Conheça a metodologia OKR
Todo gestor busca métodos para trazer eficiência e fluidez aos processos internos da empresa, e a metodologia OKR é uma das ferramentas mais utilizadas para esse fim.
Seja uma grande transportadora de máquinasou um pequeno empreendimento individual, todas as organizações podem se beneficiar ao implementar as OKRs no seu planejamento.
Se você ainda não conhece esse método, continue lendo o artigo e aprenda a implementá-lo no seu negócio.
O que é OKR?
OKR é uma metodologia de gestão de desempenho e definição de objetivos que se concentra em estabelecer metas e resultados mensuráveis para alcançá-los.
A sigla significa Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave), e a metodologia foi criada pela Intel na década de 1990 e posteriormente adotada por empresas como Google e LinkedIn.
OKR envolve a definição de objetivos ambiciosos, mas alcançáveis, e em seguida a definição de indicadores de desempenho mensuráveis que permitam avaliar o progresso e o sucesso em relação a esses objetivos.
Para uma fabricante depeças de escavadeira hidráulica, as OKRs podem ser um método eficiente para manter o foco da companhia nas metas e evitar desvios desnecessários pelo caminho, perdendo dinheiro e tempo.
Em OKR, um objetivo é a declaração clara e concisa do que uma equipe ou indivíduo deseja alcançar em um determinado período de tempo. São definidos com base na visão e na missão da empresa e devem ser ambiciosos, mas ainda alcançáveis.
Um objetivo deve ser alinhado com a visão e missão da empresa, inspirador para as equipes, além de específico, mensurável e realista, mas ainda desafiador. É importante que seja também significativo para a equipe, senão manter a motivação será uma tarefa difícil.
É comum que os objetivos sejam definidos em níveis diferentes, começando com um objetivo de nível superior para a empresa que vende paleteira, seguido por objetivos de nível médio para as equipes e objetivos de nível mais baixo para os indivíduos.
Já um resultado-chave (KR) é um indicador quantificável que mede o progresso em direção ao objetivo definido. Os KR são definidos juntamente com os objetivos e ajudam as equipes a monitorar e avaliar o desempenho.
Os KR são usados para monitorar o progresso e orientar a tomada de decisões baseadas em dados. Eles garantem que as equipes possam avaliar o desempenho regularmente e ajustar suas atividades para alcançar os objetivos estabelecidos.
Os resultados-chave devem ser específicos, mensuráveis e relevantes para o objetivo definido. Eles devem ser limitados a um número gerenciável para garantir que as equipes possam se concentrar nos mais importantes.
Por exemplo, se o objetivo for aumentar as vendas em 20% no trimestre, um resultado-chave pode ser o número de leads gerados a cada semana, o número de contatos feitos com os clientes em potencial ou o número de propostas enviadas.
Como as metas OKR podem ajudar a sua empresa?
Assim como um programa de transportadoraajuda a manter a gestão da empresa em ordem, as OKRs são fundamentais para garantir que as tarefas realizadas pelas equipes sejam relevantes para as grandes metas que a companhia tem.
As OKRs podem ajudar em diversos momentos, como:
- Alinhar objetivos e estratégias;
- Aumentar o foco e a produtividade;
- Melhorar a comunicação e a colaboração;
- Medir e avaliar o desempenho;
- Incentivar a inovação e o crescimento.
Ao ajudar a estabelecer objetivos claros e definir as estratégias necessárias para alcançá-los, as OKRs garantem que todas as equipes e indivíduos estejam alinhados e trabalhando em direção a objetivos comuns.
Com isso, os times se concentram nas atividades mais importantes e priorizam seus esforços, o que aumenta a produtividade e a eficiência da empresa. As OKRs também promovem a comunicação aberta, permitindo que todos entendam o processo inteiro.
O monitoramento e a avaliação do desempenho em relação aos objetivos definidos são outros pontos favorecidos pelas OKRs. Isso ajuda as equipes a entenderem o que está funcionando e o que não está para que possam fazer ajustes e melhorar o desempenho.
As OKRs também são uma excelente ferramenta para incentivar as equipes a definirem objetivos desafiadores e a buscar soluções inovadoras para alcançá-los, impulsionando o crescimento e a competitividade da empresa.
Exemplos de OKR
Para ilustrar melhor o que são as OKRs, vamos pegar uma empresa de cobertura para carros como exemplo. Vejamos agora algumas OKRs que essa companhia pode ter.
Se o objetivo for aumentar a receita em 20% no trimestre, as metas podem ser:
- KR 1: número de novos clientes adquiridos;
- KR 2: taxa de retenção de clientes;
- KR 3: valor médio de vendas por cliente.
