Tratamento de idosos com a dependência química

As drogas e o álcool estão presentes na maioria dos locais, entre todas as faixas etárias, e prejudicando a vida de muitas pessoas, que acabam se rendendo ao consumo excessivo desses entorpecentes, levando-os à dependência química. lgo que não é tão falado, porém acaba acontecendo com uma certa frequência, é a dependência química entre idosos, principalmente falando do álcool, tirando todo o sossego e bem-estar que uma pessoa de idade merece ter.

O uso em excesso de drogas e bebidas traz muitos problemas à saúde de quem os utiliza, ainda mais se focando nos idosos, pois possuem seus organismos mais sensíveis, além de prejudicar em possíveis doenças que já tenham como asma, diabetes, hipertensão, tumores, entre outros.

A seguir, veremos as drogas mais consumidas pelos idosos, e como funciona o tratamento quando os mesmos acabam entrando em dependência química, em relação ao que fazer e como encontrar o melhor método de tratamento.

Drogas mais comuns a serem consumidas pelos idosos

Na maioria dos casos de dependência química entre idosos, há um certo padrão do uso de drogas, nas quais são as mais utilizadas por essa faixa etária, e infelizmente, são as que mais levam idosos a terem uma overdose, e nos casos mais críticos, a morte, sem ter tempo de um tratamento para dependentes químicos correto. Dentre as drogas mais utilizadas, estão:

  • Heroína;
  • Crack;
  • Álcool;
  • Maconha;
  • Nicotina;
  • Cocaína;
  • Haxixe.

Dentre essas drogas, a nicotina e o álcool são as mais comuns, porém, infelizmente o crack vem ganhando muito espaço de consumo nessa faixa etária, e é o que leva muitas vezes, a familiares optarem pela internação involuntária do idoso, por mais que seja difícil, pois com essa droga, a vida de um idoso corre risco a cada segundo.

Desculpas para o consumo de drogas

Familiares e amigos próximos de uma pessoa idosa, devem se atentar a cada comportamento que o idoso pode ter, e algumas desculpas que podem ser feitas para que o consumo de droga fique mais prático e fácil, para saciar toda a vontade que o organismo tem.

Muitas vezes, idosos podem dizer que consumiram álcool ou alguma outra droga como forma de eliminar alguma dor, auxiliar em alguma doença, como forma de automedicação. Muitos idosos inventam desculpas para esse consumo, como outros realmente acabam criando dependência por consumirem alguma substância para se esquecer de alguma dor ou doença que tenha.

Quando isso ocorre, o mais indicado é procurar uma boa clínica de recuperação masculina, para que o idoso tenha a chance de fazer os tratamentos corretos.

Tratamento para os idosos

Os tratamentos em clínicas de recuperação acompanham a participação da família quando se trata de jovens e idosos, e cada paciente possui um tratamento específico, que seja mais ideal para seu caso.

Porém algo em comum nos tratamentos, são os acompanhamentos e atividades psicológicas, que auxiliam o paciente a entender o que não deve fazer, e como suprir a necessidade do organismo ao querer consumir alguma droga. Tudo é pensado nos detalhes para correr menos riscos de recaídas, e a saúde de uma pessoa idosa melhorar rapidamente, desintoxicando o seu corpo aos poucos.

Imagem de Sri Harsha Gera por Pixabay 

Instagram