Quais são os produtos mais comprados na Black Friday?

A Black Friday é um evento que acontece nos Estados Unidos depois do feriado do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). Por lá, muitos comerciantes e lojistas colocam descontos bem generosos nos produtos que podem chegar a custar até 90% menos do que o valor original.

Com a Black Friday, eles pretendem incentivar o consumo e dar início à temporada das compras natalinas.

No Brasil, a Black Friday chegou há pouco tempo. A nossa primeira edição foi em 2010, mas, a cada ano, o evento ganha em robustez, com muitas lojas físicas e e-commerces abaixando consideravelmente o preço dos produtos.

Com descontos atrativos, muita gente acaba fazendo uma boa economia ao comprar na Black Friday. Mas, será que existe um produto que é o campeão de procura e vendas durante este período? Quais são os produtos mais comprados na Black Friday?

Produtos campeões de venda na Black Friday

Muitos brasileiros esperam a Black Friday para comprar produtos mais caros e que dificilmente entram em promoção, como os eletrodomésticos e os produtos eletrônicos de uso pessoal. Estes grupos, aliás, são os campeões de venda da sexta-feira de promoções no Brasil.

Produtos da ‘linha branca’

Os produtos da chamada ‘linha branca’, são os refrigeradores, os microondas, as máquinas de lavar e os fogões. Destes, as geladeiras e os freezers são dois dos produtos mais visados durante a Black Friday.

Algumas lojas de varejo chegam a oferecer descontos de até 40% nestes produtos e a dedução do preço pode ser ainda maior se o produto for de mostruário – aqueles que estão em exposição na loja e não saem dos estoques.

Smartphones

Outro produto super procurado durante a Black Friday são os smartphones, celulares que têm acesso à internet e às diversas redes sociais, como Whatsapp e Facebook. 

É válido notar que os modelos lançados mais recentemente geralmente não entram na onda de promoções da super sexta-feira. De maneira geral, os lojistas colocam em venda promocional os celulares intermediários e os descontos podem variar de 20 a quase 30%.

Smart TV’s

As smart TV’s chegaram no Brasil recentemente, mas já caíram nas graças dos brasileiros. Isso, porque o aparelho também tem acesso à internet e tem diversas funcionalidades como, por exemplo, a transmissão de programas por streaming em aplicativos como a Netflix e a Amazon Prime.

Além disso, também entregam uma imagem muito mais limpa e de alta resolução. Muitos destes aparelhos já têm tecnologia 4K, isto é, têm imagem em Ultra HD. O design também é inovador, já que as TV’s ‘inteligentes’ são ultrafinas.

Com todos estes benefícios e atrativos, as smart TV’s se tornaram também um dos produtos mais procurados pelos brasileiros durante a Black Friday. E, aqui, vale a lógica dos smartphones. Dificilmente os lojistas dão grandes descontos nestes produtos e também não colocam os modelos mais recentes em venda promocional.

Roupas

As roupas, sejam femininas, masculinas ou infantis, também são outro produto super procurado pelos brasileiros durante a Black Friday. E, é válido pontuar, que, muitas vezes, estas são compras impulsivas, isto é, as pessoas não as adquirem por necessidade, mas por se sentirem atraídas pelo custo-benefício.

Sapatos

Na mesma linha das roupas, estão os sapatos que também acabam surgindo nas sacolas de compras dos brasileiros durante este período, não por uma necessidade real, mas por uma vontade impulsiva de comprar.

Perfumaria

Outro setor que atrai muitos compradores durante a Black Friday é o de perfumaria, que engloba, naturalmente, tanto os perfumes quanto os produtos de beleza e os de tratamento capilar.

Ou seja, na Black Friday, os brasileiros aproveitam para comprar xampus, perfumes e hidratantes. É importante pontuar ainda que assim como as roupas, os produtos de perfumaria também acabam sendo compras impulsivas, isto é, decididas na última hora e não tanto por necessidade.

Alimentos também são adquiridos

Outro setor que também fica entre os mais procurados pelos brasileiros durante a Black Friday é o de alimentos. Isso, porque muitos supermercados e varejistas acabam colocando produtos selecionados nas vendas promocionais, o que atrai muitos consumidores.

Bebidas estão entre os produtos mais procurados e comprados nesta situação, seguido dos chocolates e outros produtos importados.

E aí? O produto que você quer comprar na Black Friday está na lista?