Meio Ambiente

Grupo HEINEKEN deixa de comercializar 14 mil toneladas de plástico em 2022 ao delistar PET de seu portfólio

A Iniciativa é reflexo do compromisso da companhia de neutralizar sua pegada carbono em toda cadeia de valor até 2040 e representa redução de 25% no volume total de plástico em seu portfólio

Como segunda maior cervejaria do País e um portfólio que conta também com bebidas não alcoólicas, o Grupo HEINEKEN vem fazendo diversas movimentações em torno de sua meta de neutralidade de carbono em toda a cadeia de valor até 2040, que incluem um olhar cuidadoso para os impactos causados por suas embalagens. Parte dessas iniciativas está atrelada à redução do uso do plástico e à circularidade de 100% desse material nos canais ON e OFF Trade. Um ano após anunciar a retirada de embalagens de garrafas PET 1 e 2 litros das suas marcas Itubaína, FYs, Skinka e Viva Schin e as PETs de 1,5 litro das marcas Skinka e Água Schin, a companhia já deixou de comercializar cerca de 14 mil toneladas de embalagens plásticas no Brasil.

A decisão de delistar os SKUs acima de seu portfólio de não alcoólicos exigiu considerar os impactos em volume, mas mirou o compromisso estabelecido para a agenda 2025 de ser 100% circular em plástico no ON e no OFF Trade e resultou na redução de 80% do volume de PET do portfólio, o que representa 25% de redução do volume total de plástico utilizado pela companhia. Em outubro deste ano, o Grupo HEINEKEN anunciou ainda a utilização 30% de PCR (post consumer resin – resina pós consumo, na livre tradução) nas embalagens de filme Shrink da marca Devassa em 2022. A companhia pretende expandir a adoção do uso de PCR por todas as marcas de cerveja da categoria mainstream do Grupo HEINEKEN a partir de 2023, prevendo um potencial de reutilização de 765 toneladas de plástico em 2023.

“O desenvolvimento de estratégias sustentáveis de gestão de embalagens deve considerar uma série de fatores, não apenas a reciclabilidade. Os atores envolvidos na cada cadeia, incluindo cooperativas e catadores de material reciclável, a redução no uso do material, a adoção de alternativas, as necessidades logísticas e operacionais e a usabilidade também são determinantes para decidir quais caminhos seguir. E é avaliando tudo isso que temos buscado por novas soluções, identificado os desafios e oportunidades e testando caminhos para que possamos, então, atingir os nossos objetivos, mas garantindo o cuidado e o respeito com todos os públicos impactados por nossas decisões”, comenta Ornella Vilardo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

Estratégia de circularidade

Em 2021, a companhia foi a primeira cervejaria a se comprometer globalmente com a meta de neutralização de carbono em toda a cadeia até 2040, compromisso que inclui um olhar para circularidade de embalagens, uso de energias renováveis, uso de ingredientes sustentáveis e práticas de agricultura com baixa emissão de carbono. Para embalagens, além da redução do uso do plástico, a agenda considera também projetos de conscientização e engajamento dos consumidores no descarte correto dos materiais de vidro pós consumo, como o programa Volte Sempre – que conta com duas frentes de atuação junto ao canal ON Trade (bares e restaurantes) e uma voltada ao OFF Trade (supermercados e condomínios), ambas visam contribuir com a atuação de cooperativas, bem como no fechamento do ciclo da circularidade, uma vez que após o descarte correto, a companhia retorna essas embalagens ao ciclo de uma nova garrafa.

Grupo HEINEKEN no Brasil   

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) e duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Tiger, Lagunitas, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial e No Grau. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.  

Foto: Divulgação
Instagram