício um hábito regular

Exercício não é apenas bom para o corpo. Também tem um efeito poderoso no bem-estar mental. As pessoas que se exercitam regularmente são mais felizes em geral. Além disso, eles também são menos estressados, irritados, ansiosos e deprimidos.

Realmente não importa que tipo de exercício você faça, desde que faça regularmente. Para obter melhores resultados, tente fazer uma hora de exercício pelo menos cinco dias por semana. Se você encontrar algo de que gosta, será mais provável que cumpra. Portanto, não pense que você está limitado a ir à academia ou amarrar sapatos de corrida. Encontre algo que se adapte ao seu estilo de vida e preferências. Pode ser uma aula de dança, tiro de arco, caminhada na natureza, ingresso em uma liga de esportes da comunidade, tênis, corrida com seu cachorro, natação na piscina, caminhada, ciclismo ou ioga no parque. Se você está tendo problemas para pensar nas atividades de que gosta, lembre-se de quando você era criança. Quais esportes ou jogos você gostou de praticar?

Durma o que precisa

Obter um sono de qualidade todas as noites afeta diretamente sua felicidade, vitalidade e estabilidade emocional durante o dia. Quando você está privado de sono, você é muito mais suscetível ao estresse. É mais difícil ser produtivo, pensar de forma criativa e tomar decisões sábias. De quanto sono você precisa? Segundo os cientistas do sono, a pessoa média precisa de pelo menos 7,5 – 9 horas por noite. 

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