Robô Policial: Promobot apresenta uma versão demo que promete otimizar o trabalho humano

O fabricante russo de robôs de serviço Promobot apresentou uma versão demo de um robô policial. O evento ocorreu no dia 22 de outubro, durante a XXIII exposição internacional Interpolitex no VDNH.

Robô Promobot V.4

O robô Promobot V.4 pode reconhecer rostos e fala, se comunicar com pessoas, se mover autonomamente evitando obstáculos. O novo policial robô ajudará policiais em locais cheios de pessoas: o dróide poderá digitalizar impressões digitais e exibir informações disponíveis sobre a pessoa a pedido do funcionário, se estiver no banco de dados do Ministério de Administração Interna. Isso tornará o processo de reconhecimento mais fácil e rápido.

“Se a pessoa reconhecida corresponder a uma pessoa do banco de dados de procurados, o robô informará o nome da pessoa, a hora e o local da detecção em segundo plano. Os robôs não têm o direito de realizar ações operacionais por conta própria, assim o nosso Promobot se torna um assistente de um policial “vivo” em locais cheios de gente: em aeroportos, metrô, e eventos de massa “, – disse o diretor de desenvolvimento da Promobot Oleg Kivokurtsev.

Com a ajuda do robô, os policiais também poderão adicionar rapidamente infratores ao banco de dados do Ministério de Administração Interna: o robô está equipado com um scanner de passaporte, um scanner de impressões digitais e uma câmera fotográfica. Isso permitirá adicionar todos os tipos de dados sobre uma pessoa em apenas alguns segundos.

Essa tecnologia poderá também ser implementada no Brasil, através da representante da Promobot, a Umbô, responsável pela “tropicalização” de todas as tecnologias desenvolvidas pela empresa.

A empresa Promobot foi fundada em 2015 em Perm. Desde o mesmo ano é um residente de SKOLKOVO. Hoje, a Promobot é o maior fabricante de robôs de serviço autônomo na Rússia, norte e leste da Europa. Os Promobots trabalham em 35 países como administradores, promotores, consultores, guias e concierges, substituindo ou apoiando funcionários “vivos”. Os robôs Promobot podem ser encontrados no metrô de Moscou, no Museu de História Moderna da Rússia, MFC, NPF Sberbank. Todos os produtos da empresa são fabricados e desenvolvidos na Rússia.

Umbô

A Umbô é uma empresa nacional representante da Promobot que implementa soluções de atendimento personalizado por meio dos robôs-humanoides. Aposta na ideia de unir eficiência de atendimento com experiência e emoção para fidelizar o cliente ao longo do seu contato com a marca numa loja ou num ponto físico.

Em operação há um ano, a startup realizou mais de 20 projetos variados na área de saúde, educação, varejo e eventos.

No mercado brasileiro, a Umbô oferece serviço de customização dos robôs Promobot, integração com sistemas ERP/CRM, formulação do processo/script de atendimento, treinamento e curadoria dos robôs. Para feiras e eventos, a empresa ajuda com desenvolvimento de cenários de atuação para maximizar o efeito de ativação da marca.