Veja 10 curiosidades sobre a famosa Abbey Road, a rua dos Beatles

Quem é apaixonado pelos Beatles já deve ter desejado atravessar a famosa faixa de pedestres, capa do penúltimo disco da banda. A Abbey Road, que também dá nome ao álbum, é a rua imortalizada pelos quatro garotos de Liverpool.

Por conta disso, o turismo de fãs por ali é constante, mesmo se tratando de uma região residencial. Além da faixa de pedestres, a Abbey Road também abriga o estúdio homônimo onde os Beatles e vários outros artistas gravaram grandes sucessos.

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre essa rua tão famosa de Londres, como chegar até lá, um pouco mais sobre o Abbey Road Studio e algumas curiosidades desse lugar icônico.

1 – Rua da Abadia

Essa é a tradução do nome da “rua dos Beatles”. O nome veio de um mosteiro que existia naquela região há muito tempo. A rua no bairro residencial St. John’s Wood, no noroeste da capital britânica. Em 2010, Abbey Road foi listada pelo patrimônio da Inglaterra como legado nacional por conta do sucesso dos Beatles.

2 – Movimento de pedestres e automóveis

Apesar de ser uma rua residencial, o fluxo de carros, ônibus e pedestres é constante. Parte disso se deve à fama da rua e sua relação com a história dos Beatles. No lugar não existe semáforo, mas os automóveis obedecem a regra de parar para a travessia de pedestres.

Mas não abuse, já que nem todo motorista vai ter paciência para sua “sessão de fotos”.

3 – Para chegar na Abbey Road, não vá pela estação Abbey Road

A estação de metrô Abbey Road te deixa a mais ou menos 15km de distância do lugar da faixa de pedestres. Por isso, é recomendável descer na estação St. John’s Wood, na Jubilee Line, atravessar a Wellington Road e caminhar alguns metros pela Grove End Road.

Ao avistar um cruzamento com um monumento branco, vire a direita e pronto. Se quiser ir de ônibus, pegue as linhas 139 ou 189, que te deixam em frente aos estúdios.

4 – Monumento branco

O monumento visto antes de chegar na Abbey Road é uma homenagem ao poeta e morador daquela região, Edward Onslow Ford. A estátua é uma reprodução da imagem da Musa da Poesia que o próprio Onslow esculpiu para ornamentar o túmulo de outro poeta,  P. B. Shelley.

5 – 50 anos da foto icônica

No dia 8 de agosto de 1969, os quatro jovens de Liverpool fariam a foto que transformaria aquela rua para sempre. Foi numa manhã quente que os Beatles se reuniram próximos ao Abbey Road Studios para fazer a fotografia icônica.

O fotógrafo, Iain Macmillan, teve cerca de 15 minutos para fazer a foto icônica, se posicionando em uma escada no meio da rua para conseguir o clique perfeito.

Várias pessoas já tentaram reproduzir a cena, incluindo personagens fictícios como Os Simpsons, Vila Sésamo e até uma versão do quarteto nas peças do brinquedo Playmobil. Um destaque vai para a banda Red Hot Chili Peppers, que reproduziu a cena com os quatro integrantes desfilando pelados.

6 – Lenda urbana

Acredite se quiser, mas a foto resultou em uma lenda de que Paul estaria morto, vítima de um acidente de carro no ano de 1966. De acordo com essa história, a capa do disco daria pistas de que isso realmente teria acontecido.

A figura de John Lennon barbudo e de cabelos compridos, vestindo branco, representaria a figura de um padre; Ringo, de terno preto, seria o responsável pelo funeral; George, de camisa de trabalho, seria o coveiro, enquanto Paul, descalço, seria o próprio morto.

7 – Melhor jeito de reproduzir a foto

Para fazer uma foto mais parecida, peça para a pessoa que irá fotografar ficar bem perto da faixa de pedestres, numa angulação de cima para baixo. Isso vai deixar as listras do chão mais aparentes. Mas cuidado, já que a rua é bem movimentada.

8 – Estúdio Abbey Road

O Abbey Road Studio foi o lugar onde o quarteto gravou a maior parte dos seus álbuns e músicas, entre 1962 e 1970, sendo considerado importantíssimo para a história da banda.

Apesar dele não ser aberto à visitação, quem passa por ali pode deixar sua marca registrada numa mureta onde ficam expostas milhares de mensagens dos beatlesmaníacos.

9 – Câmera 24h

Os estúdios mantém ligada uma câmera 24h que fica apontada para a faixa de pedestres, com acesso pela internet por qualquer pessoa. Isso vale para saber como está o fluxo ou mesmo se está chovendo, caso você decida tirar uma foto naquele momento.

10 – Depois dos Beatles

Com a fama do lugar, o estúdio ganhou notoriedade mundial. Tanto é que diversos nomes já passaram por ali depois dos Beatles. É o caso do Oasis, Iron Maiden, Queen, Amy Winehouse, Adele, Lady Gaga e Ed Sheeran. Como representantes brasileiros aparecem as bandas Roupa Nova e Skank.