Empresas

O que é o Comissionamento de equipamentos industriais

O comissionamento de equipamentos industriais é um processo que tem como objetivo garantir que uma instalação ou unidade industrial opere conforme os requisitos normativos e de projeto do proprietário.

Isso inclui atividades de planejamento, documentação, programação, teste, ajuste, verificação e treinamento.

Esse propósito é alcançado por meio da aplicação conjunta de práticas, conhecimentos, técnicas e procedimentos específicos em todas as fases do empreendimento, desde a engenharia até a transferência de custódia ao proprietário.

O resultado disso é uma instalação operando dentro dos requisitos de desempenho, confiabilidade e segurança operacional.

O comissionamento é uma disciplina que quando bem aplicada, atua como um elo entre as fases da empresa, garantindo ao projeto aderência aos prazos e orçamentos planejados com rastreabilidade de informações.

Sua indústria fabricante de chapa expandida galvanizada preço tem muito a ganhar na qualidade e no valor com o comissionamento de equipamentos industriais.

O que é o comissionamento?

Trata-se de um processo que assegura que os componentes e sistemas de uma unidade industrial estejam:

  • Projetados;
  • Instalados;
  • Testados;
  • Operados;
  • Mantidos conforme as necessidades operacionais.

O comissionamento deve ser aplicado em cada projeto de máquina, equipamento ou linha de montagem dos clientes, para realizar um processo de expansão, modernização ou ajuste de uma máquina em uma planta industrial ou na composição de uma linha de montagem.

São aplicados um conjunto de procedimentos e técnicas com a finalidade de verificar, inspecionar e testar cada componente físico do projeto, sejam somente peças, módulos, subsistemas ou sistemas.

O grande objetivo é garantir que a máquina ou equipamento funcione corretamente ao ser instalada na unidade industrial, de forma segura e atendendo às necessidades da operação.

Essas necessidades atendem ao desenvolvimento do desempenho conforme os requisitos operacionais do cliente, com o menor impacto possível para a linha de produção.

Principais etapas do comissionamento

Para que você entenda mais sobre o assunto, pontuamos a seguir as etapas do comissionamento de equipamentos industriais.

1 – Engenharia e planejamento

A primeira fase trata do planejamento executivo, planejamento operacional e documentação do comissionamento.

Essa etapa visa definir as diretrizes de trabalho; a segurança; as interfaces com as equipes de engenharia, suprimentos e construção; os sistemas e subsistemas operacionais e suas sequências lógicas.

Também trata das listas, manuais, planos, matrizes e documentos de engenharia e de comissionamento, bem como várias outras atividades essenciais para o sucesso da empresa.

Ocorre aqui a definição da hierarquia do projeto, sua configuração e carregamento de informações na plataforma de gerenciamento de comissionamento usada na empresa.

Dessa forma, a equipe de Engenharia e Planejamento do Comissionamento é mobilizada até a fase de operação assistida.

Ela é responsável por todo o gerenciamento do comissionamento, assim como pelo controle e garantia da rastreabilidade das informações produzidas pelo projeto.

Com sua empresa de coxim de borracha deve saber, isso ocorre por meio da atualização constante da plataforma de comissionamento e pela emissão dos relatórios e data-books do comissionamento.

2 – Condicionamento

No condicionamento são realizados testes de certificação de fabricação e montagem em geral.

Isso inclui, entre outras atividades, a inspeção em fábricas, inspeções em recebimentos, normativas, calibração de instrumentos e válvulas, testes de alinhamento e de equipamentos mecânicos, preservação dos itens comissionáveis, etc.

Essa etapa tem como produto final o Certificado de Completação Mecânica, um documento que atesta que um sistema ou subsistema teve sua montagem completa conforme as diretrizes de projeto.

Isso quer dizer que todas as atividades de condicionamento previstas foram realizadas e documentadas com sucesso em todos os seus componentes, permitindo que o sistema de sua empresa de homogeneizador avance para a próxima etapa do comissionamento.

3 – Pré-operação e partida

Essa é uma etapa de preparação para partida de equipamentos e sistemas, na qual são realizados testes funcionais de componentes e equipamentos, testes de malhas, de intertravamento lógico, e de desempenho.

A ideia é garantir que o sistema ou subsistema esteja apto para começar a operar, estando pronto para a partida. Aqui ocorre a eliminação das pendências que ainda existirem e que forem impeditivas para a operação da unidade e partida da unidade em si.

4 – Operação assistida

Na última etapa do comissionamento ocorre a transferência da instalação para o proprietário, após passar pelos testes de longa duração, os equipamentos, sistemas e subsistemas devem estar prontos para o processo de produção.

Devem estar livres de pendências, em fase de monitoramento de parâmetros e ajustes finais para a aderência ao Plano de Produção.

