Saúde

Pesquisa mostra que alga marinha pode ser benéfica à saúde

Um estudo realizado em conjunto pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e Embrapa Agroindústria de Alimentos – RJ, descobriu enormes benefícios de uma espécie de alga marinha para o organismo dos humanos, por conta de uma goma extraída da alga que é benéfica ao sistema digestivo.

Os pesquisadores constataram que a goma carragena, encontrada nas algas vermelhas, é capaz de estimular a produção das bifidobactérias nos humanos. As bifidobactérias são microrganismos que ajudam muito o funcionamento da nossa flora intestinal. Alguns produtos existentes atualmente, a maioria suplementos, já estimulam a produção desse microrganismo. Porém, o nível de estímulo provocado pela goma presente na alga é muito superior aos dos produtos encontrados atualmente, dando um potencial mercadológico enorme para a descoberta.

A tendência é que, após mais uma série de testes, a goma carragena passe a ser utilizada em alguns novos produtos alimentícios prebióticos. O consumo deste tipo de alimentos pode ajudar na prevenção do câncer de cólon e reto, sendo um suplemento alimentar muito útil para a saúde intestinal.

A alga vermelha é o tipo de alga mais cultivada em todo o mundo e é muito utilizada na culinária oriental. A goma carragena, alvo das descobertas do estudo, já é usada na indústria alimentícia nacional, mas não em forma de suplementos. A grande novidade da pesquisa brasileira, neste sentido, foi a descoberta de uma maneira de tornar esta goma mais solúvel em água, uma dificuldade enfrentada anteriormente. Para isso, os estudiosos adotaram um processo chamado extrusão termoplástica.

Outros benefícios das algas marinhas

Além das recentes descobertas, diversos outros benefícios das algas marinhas para a saúde já eram conhecidos pela comunidade. Elas são alimentos muito ricos em nutrientes, contendo iodo, cálcio, fósforo, magnésio e vitamina K.

De acordo com o portal SAUDÁVELEFORTE, por conta dessa composição complexa, as algas marinhas podem ajudar na prevenção de várias doenças, como a gastrite e a úlcera, além de melhorar a coagulação sanguínea e desintoxicar o organismo.

E não para por aí: as algas também possuem elementos antioxidantes e fotoprotetores, possibilitando a produção de filtros solares e antioxidantes naturais, que servem para combater a grande produção de radicais livres pelo organismo. Por esse motivo, as algas marinhas também são extremamente benéficas para a saúde da pele.

As vantagens das algas não ficam restritas à alimentação humana. O uso de alguns tipos para alimentar gados já é uma tendência na produção de carne e está ajudando a reduzir a quantidade de metano produzida pelos bovinos, consequentemente aliviando os efeitos dos gases na atmosfera.

Photo by Peter Molitor on Unsplash

Instagram