Segurança e desafios atuais da IoT

A segurança e a qualidade total assegurada ganham cada vez mais importância no cenário hiperconectado em que vivemos, onde a tecnologia IoT  (Internet das Coisas) se faz presente em aparelhos, equipamentos, veículos e também nas residências. Para atender a esse nicho de mercado, a Intertek Brasil criou o serviço Connected World, que disponibiliza sua experiência total em garantia de qualidade e sustentabilidade durante todo o ciclo de vida do produto, desde o dispositivo e o software até a segurança de dados e cibernética. 

IoT  (Internet das Coisas)

“Os riscos surgem quando produtos e software não são testados previamente”, afirma Victor Santos, executivo responsável pela área de Eletroeletrônicos e Garantia de Redes da empresa. Segundo ele, sem esse tipo de avaliação podem surgir problemas de interoperabilidade, estabilidade, compatibilidade e segurança de dados. 

A Intertek orienta as empresas em conformidade com os requisitos globais de operadoras, indústrias e governo para a certificação de aparelhos celulares, dispositivos sem fio, acessórios para dispositivos móveis e muito mais. Para garantir plena comunicação dos produtos entre si, enviando, recebendo e armazenando dados, as Soluções Connected World (IoT) procedem a certificação através dos seguintes aspectos:

Segurança cibernética – Reúne soluções sob medida com base em fatores de risco associados a produtos e sistemas específicos do cliente, combatendo temas importantes como Crime Virtual, Guerra Virtual e Terrorismo Virtual.

Interoperabilidade – Assegura que todos os componentes trabalhem juntos de acordo com os requisitos e expectativas de desempenho, segurança e integridade de dados, independentemente da plataforma embarcada.

Software – Fornece garantia de que o software do produto funciona conforme projetado.

Desempenho – Permite à empresa definir com confiança o produto para além da concorrência, ao mesmo tempo em que reduz os riscos e protege a marca com o teste de comparação e de usabilidade.

Conformidade Regulatória – Assegura que o produto seja aprovado e esteja pronto para o mercado com as certificações necessárias, como a ETL, Marcação CE e conformidade com a FCC, a certificação de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) e teste RoHS.

Intertek

A Intertek é um provedor líder de Qualidade Total Assegurada para indústrias em todo o mundo. Sua rede de mais de 1.000 laboratórios e escritórios e cerca de 43.000 pessoas em mais de 100 países oferece soluções inovadoras e personalizadas de garantia, teste, inspeção, certificação e sustentabilidade para as operações e cadeias de suprimentos de várias empresas. Sua expertise em Qualidade Total Sustentável – entregue consistentemente com precisão, ritmo e paixão – permite aos seus clientes atuarem com segurança.

Há mais de 130 anos, a Intertek oferece serviços que ajudam empresas de todo o mundo a garantir a qualidade e segurança de seus produtos, processos e sistemas.  Muito mais do que testar, inspecionar e certificar produtos, a Intertek é um fornecedor de Qualidade Total Sustentável para indústrias em todo o mundo. Através de sua rede global de instalações de ponta e expertise técnica líder no setor, oferece qualidade inovadora e personalizada em testes, inspeção e certificação aos clientes. 

www.intertek-br.com

Imagem de jeferrb por Pixabay