UNESCO lamenta incêndio no prédio do Museu de História Natural da UFMG

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil lamentou o incêndio que atingiu o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB/UFMG) na manhã de segunda-feira (15) e manifestou solidariedade diante da perda inestimável para o patrimônio cultural brasileiro e para a humanidade.

O museu está instalado em uma área de vegetação típica da Mata Atlântica, em Belo Horizonte (MG), e dispõe de um acervo formado por aproximadamente 265,6 mil itens, entre peças e espécimes científicos preservados e vivos, além de vasta documentação bibliográfica e arquivística.

Foto: Divulgação do Corpo de Bombeiros

UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil lamenta o incêndio que atingiu o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB/UFMG) na manhã desta segunda-feira (15) e manifesta sua solidariedade diante da perda inestimável para o patrimônio cultural brasileiro e para a humanidade.

O MHNJB/UFMG está instalado em uma área de vegetação típica da Mata Atlântica, no bairro do Horto, em Belo Horizonte, e dispõe de um acervo formado por aproximadamente 265.664 itens, entre peças e espécimes científicos preservados e vivos, além de vasta documentação bibliográfica e arquivística.

O local também abriga o reconhecido Presépio do Pipiripau, criado no século XX pelo artesão Raimundo Machado, e que conta a história da vida e morte de Jesus por meio de figuras móveis.

O incêndio acontece em um momento em que a UNESCO participa ativamente das iniciativas de reconstrução e restauração do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, também tomado por um incêndio, em setembro de 2018.

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB/UFMG)

É importante destacar a parceria do Brasil na implementação da Recomendação referente à Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade, de 2015, principal instrumento normativo internacional da área de museus.

A Organização está à disposição para também fornecer suporte e expertise nas ações de reparação do Museu de História Natural da UFMG.

ONU

Instagram