O que faz um criador de conteúdo digital?

Na sociedade abundantemente digitalizada de hoje, estamos cercados por conteúdo, mas raramente o percebemos como tal. Raramente paramos para pensar na pessoa que fez o visual de um anúncio no Facebook, ou na pessoa que tirou aquela foto incrível que vimos no Instagram. Por isso, a pergunta que fica é: o que faz um criador de conteúdo digital?

De fato, muito do que nos entretém e intriga é feito por criadores de conteúdo, que trabalham duro para colocar algo valioso diante de nossos olhos.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o que faz um criador de conteúdo digital, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que faz um criador de conteúdo digital?

Se você quer se tornar um criador de conteúdo em 2022, primeiro terá que aprender o que faz um criador de conteúdo digital. É provável que você encontre muitas respostas diferentes, mas raramente encontrará uma precisa.

Para as pessoas de fora, é fácil dizer que os criadores de conteúdo são simplesmente pessoas que colocam suas ideias imaginativas de várias maneiras diferentes e as publicam como postagens de mídia social, vídeos, e-mails ou outros tipos de conteúdo.

Mas tenho certeza de que você não acha que é tão simples assim, acha? Embora tudo se refira a isso, o processo de criação de conteúdo é muito mais complexo.

Os criadores de conteúdo fornecem informações valiosas para o mundo digital e colocam ordem e valor em pensamentos confusos sobre um tópico específico de interesse para um público-alvo.

Imagine todas as informações disponíveis na Internet sobre o mesmo tópico e, em seguida, imagine um criador de conteúdo tentando aproximá-lo através de diferentes tipos de conteúdo de uma maneira criativa e fácil de entender.

Muitas vezes, os criadores de conteúdo também precisam investir muito dinheiro em equipamentos, em ferramentas digitais, ao comprar backlinks para ranquear o site, investir em treinamento e muito mais.

Criador de conteúdo vs. influenciadores

Parece que hoje em dia, os termos criador de conteúdo e influenciador se tornaram intercambiáveis, mas representam duas coisas diferentes, ou representaram, pelo menos. Se você quiser ter sucesso nisso, certamente terá que fazer uma distinção clara nesses dois termos.

Criadores de conteúdo não são simplesmente pessoas que criam conteúdo. Eles são escritores, fotógrafos, artistas, cinegrafistas e editores de vídeo que criam conteúdo artístico que realmente se destaca.

Qualquer um pode tirar uma foto do seu sofisticado almoço de domingo, mas você precisa de um criador de conteúdo para apresentá-lo de forma criativa.

Embora os influenciadores também sejam considerados criadores de conteúdo, uma vez que eles também criam conteúdo, pelo menos em parte, eles se concentram principalmente no engajamento e em ótimos seguidores.

Naturalmente, isso possibilita que eles também “influenciem” seu público a comprar certos produtos com base em suas recomendações.

Sim, os influenciadores também são criadores de conteúdo, mas seu objetivo é diferente e é muito mais auto orientado, enquanto com os próprios criadores de conteúdo, você não apenas recebe uma recomendação de produto, mas também informações pesquisadas, intrigantes e atraentes.

Como se tornar um criador de conteúdo em 2022?

Parece que não há melhor momento para se tornar um criador de conteúdo do que em 2022, com tantas novas plataformas de mídia social aparecendo.

A pandemia que colocou o mundo em quarentena também criou um terreno favorável para que muitos criadores encontrassem sua voz on-line e atraíssem um grande público disposto a ouvir.

A quarentena também mudou a percepção das pessoas em geral e fez com que elas virassem as costas para grandes corporações e, em vez disso, se voltassem para pequenas empresas e criadores de conteúdo independentes de todos os tipos.

O clima para aspirantes a criadores de conteúdo é mais do que adequado, então, se você está pensando em entrar nisso, agora é o momento perfeito.

Além disso, se você estiver interessado em saber como se tornar um criador de conteúdo de sucesso em 2022, tire a caneta e o papel, porque há algumas coisas que você deve ter em mente durante o processo.

Existem muitos tipos diferentes de conteúdo no mundo digital, e se você realmente quer se dedicar a ele, precisa saber tudo antes de começar.

Depois de escolher o formato no qual deseja que seu conteúdo seja entregue, será fácil para você seguir tendo sucesso como criador de conteúdo.

Aqui estão os principais formatos para seguir:

Vídeo

O formato mais popular do momento. Você certamente notou como até mesmo as marcas optaram por promoções em vídeo. Esse tipo de conteúdo conta uma história através de vídeos curtos ou longos que podem ser enviados para praticamente qualquer site: Youtube, Facebook, Instagram, TikTok e até mesmo no LinkedIn.

O conteúdo de vídeo pode ser aplicado a praticamente qualquer nicho e pode ter muitos formatos diferentes, desde os curtos reels de 30 segundos do Instagram e do TikTok até os formatos mais longos, suportados no YouTube.

Você pode criar vlogs, vídeos informativos, listas de vídeos e muito mais. Tudo depende da sua criatividade e do nicho que você escolher, você só precisa encontrar uma maneira de fazer vídeos que contêm histórias convincentes que se distinguem.

Áudio

Os podcasts, anteriormente chamados de “blogs de áudio”, remontam à década de 1980 e ganharam popularidade com a introdução da Internet de banda larga e dispositivos de áudio portáteis, como o iPod, daí o nome podcast.

Nos últimos anos, eles se tornaram moda novamente com podcasts que vão desde autoajuda e motivação até talk shows e tudo mais.

Com um microfone e equipamento de gravação de boa qualidade e histórias imersivas para contar, você pode criar seu próprio podcast e cativar seu público.

Escrito

O tipo de conteúdo escrito é talvez o mais diversificado e oferece mais opções para você escolher. Você pode experimentar blogs, e-mail marketing, e-books, estudos de caso, relatórios… as possibilidades são infinitas!

Você pode se tornar um escritor de conteúdo ou um escritor de publicidade e selecionar conteúdo para outros blogs e páginas. Há muitas possibilidades com conteúdo escrito se você for capaz de brincar com palavras de uma maneira que cative seu público.

Considerações finais

Gostou de saber mais sobre o que faz um criador de conteúdo digital? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Imagem de Biljana Jovanovic por Pixabay 

Instagram