Aqui ocorrem os treinamentos para os engenheiros e operadores do proprietário, bem como a entrega definitiva dos relatórios e data-books de comissionamento.

A ideia é garantir que a documentação necessária para a operação e manutenção do sistema de gestão de manutenção estão disponíveis para o usuário final, como fabricantes de resistores.

Outra divisão das fases do comissionamento de máquinas

Como você viu até aqui, o comissionamento de equipamentos industriais compreende etapas, como o planejamento, execução, controle e inspeções em atividades de teste sobre os itens comissionáveis, como instrumentos, skids, equipamentos, malhas, sistemas e circuitos.

A equipe de comissionamento deve atuar em parceria com a equipe de Engenharia e Gestão de Projetos do cliente, com a finalidade de assegurar a transferência na máquina ou linha para a planta industrial de forma segura e ordenada, garantindo sua operabilidade.

A importância é que quando executado de forma planejada, o comissionamento garante o total atendimento dos requisitos de prazos, custos, segurança e qualidade do projeto.

Para que tudo isso funcione, as etapas a serem seguidas são a concepção, o projeto, a montagem, os testes e o comissionamento.

A primeira fase ocorre na estrutura interna, com o apoio de engenheiros. O próximo passo é a desmontagem, o transporte até as instalações do cliente e a colocação em marcha ou startup, realizada no local onde a máquina funcionará.

Aqui estão inclusas as fases de remontagem, testes, ajustes, treinamento, operação assistida e entrega final.

Na segunda etapa, a participação do cliente, como uma empresa de rebordeamento de tampos, é muito importante, devendo ser parte do comissionamento pois é quem mais conhece o produto final. O comissionamento pode ser dividido nas seguintes etapas:

  • Planejamento do Comissionamento;
  • Complementação Mecânica;
  • Pré-comissionamento;
  • Comissionamento;
  • Operação Assistida.

É importante usar um check-list para cada componente testado, aprovando ou reprovando os testes. Lembrando que o treinamento de profissionais de operação e manutenção também pode fazer parte do comissionamento.

A importância do comissionamento para as indústrias

Por muito tempo, a definição de comissionamento se resumiu às atividades realizadas logo após a fase de construção, que precedem a partida de uma unidade industrial.

O conceito simplificado levou proprietários e construtoras a identificar que é justamente durante esse período do empreendimento que se manifestam os principais desvios do projeto, de construção e de suprimentos.

Identificar tardiamente esses problemas, tem consequências no custo e no prazo do empreendimento em uma fase avançada.

Como não havia mais tempo e recursos para modificações e correções, houve a reformulação do conceito de comissionamento para o que uma empresa de esferas de aço onde comprar conhece hoje.

Por que é preciso realizar comissionamento?

A missão das equipes de gestão de projetos deve ser reduzir os desvios de engenharia, construção e operação.

Uma instalação ou sistema que não opera conforme seus parâmetros de projeto atinge rapidamente os custos de operação e manutenção muito altos, resultando em reclamações do cliente, retrabalhos e custos adicionais.

Esse cenário pode ser evitado por meio do correto comissionamento. Muitos estudos de engenharia e de custos mostram que a antecipação da preparação para a partida de uma unidade, após o comissionamento, traz diversos benefícios.

Esses benefícios envolvem termos de segurança e desempenho, além de uma expressiva redução de custos tanto do projeto, quanto na manutenção da unidade industrial.

Quais benefícios do comissionamento para a planta industrial?

Podemos listar os benefícios de aplicar ao seu projeto o moderno conceito de comissionamento.

Esse é um processo sistemático e abrangente que garante que toda sua instalação ou unidade irá operar atendendo todos os requisitos do projeto do proprietário. Entre esses benefícios estão:

  • Antecipação de necessidades de assistência técnica, suporte e estrutura;
  • Identificação e correção precoce de desvios;
  • Aderência e redução dos custos e prazos do projeto;
  • Partida de produção segura e eficiente;
  • Transferência de custódia documentada com foco em qualidade;
  • Garantia de operação conforme os requisitos normativos;
  • Operação em acordo com o projeto do proprietário;
  • Controle de qualidade e rastreabilidade de informações;
  • Redução de custos de operação e manutenção.

Sua empresa de imã de neodímio preço deve saber que estudos mostram uma redução de 15% a 35% em comparação com instalações não comissionadas.

Considerações finais

Se você está se perguntando quais indústrias necessitam de comissionamento, fique sabendo que qualquer empreendimento que visa o sucesso em sua operação comercial, independentemente do segmento ao qual pertence, deve fazer.

Isso é independente das dimensões, prazos e cursos do projeto, uma vez que toda empresa se beneficia do comissionamento. Pode ter certeza que um comissionamento bem-planejado e bem executado é uma garantia de qualidade da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Foto de Ant Rozetsky na Unsplash

Instagram