Saúde

Flúor Dental: 3 dicas de como usar

O flúor dental é um produto bastante conhecido por quem visita o consultório do dentista regularmente, geralmente a cada dois meses, principalmente por ter um sabor bem característico.

No entanto, apesar de sua popularidade, nem todo mundo conhece suas propriedades ou entende a importância de usá-lo para manter a saúde bucal e prevenir doenças bucais como a cárie dentária ou até a própria gengivite.

Por isso, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o flúor odontológico quando seu paciente consultar para fazer um clareamento dentalou qualquer outro procedimento no dentista.

Além de comprovar a importância deste produto para a saúde bucal, ao ler este artigo você poderá conhecer também todos os seus benefícios e propriedades. Aproveite!

O que é Flúor Dentário?

Para quem não sabe, o flúor nada mais é do que um mineral natural que pode ser encontrado na crosta terrestre e amplamente distribuído por toda a natureza.

Além disso, certos alimentos e até mesmo, a água mineral fornecida por algumas empresas de serviços públicos contêm flúor.

Isso mesmo, além de ser usado em consultórios odontológicos que atendem pacientes que utilizam alinhadores invisíveis, o flúor pode ser adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cárie dentária.

Segundo alguns órgãos de saúde como Associação Brasileira de Odontologia, Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, o uso de flúor na água de abastecimento é fortemente recomendado para garantir uma boa saúde bucal.

Isso porque, ele tem efeito preventivo sobre a cárie dentária, doença bucal que causa perda dentária nos pacientes – motivo pelo qual diversos pacientes vão ao dentista em busca de preços de implantes dentários.

Quais são os principais benefícios do flúor dental?

Como mencionado acima, o flúor tornou-se um produto de destaque em qualquer consultório de ortodontia, pois é utilizado para pacientes que utilizam aparelho invisívelou metálicos.

Isso porque o flúor apresenta diversos benefícios para a manutenção da saúde bucal, sendo o principal deles a prevenção da cárie dentária – e consequentemente, diminui o retrocesso do alinhamento dental por meio de um aparelho dental invisível, uma vez que o flúor se concentra no desenvolvimento dos ossos e dentes das crianças.

Dessa forma, ajuda a endurecer o esmalte dos dentes decíduos e permanentes, criando maior resistência às cáries, motivo pelo qual muitos pais acabam precisando fazer diversos tratamentos com seus filhos independentemente da idade, pois atinge tanto adultos quanto crianças e adolescentes.

Outro ponto é que o flúor contribui para as fases de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca.

Em suma, pode-se concluir que não é à toa que os dentistas utilizam tais produtos, pois é necessário apenas proporcionar benefícios aos dentes e torná-los mais fortes.

Como o flúor dental é usado?

O primeiro passo é procurar um profissional dentista. Você pode solicitar uma consulta em particular ou até mesmo, pesquisar como funciona um convênio odontológico para economizar e garantir consultas periódicas.

Assim, você pode contratar um plano odontológico que não apenas facilitará a consulta com o dentista, mas também simplificará a condução de qualquer tratamento necessário, como, por exemplo, um clareamento dental a laser.

Resumindo, uma vez no consultório do dentista, o profissional aplicará flúor tópico com o objetivo de prevenir doenças bucais.

Portanto, como mencionado anteriormente, seja criança ou adulto, o maior efeito do flúor é fortalecer a calcificação da arcada dentária.

O flúor pode ser aplicado de duas formas: na forma de espuma ou gel e através de uma bandeja regulável.

E o melhor, ao entrar em contato com os seus dentes, o flúor dental faz efeito a partir de 2 a 4 minutos.

Outra forma de aplicar o flúor é através do verniz. Esta colocação é mais recomendada para pacientes muito jovens, como crianças.

Quando devo usar flúor dental?

O primeiro passo é sempre uma avaliação de um profissional, afinal, cada caso é único. No entanto, as aplicações em que o flúor pode ser declarado aplicam-se a:

  • Crianças com mais de 3 anos;
  • Adolescente;
  • Nos adultos, a raiz do dente fica exposta;
  • Idosos com problemas dentários.

Em geral, as aplicações de flúor podem ser feitas a cada 6 meses ou conforme recomendação do seu dentista.

Como tal, ela é fundamental na prevenção de infecções, cáries e desgaste dos dentes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Imagem de Jenny Friedrichs por Pixabay 

Instagram