Empresas

Transforme seu negócio digital com o marketing de fidelização

Quem não gosta de clientes fiéis, prontos para comprar de você sem pensar na concorrência? O marketing de fidelização te ajuda a conseguir isso.

Para que isso aconteça, é preciso trabalhar formas onde o seu cliente tenha uma boa experiência com o seu produto ou serviço e vontade de voltar ao seu empreendimento futuramente.

Acompanhe o texto a seguir para identificar técnicas que ajudam a fidelizar o seu cliente e formas de aplicar no seu negócio.

O que é o marketing de fidelização?

O marketing de fidelização nada mais é do que um caminho para gerar clientes leais à sua marca.

Ele tem como objetivo construir relacionamentos que passam lealdade e confiança entre a marca e o seu consumidor, criando, assim, uma retenção de clientes, onde as estratégias são utilizadas com o intuito de estimular futuras compras que serão recorrentes em sua instituição.

Para que ocorra a fidelidade de um cliente é necessário que, além do produto ou serviço seja de qualidade, pratique ações que despertem gratificação e um sentido de vantagem e benefício recorrido da sua marca.

Por exemplo, se você oferece um serviço de manutenção de telhados industriais,você pode oferecer um serviço de limpeza junto ao de manutenção, revisões periódicas por preços muito baixos, entre outras formas de beneficiar o seu cliente e criar uma relação com ele.

Ou seja, você precisa oferecer algo que os seus concorrentes não possuem, além daquilo que está vendendo para que o seu cliente escolha comprar de você novamente no futuro e crie assim uma relação de fidelidade entre marca e consumidor.

Em tese, ao utilizar o marketing de fidelização, o seu cliente sempre escolhe o seu produto ou serviço no lugar da concorrência. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário:

  • Destacar da concorrência;
  • Oferecer valor além dos produtos;
  • Criar uma relação com o consumidor.

Por mais que o marketing de fidelização requer muita dedicação e tempo por parte da empresa, ele proporciona resultados significativos. Além do consumo constante dos seus produtos, a fidelização do cliente acarreta em:

  • Aumento do ticket médio;
  • Crescimento financeiro de forma sustentável;
  • Qualidade da relação com os clientes;
  • Grau de satisfação elevado dos consumidores;
  • Captura de novas ideias e desenvolvimento de novos produtos;
  • Meio de divulgação boca a boca de forma orgânica.

O objetivo do marketing de fidelização é reter uma gama de clientes satisfeitos com os seus serviços e produtos, a fim de que comprem mais de você no futuro.

Por exemplo, se você realiza a venda de climatizador direto da fábrica,os seus preços podem ser reduzidos, atraindo a atenção dos clientes.

Entretanto é necessário obter outra diferenciação, destaque e benefício para que o seu consumidor se mantenha engajado mesmo se os seus preços subirem. De acordo com a Zendesk, 52% dos clientes procuram adquirir seus produtos e serviços através de suas marcas preferidas.

Além disso, de acordo com Divulgação Fundera, os membros de um programa de fidelidade gastam em média cerca de 12 a 18% a mais do que outros consumidores. Ou seja, aumentar a fidelização dos seus clientes pode aumentar consideravelmente os lucros da sua empresa.

Se você possui um empreendimento que comercializa eliminador de gotas em PVC, por exemplo, você pode se diferenciar no atendimento, serviços ou oferecer brindes e pacotes promocionais para os seus consumidores.

Dessa forma, você diferencia o seu produto da concorrência e oferece algo a mais para o consumidor, que passa a frequentar o estabelecimento com mais frequência e assim você aumenta os seus ganhos.

Percebe-se que a fidelização dos seus clientes possui ligação direta com o crescimento da sua empresa e o aumento nos lucros do estabelecimento.

Portanto, os clientes fiéis podem ajudar a sua empresa a crescer. Mas a pergunta que fica é, como aplicar o marketing de fidelização no seu negócio?

Quais são os tipos de marketing de fidelização?

Existem vários tipos de marketing de fidelização. Para que o seu consumidor adquira uma boa relação com o seu negócio e se torne um cliente fiel a sua marca, se faz necessário escolher a estratégia mais adequada à sua empresa.

Para que isso ocorra e se obtenha uma boa escolha na forma de abordagem, você deve realizar uma pesquisa profunda do seu público-alvo, estudar o perfil do seu consumidor e, principalmente, o seu perfil de compra.

Por exemplo, quando o seu cliente busca no Google “toldos verticais para varandas preços”,ele está procurando o menor preço possível para a sua compra com uma boa qualidade.

Nesse momento ele tem como prioridade a comparação de preços no mercado e os outros fatores para ele não se fazem tão relevantes no momento.