Já se o objetivo for melhorar a satisfação do cliente em 15% no ano, elas podem ser:
- KR 1: tempo médio de resposta do atendimento ao cliente;
- KR 2: número de reclamações de clientes registradas;
- KR 3: classificação média da avaliação de satisfação do cliente.
Ou se o objetivo for aumentar a produtividade em 30% no semestre, teremos:
- KR 1: número de projetos concluídos dentro do prazo;
- KR 2: horas de trabalho perdidas devido a atrasos;
- KR 3: tempo médio de conclusão de tarefas específicas.
Definir mais de um resultado-chave para cada objetivo ajuda a incentivar a equipe ao trazer a sensação de evolução no progresso feito com cada meta, além de quebrar as métricas de forma a facilitar o monitoramento.
Aprenda a implementar a metodologia na sua empresa
Para que a implementação das OKRs seja bem-sucedida, é necessário tempo e dedicação. É importante que todos os membros da equipe estejam comprometidos e trabalhem juntos para alcançar os objetivos da empresa.
A motivação e o engajamento da equipe são fundamentais para o sucesso da metodologia, portanto certifique-se de incluir no planejamento algumas formas de incentivar os funcionários a continuar se dedicando.
A seguir, você acompanha as etapas de implantação das OKRs para alavancar a produtividade da sua empresa.
Definir os objetivos estratégicos
Antes de definir as OKRs, é importante que a empresa tenha uma visão clara do que quer alcançar a longo prazo. Para uma fábrica de vidros para carros, isso pode significar ser a líder do setor, por exemplo.
A partir dessas grandes metas, identifique os objetivos estratégicos de curto e médio prazo que são importantes para a empresa alcançar sua visão e missão. Estes objetivos devem ser claros e quantificáveis, como “aumentar as vendas em 20% por seis meses seguidos”.
Definir as OKRs
Defina as OKRs que serão utilizadas para medir o progresso em direção a esses objetivos estratégicos. Cada OKR deve ser específica, mensurável, alcançável, relevante e com prazo definido.
Para manter a equipe motivada, estabeleça objetivos que sejam desafiadores, mas alcançáveis e que tenham significado para a equipe. Isso ajudará a manter o envolvimento dos funcionários em direção a um objetivo comum.
Para cada OKR, defina também os resultados-chave que serão utilizados para medir o progresso. Esses resultados-chave devem ser quantificáveis e bastante específicos, como “fechar 15 novos contratos no mês”.
Comunicar e alinhar as OKRs
Comunique as OKRs a toda a empresa, de forma clara e transparente. É importante que todas as equipes e indivíduos compreendam como as OKRs se alinham com a visão e missão da empresa e como elas contribuem para os objetivos estratégicos.
Garanta que todos os membros da equipe entendam como cada um pode contribuir para alcançá-las. Comparar com a montagem de placas eletrônicas, em que cada funcionário é um componente, pode ser uma forma efetiva de ilustrar a importância de cada um.
Monitorar a evolução e manter as OKRs atualizadas
Monitore regularmente o desempenho em relação às OKRs e resultados-chave. Para isso, utilize ferramentas de acompanhamento e relatórios.
Gráficos, painéis e outras formas lúdicas, como um quadro interativo, também são opções para destacar os marcos alcançados pelo time. Para uma loja de junta de papelãoincentivar o engajamento dos times, é importante compartilhar a evolução de cada meta.
Reconheça e celebre as conquistas
Reconheça e celebre as conquistas da equipe quando alcançarem resultados importantes, isso ajuda a transmitir a sensação de coletividade e trabalho em equipe.
Oferecer recompensas e incentivos para a equipe quando alcançarem resultados significativos também é uma estratégia válida.
Podem ser prêmios grandes, como um telefone novo para o funcionário de destaque ou algo envolvendo uma brincadeira interna, como uma semana de passe livre na máquina de café. Defina a recompensa mostrando que a empresa vê e valoriza os funcionários.
Proporcione feedback e suporte
Proporcionar feedback constante à equipe e oferecer suporte quando necessário são meios de eliminar entraves na execução dos projetos, além de amparar os funcionários em momentos de dificuldade ao invés de pressioná-los e criar ainda mais obstáculos.
Revisar e ajustar
Por fim, periodicamente, reveja e ajuste as OKRs e resultados-chave para garantir que eles ainda estejam alinhados com as metas da empresa e com seus objetivos estratégicos.
Fazer pequenos ajustes pelo caminho pode ser necessário para não colocar todo o trabalho em risco e atingir os resultados esperados o mais rápido possível.
As OKRs são ferramentas importantes de gestão e podem ser utilizadas por empresas de qualquer tamanho para estruturar as ações tomadas em prol dos principais objetivos da organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.