Todo o produto ou serviço tem como objetivo a resolução de um problema para o seu consumidor, entretanto, para que ele escolha a sua empresa ao invés da concorrente, o seu cliente leva alguns fatores em consideração, como:

  • Preço;
  • Posicionamento e valores da marca;
  • Experiência de compra;
  • Atendimento.

Analisando esses fatores e entendendo qual é o perfil do seu cliente e a característica que ele mais preza e leva em consideração ao escolher um produto, é possível então escolher a forma de abordagem e construção de uma estratégia de fidelização do seu consumidor.

Fidelização por preço

Essa forma de fidelização cria uma relação com o cliente um pouco fraca, uma vez que o diferencial utilizado é apenas o preço mais barato.

Ou seja, caso o seu consumidor encontre um estabelecimento que ofereça o produto ou serviço mais barato, a fidelização pode ser rompida.

Por exemplo, um aluguel compactador de solo SPpode ter um preço muito elevado devido à região. Entretanto, se o seu preço for mais baixo e acessível, os clientes irão se fidelizar com a sua empresa, a fim de melhores benefícios.

Todavia, se outra empresa oferecer serviços de aluguéis mais baratos que o seu, você pode perder clientes rapidamente.

Por esse motivo, é aconselhável que você ofereça, além de preços acessíveis, caso a estratégia de preço seja a escolhida, também utilize estratégias focadas na boa experiência do cliente.

Fidelização por experiência

A fidelização por experiência é quando o consumidor passa por uma experiência de compra muito boa. Durante a experiência de compra podem acontecer 3 cenários diferentes.

Caso o cliente adore o seu atendimento, ele tem grandes chances de promover a sua marca para outras pessoas e se fidelizar a ela.

Já caso o seu consumidor passe por uma experiência terrível de compra, com um péssimo atendimento, tem muitas chances dele promover de forma negativa as pessoas, expelindo potenciais clientes.

Caso o cliente passe por um atendimento neutro. Que não passe nenhum benefício ou dano a sua experiência, ele não se fideliza a sua marca e pode até esquecer dela.

Para conquistar os consumidores, é necessário, além de empatia e boa comunicação por parte do atendente, um processo de compra não muito burocrático e poucas distrações ao fechar o negócio.

Por exemplo, ao oferecer um serviço de demolição de obras, todo o processo e documentação necessários para a realização desse serviço podem ser muito cansativos.

Se você oferecer uma facilitação nesse quesito, pode acabar ganhando alguns clientes e melhorar a experiência do consumidor.

Fidelização por comodidade

A fidelização por comodidade funciona, como o próprio nome já diz, porque é cômodo ao cliente. Seja por possuir um sistema de entrega rápida, facilidade no pagamento, localização próxima ao cliente, entre outros.

Entretanto, essa estratégia de fidelização também é um pouco fraca. Por exemplo, se você fornece eletrodutos galvanizadosa uma empresa que escolheu a sua empresa pela rápida entrega dos dutos.

Ao encontrar uma empresa com outros benefícios, como uma melhor experiência, melhor durabilidade do produto, ou até preços mais acessíveis, ele pode acabar migrando para o concorrente.

Por esse motivo, é aconselhável que, caso utilize a estratégia de fidelização por comodidade, agregue outras estratégias em conjunto, a fim de fortalecer ainda mais a relação com o cliente.

Programas de fidelidade

Quem nunca recebeu uma oferta de criar um cadastro em uma loja ou fazer parte de um programa de fidelidade? Essa é uma ótima estratégia, onde ambos, tanto consumidor quanto empresa se beneficiam. No programa de fidelidade é possível oferecer vantagens como:

  • Frete gratuito;
  • Descontos;
  • Vale-presente;
  • Brindes;
  • Manutenção gratuita temporária.

Por exemplo, se uma empresa precisa comprar um conjunto brim azulaos seus funcionários periodicamente.

Seria vantajoso criar um programa de fidelização com a sua empresa, onde você venderia constantemente e seu cliente teria benefícios nas próximas compras.

Estratégias de marketing digital para fidelizar

Além das formas de fidelização já citadas, existem também alguns cuidados que você pode ter com o seu cliente na venda online. Entre elas podemos citar:

  • Entenda o processo de decisão do seu cliente ao comprar;
  • Proporcione uma experiência única e integrada ao seu cliente;
  • Utilize os dados do cliente para proporcionar um venda focada;
  • Invista em marketing digital;
  • Crie aplicativos para mobile;
  • Anuncie nas redes sociais;
  • Personalize e-mails de marketing;
  • Proporcione um conteúdo integrado ao seu cliente.

Um cliente só irá se fidelizar ao seu negócio se ele proporcionar valor a ele. Utilize essas formas de melhorar a experiência do consumidor e cresça o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Instagram